00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IP
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Tipo: Dissertação
Título: O conceito de adoção na pós-graduação brasileira de psicologia: família, justiça e afeto
Título(s) alternativo(s): The concept of adoption in the Brazilian postgraduate program in Psychology: family, justice and affection
Autor(es): Fernandes, Ana Luiza de Moura
Primeiro Orientador: Oliveira, Adélia Augusta Souto de
metadata.dc.contributor.referee1: Arpini, Dorian Mônica
metadata.dc.contributor.referee2: Miura, Paula Orchiucci
Resumo: Trata-se de uma revisão sistemática de literatura, do tipo metassíntese, que buscou localizar, sistematizar, descrever e interpretar na produção acadêmica brasileira da pós-graduação em Psicologia, o conceito de adoção. Sendo assim, realizou-se, 5 fases: Exploração, Refinamento, Cruzamento, Descrição e Interpretação. A primeira fase localizou no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes todas as teses e dissertações presentes, usando os filtros disponíveis, através de 5 descritores: adoção, adotar, adotado, adotante e adotivo. Além disso, como as produções anteriores à Plataforma Sucupira não estão no banco e algumas da plataforma não estão disponíveis, foi necessário fazer uma busca nas bibliotecas das universidades e em outras fontes para localizar as produções. Na segunda fase, foram lidos os títulos dos trabalhos no intuito de localizar as produções relacionadas ao assunto. Na terceira fase, em busca da duplicidade entre as teses e dissertações, foram comparadas por descritor e, em seguida, entre descritores. Na quarta fase realizou-se uma descrição dos documentos quanto à: série histórica, tipo de documento; formato de documento; à disposição geográfica (região, estados e municípios); procedência institucional; tipo de instituição; categoria institucional; interesse pelo tema; área de Psicologia; área de concentração da pós-graduação; linha de pesquisa; fundamentação teórica; teórico identificado; tipo de pesquisa e método. Nesse contexto, foram descritas 72 produções (11 teses e 61 dissertações); a primeira, uma dissertação de mestrado, foi produzida em 2001 e os anos de 2017 e 2018 apresentam o maior número de produção (8 cada). A maioria é dissertação (84%); apresentam formato tradicional (59 trabalhos); pesquisa de campo (57); na região sudeste (47%); São Paulo o estado que mais produz (16 produções), seguido de Minas Gerais (10). A cidade de Porto Alegre é o município com maior produção (6). A UFRGS e a UFRN são as instituições que mais produziram (5 trabalhos, cada). O tipo de instituição que mais se destaca é a pública (70%), tendo a categoria federal com maior destaque (43 instituições). O interesse pelo tema é na maioria acadêmico (43 trabalhos). As subáreas da Psicologia que se destacam são a Psicologia Clínica e Psicologia Social (4 trabalhos, cada). A fundamentação teórica identificada como a mais usada nos trabalhos é a Psicanálise (20 produções), além de Winnicott e Freud como os teóricos mais utilizados. Realizou-se a interpretação de 45 dissertações, publicadas entre os anos de 2010 e 2019, ano em que foi promulgada a Lei 12.010. A sistematização interpretativa indicou 3 núcleos de significação: Núcleo 1- Adoção de crianças e adolescentes como uma das possibilidades de exercer a parentalidade: a busca do filho desejado. Destacam-se as escolhas, encontros e frustrações do processo de adoção; Núcleo 2- Adoção de crianças e adolescentes como meio de proporcionar a convivência familiar comunitária: direito ou solução viável? Discute-se o direito da criança e do adolescente à família, bem como se questionam as possibilidades de transferências de esferas de poder; e Núcleo 3: Adoção de crianças e adolescentes como ambiente favorável a (re)construção de vínculos afetivos de filiação: comportamento em foco. Demonstram-se as dificuldades, preconceitos e desafios da família pós-processo de adoção e a importância do ambiente para a construção de vínculos afetivos. Considera-se ainda, a importância e potencialidade da multiplicidade teórica da Psicologia nos estudos de adoção, com repercussão na formação acadêmica e na atuação dos profissionais.
Abstract: This is a systematic literature review, of the meta-synthesis type, which sought to locate, systematize, describe and interpret the concept of adoption in the Brazilian academic production of postgraduate studies in Psychology. Therefore, it was carried out in 5 phases: Exploration, Refinement, Crossing, Description and Interpretation. The first phase located all the theses and dissertations in the “Catálogo de Teses e Dissertações da Capes” [Theses and Dissertations Catalog of CAPES], using the available filters, through 5 descriptors: adoção, adotar, adotado, adotante and adotivo [adoption, adopt, adopted, adopter and adoptive]. Furthermore, as the productions prior to the Sucupira Platform are not in the database and some works in the platform are not available, it was necessary to search the universities' archives and other sources to find the productions. In the second phase, the titles of the works were read to locate the productions related to the subject. In the third phase, in search of duplicity between theses and dissertations, they were compared by descriptor and then between descriptors. In the fourth phase, a description of the documents was carried out regarding: historical series, type of document; document format; the geographical layout (regions, states and municipalities); institutional origin; type of institution; institutional category; interest in the topic; área of Psychology; postgraduate concentration area; line of research; theoretical basis; identified theorist; type of research and method. In this context, 72 productions were described (11 doctorate’s thesis and 61 master’s dissertations); the first, a master's dissertation, was published in 2001, and the years 2017 and 2018 have the highest number of production (8 each). Most are master’s dissertations (84%); have a traditional format (59 works); field research (57); in the Southeast Region (47%); São Paulo is the state that produces the most (16 productions), followed by Minas Gerais (10). The city of Porto Alegre is the municipality with the highest production (6). UFRGS and UFRN are the institutions that produced the most (5 works each). The type of institution that stands out the most is the public (70%), with the federal category being the most prominent (43 institutions). The sub-areas of Psychology that stand out are Clinical Psychology and Social Psychology (4 works each). The theoretical foundation identified as the most used in the works is Psychoanalysis (20 productions), in addition to Winnicott and Freud as the most used theoretician. The 45 master’s dissertations, published between 2010 and 2019, were interpreted, the same year in which Law 12.010 was enacted. The interpretative systematization indicated 3 nuclei of meanings: Nucleus 1 - Adoption of children and adolescents as one of the possibilities of exercising parenting: the search for the desired child. The choices, encounters and frustrations of the adoption process stand out; Nucleus 2- Adoption of children and adolescents as a means of providing community family living: right or viable solution? The right of children and adolescents to have a family is discussed, as well as the possibilities of transfers of spheres of power; and Nucleus 3: Adoption of children and adolescents as favorable environment the reconstruccion of bonds filiation affectives: focus behavior. It demonstrates the difficulties, prejudices and challenges of the family after the adoption process and the importance of the environment for the formation of affective bonds. It is also considered the importance and potential of the theoretical multiplicity of Psychology in adoption studies, with repercussions on academic education and the performance of professionals.
Palavras-chave: Adoção
Significação (Psicologia)
Metassíntese
Vigotski, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934
Brasil
Adoption
Nuclei of meanings
Meta-synthesis
Vygotsky
Capes
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citação: FERNANDES, Ana Luiza de Moura. O conceito de adoção na pós-graduação brasileira de psicologia : família, justiça e afeto. 2022. 238 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8825
Data do documento: 27-set-2021
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