00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IGDEMA - INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IGDEMA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - GEOGRAFIA - IGDEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8766
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Educação ambiental em duas escolas no bairro do Clima Bom, Maceió-AL
Título(s) alternativo(s): vironmental education in two schools in the Clima Bom neighborhood, Maceió/AL
Autor(es): Freitas, Kahoma Cristina de Melo
Primeiro Orientador: Ferreira Neto, Jose Vicente
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Ana Paula Lopes da
metadata.dc.contributor.referee2: Falcão, Nivaneide Alves de Melo
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso – (TCC) - foi desenvolvido com informações e dados obtidos através do projeto de extensão “Educação ambiental nas escolas do bairro Clima Bom - Maceió, AL” e teve como parceiros a Organização Não Governamental Dom Bosco e a Cooperativa de Reciclagem de Alagoas – (COOPREL). O objetivo foi enfatizar a temática dos resíduos sólidos, trabalhando a educação ambiental e o esclarecimento aos alunos, professores e funcionários das escolas sobre a importância da reciclagem, dando destaque à coleta seletiva, através de atividade prática da coleta de papel, plástico e metal gerados pela comunidade escolar. O projeto buscou analisar a importância de tratar a Educação Ambiental nas escolas para preparar cidadãos mais preocupados com as questões ambientais, contribuindo assim para preservação do meio ambiente. O trabalho foi desenvolvido no Colégio Rui Barbosa e na Escola Estadual Deputado Nenoí Pinto, onde foi efetuada a coleta mensal dos resíduos sólidos em um período de dois anos (2018 - 2019), no qual o material coletado foi repassado para a COOPREL, com a finalidade de gerar acréscimo na renda a seus cooperados. Com base nos dados de pesagem, registrados ao longo do projeto, constatou-se que a produção de resíduos gerados nas escolas foi de 42,65kg, somando os três tipos de resíduos. Assim, além da doação desses resíduos ter proporcionado renda para os catadores, o trabalho sensibilizou a comunidade escolar sobre os graves problemas originados pela falta de um gerenciamento adequado na destinação final dos resíduos sólidos.
Abstract: This Course Conclusion Paper – (TCC) - was developed with information and data obtained through the extension project "Environmental education in schools in the Clima Bom neighborhood - Maceió, AL" and had as partners the Non-Governmental Organization Dom Bosco and the Cooperative of Recycling of Alagoas – (COOPREL). The objective was to emphasize the theme of solid waste, working on environmental education and clarification to students, teachers and school employees about the importance of recycling, highlighting selective collection, through the practical activity of collecting paper, plastic and metal generated by the school community. The project sought to analyze the importance of dealing with Environmental Education in schools to prepare citizens who are more concerned about environmental issues, thus contributing to the preservation of the environment. The work was carried out at Colégio Rui Barbosa and at Escola Estadual Deputado Nenoí Pinto, where the monthly collection of solid waste was carried out over a period of two years (2018 - 2019), in which the collected material was transferred to COOPREL, with the purpose of generating na increase in income for its members. Based on weighing data recorded throughout the project, it was found that the production of waste generated in schools was 42.65 kg, adding the three types of waste. Thus, in addition to the donation of these wastes having provided income for the collectors, the work sensitized the school community about the serious problems caused by the lack of proper management in the final destination of solid waste.
Palavras-chave: Educação ambiental
Reciclarem
Coleta seletiva
Meio ambiente
Environmental awareness in schools
Solid waste
Selective collection
Recycling
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Geografia
Citação: FREITAS, Kahoma Cristina de Melo. Educação ambiental em duas escolas no bairro do Clima Bom, Maceió-AL. 2022. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8766
Data do documento: 17-nov-2021
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - GEOGRAFIA - IGDEMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educação ambiental em duas escolas do bairro Clima Bom, Maceió-AL.pdf1.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.