06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8852
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Bastos, Ana Paula Solino-
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3715942503605367pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Voss, Lílian Kelly de Almeida Figueiredo-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9971525425067763pt_BR
dc.contributor.referee1Barbalho, José Ivamilson Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5624008859123566pt_BR
dc.contributor.referee2Sobral, Denson André Pereira da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4667210048163644pt_BR
dc.creatorSilva, Denise Maria da-
dc.date.accessioned2022-04-11T16:07:49Z-
dc.date.available2022-04-11-
dc.date.available2022-04-11T16:07:49Z-
dc.date.issued2022-03-17-
dc.identifier.citationSILVA, Denise Maria da. Plataformas online: desafios encontrados por professores e alunos em tempos de pandemia. 2022. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8852-
dc.description.abstractThis work is based on understanding how education professionals together with students faced the Covid-19 pandemic in 2020, when using online platforms during remote classes. With this, we seek to investigate the challenges and alternatives that both parties involved presented in using these online platforms to teach and learn school content in times of a pandemic. For this, a qualitative research was carried out, with the application of structured interviews through the WhatsApp tool for teachers and students from the 1st to the 5th year, who worked in public schools in the municipality of Delmiro Gouveia, Alagoas. The analyzed data were collected in the year 2021 between the months of May and June 2021, referring to the 2020 academic year. Among the results, we highlight that the main challenges faced by teachers is poor connectivity with the internet provider, the lack of parents and the little support in relation to the pedagogical coordination of the school. Regarding the children, the difficulties showed to be the lack of physical contact with colleagues and teachers, implying that in the distance or online modality they cannot understand the contents coherently, having to resort to the help of third parties. As for the alternatives, the teachers aimed to propose dynamic classes so that evasion does not occur, even using online platforms. We conclude that the sudden change from the comfort of the classroom in the school space to the discomfort of virtual rooms in the residential environment, resulted in a series of problems for teachers and students, but we understand that this measure was necessary for the safety and well being of all.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPlataformas on-linept_BR
dc.subjectAulas remotaspt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.titlePlataformas online: desafios encontrados por professores e alunos em tempos de pandemiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho está pautado em entender como que os profissionais da educação juntamente com os alunos enfrentaram a pandemia do Covid-19 no ano de 2020, ao utilizarem as plataformas online durante as aulas remotas. Com isso, buscamos investigar quais os desafios e alternativas que ambas as partes envolvidas apresentaram em utilizar essas plataformas online para ensinar e aprender conteúdos escolares em tempos de pandemia. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, com aplicação de entrevistas estruturadas por meio da ferramenta WhatsApp para professores e alunos do ensino do 1o ao 5o ano, que atuavam em escolas da rede pública do município de Delmiro Gouveia, Alagoas. Os dados analisados foram coletados no ano 2021 entre os meses de maio a junho de 2021, referente ao ano letivo de 2020. Dentre os resultados, destacamos que os principais desafios enfrentados pelos professores é pouca conectividade com o provedor de internet, a falta do auxílio dos pais e o pouco apoio com relação a coordenação pedagógica da escola. Com relação as crianças, as dificuldades mostraram ser a falta do contato físico com os colegas e professores, deixando a entender que na modalidade a distância ou online não conseguem compreender com coerência os conteúdos, tendo que recorrem a ajuda de terceiros. Quanto às alternativas, os professores visavam propor aulas dinâmicas para que não ocorra a evasão, mesmo fazendo uso das plataformas online. Concluímos que a mudança repentina do conforto da sala de aula do espaço escolar para o desconforto das salas virtuais no ambiente residencial, acarretou em uma série de problemas para professores e alunos, porém entendemos que essa medida foi necessária para a segurança e o bem estar de todospt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Plataformas online desafios encontrados por professores e alunos em tempos de pandemia.pdf703.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.