06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - GEOGRAFIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8784
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lima, Roberval Felippe Pereira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5446592359231608pt_BR
dc.contributor.referee1Figueiredo, Carla Taciane-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1899231100500890pt_BR
dc.contributor.referee2Coelho, Fernando Pinto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0122734956600182pt_BR
dc.creatorSilva, Joelma Rocha-
dc.date.accessioned2022-03-29T14:15:27Z-
dc.date.available2022-03-29-
dc.date.available2022-03-29T14:15:27Z-
dc.date.issued2021-05-31-
dc.identifier.citationSILVA, Joelma Rocha. O ensino de geografia nos anos iniciais e a valorização do espaço escolar: processo de ensino para um aprendizado significativo numa turma do 2° ano. 2022. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8784-
dc.description.abstractThe present work is a research carried out with the objective of knowing how the teaching of Geography takes place in the context of Elementary School in the 2nd years, where the teacher, in addition to having the challenge of being versatile, teaching different subjects, must also unfold to to deal with the lack of didactic resources and adequate spaces for a meaningful teaching practice, in which its students can actually develop. The research carried out was of a bibliographic nature, using interviews as a means of data collection, which were analyzed using graphs to better understand the profile of students in a second-year class and their elementary school teachers. Municipal, located in the city of Delmiro Gouveia-AL. To carry out this work, there were several authors who deal with the theme, such as Castrogiovanni (2009) and (2014), Callai (2013), Cavalcanti (2013), Libâneo (2012), among others, who reaffirm in their works the challenges that are materialized in the teaching and learning process of Geography for these schools and others in our Brazil.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Geografiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDesafiospt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectChallengept_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectGeographypt_BR
dc.subjectSocietypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.titleO ensino de geografia nos anos iniciais e a valorização do espaço escolar: processo de ensino para um aprendizado significativo numa turma do 2° anopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho é uma pesquisa realizada com o objetivo de saber como se dá o ensino de Geografia no âmbito do Ensino Fundamental nos 2o anos iniciais, onde o professor além de ter o desafio de ser polivalente, ensinando diversas disciplinas, ainda deve se desdobrar para lidar com a falta de recursos didáticos e de espaços adequados a uma prática de ensino significativo, no qual seus alunos possam de fato se desenvolver. A pesquisa realizada foi de cunho bibliográfico, com uso da entrevista como meio de coleta de dados, os quais foram analisados em uso de gráficos para melhor conhecer o perfil de alunos de uma turma de segundo ano e de seus professores do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal, situada na Cidade de Delmiro Gouveia-AL. Para a realização deste trabalho contou-se com diversos autores que tratam da temática, como Castrogiovanni (2009) e (2014), Callai (2013), Cavalcanti (2013), Libâneo (2012), dentre outros, os quais reafirmam em suas obras os desafios que são materializados no processo de ensino e aprendizagem da Geografia para essas escolas e as demais do nosso Brasil.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - GEOGRAFIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.