06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise das dimensões do estresse em profissionais da saúde e educação do alto sertão alagoano/baiano
Autor(es): Araújo, Júlia Machado de
Primeiro Orientador: Silva, Jonhatan Magno Norte da
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Alline Thamyres Claudino da
metadata.dc.contributor.referee2: Torres, Manoel Gerônimo Lino
Resumo: A sociedade moderna e o processo de globalização tornaram o trabalho um ambiente de natureza competitiva, norteado ao lucro e a acumulação de capital. Essa realidade é inserida no cotidiano laboral através da rapidez nas tomadas de decisões, alto grau de responsabilidades, intensidade, exigências de resultados satisfatórios, entre outros. Todo esse ambiente conflitante induz à abdicação do descanso e do lazer que o corpo e a mente dos profissionais precisam, resultando na experimentação do estresse. O estresse tornou-se foco de estudos porque é uma das principais nocividades do século atual que afeta a saúde e a qualidade de vida dos indivíduos. Considerando a importância das categorias profissionais para o desenvolvimento humano e social, e atendimento prestado à comunidade, este trabalho tem o objetivo medir e comparar o estresse percebido pelos profissionais da saúde e da educação no Alto Sertão Alagoano/Baiano. Para isso, foi utilizado o questionário de estresse idealizado pelos estudos Shukla e Srivastava (2016) versão validada para o idioma português por Leite et al. (2021) para a coleta de dados em hospitais, postos de saúde e instituições de ensino fundamental, médio e superior, totalizando 295 participantes. Com os dados coletados, foi realizada a análise de dimensionalidade do questionário, confirmando a unidimensionalidade do instrumento e posteriormente foi aplicado o Modelo de Resposta Gradual (MRG) de Samejima com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI) para construção da escala de estresse percebido, que varia do estresse mínimo ao estresse máximo. Como resultados, de maneira geral, obteve-se que 45,08% da amostra está em uma região de risco da escala (33,22% - estresse moderado; 8,14% - estresse alto; 3,73% - estresse máximo). Em termos comparativos, constatou-se que 41,92% dos profissionais da saúde estão posicionados na escala entre o estresse moderado e o estresse máximo, enquanto os profissionais da educação apresentaram uma situação de risco mais elevado, 49,22% percebem o estresse entre o nível moderado e o nível máximo. Portanto, os resultados obtidos são relevantes para sinalizar as organizações sobre como o labor está sendo danoso para a integridade desses trabalhadores, bem como há relevância para o meio científico no estudo sobre estresse ocupacional, abrindo possibilidades para pesquisas futuras neste campo.
Abstract: Modern society and the globalization process have made work an environment of competitive nature, guided by profit and capital buildup. This reality is introduced into daily work through quick decision-making, a high degree of responsibility, intensity, demands for satisfactory results, among other things. All this inconsistent environment induces the abdication of rest and leisure that the professionals bodies and minds need, resulting in experiencing stress. Stress has become the focus of studies because it is one of the main harmful things of the century that affects the health and quality of life of individuals. Considering the importance of professional categories for human and social development, and care provided to the community, this work aims to measure and compare the stress perceived by health and education professionals in Alto Sertão of Alagoas/Bahia. For that purpose, the stress questionnaire idealized by Shukla and Srivastava (2016) was used with a version validated for Portuguese language by Leite at al. (2021), for data collection in hospitals, health posts, and primary, secondary and higher educations institutionsn, totaling 295 participants. With the collected data, the dimensionality analysis of the questionnaire was performed, proving the unidimensionality of the instrument and later the Gradual Response Model (GRM) designed by Sumajima was applied based on the Item Response Theory (IRT) to build the stress scale perceived which ranges from minimal stress to maximum stress. As a result, in general, it was found that 45.08% of the sample is in a risk region of the scale (33.22% - moderate stress; 8.14% - high stress; 3.73% - maximum stress). In comparative terms, it was found that 41.92% of health professionals are positioned in the scale between moderate stress and maximum stress, while education professionals presented a higher risk situation, 49.22% perceives stress among the moderate level and the maximum level. Therefore, the results obtained are relevant to signal organizations about how the work is being harmful to the integrity of these workers, as well as there is relevance for the scientific environment in the study on occupational stress, opening possibilities for future research in this field.
Palavras-chave: Estresse ocupacional
Profissionais da saúde
Profissionais da educação
Teoria de resposta ao item
Occupational stress
Health workers
Education workers
Item Response Theory
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA DO PRODUTO::ERGONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Engenharia da Produção
Citação: ARAÚJO, Júlia Machado de. Análise das dimensões do estresse em profissionais da saúde e educação do alto sertão alagoano/baiano. 2022. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8778
Data do documento: 30-mar-2021
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