Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8760
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Couto, Lara Barbosa | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0137525443525215 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ferreira, Tássio | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7621981862186278 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Gianini, Marcelo | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7288167787924464 | pt_BR |
dc.creator | Santos, David William Gomes dos | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-25T05:08:49Z | - |
dc.date.available | 2022-03-24 | - |
dc.date.available | 2022-03-25T05:08:49Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-13 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, David William Gomes dos. A Troca e Fotocena no ensino da História da Arte: proposições e reflexões para implementação no contexto da sala de aula em escolas de rede básica de ensino. 2022. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro) – Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Curso de Teatro, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8760 | - |
dc.description.abstract | This article presents possible problematic diagnoses regarding the quality of teaching and learning faced in basic education schools in the city of Maceió/AL and nationally, indicating, from these, probable pedagogical methodological paths that allow the reduction of impacts raised in the teaching act in the curricular component History of Art in High School. It is based on studies, experiences and student research. Being the studies in curricular components in the course of Licenciatura Theater of the Federal University of Alagoas (UFAL); authorial experiences in basic education, in the Institutional Program of Scholarships for Initiation to Teaching (PIBID-UFAL 2017-2018) as well as experience in the Curricular Component Unpaid Internship of that graduation; and, in research conducted in the Institutional Program of Scholarships for Scientific Initiation (PIBIC-UFAL 2019-2020). Proposing, based on these fundamentals, the Exchange, a methodological proposal with the purpose of encompassing and considering dialogic interactions that are beyond frontal contact (direct teacher-student relationship) in the classroom; and the Photocene, a co-participative dynamic that includes the Theater in the classroom enabling a practical theatrical experience facing the predominant incidence of the strict study of Visual Arts, pictorial arts in the curricular component History of Art; having, at last, conclusive reflections about the diagnoses presented and the proposals denoted, glimpsing, from these, ways of improvements in the educational scenario of Maceió, Alagoas and Brazil. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Teatro | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | História da Arte | pt_BR |
dc.subject | Sala de Aula | pt_BR |
dc.subject | Troca | pt_BR |
dc.subject | Fotocena | pt_BR |
dc.subject | Educação Básica | pt_BR |
dc.subject | Basic Education | pt_BR |
dc.subject | Classroom | pt_BR |
dc.subject | Exchange | pt_BR |
dc.subject | Photocene | pt_BR |
dc.subject | Art History | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO | pt_BR |
dc.title | A Troca e Fotocena no ensino da História da Arte: proposições e reflexões para implementação no contexto da sala de aula em escolas de rede básica de ensino | pt_BR |
dc.title.alternative | The exchange and photography in the teaching of art history: propositions and reflections for implementation in the classroom context in elementary schools | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo apresenta possíveis diagnósticos problemáticos quanto a qualidade do ensino e da aprendizagem enfrentados em escolas de ensino básico na cidade de Maceió/AL e de esfera nacional, indicando, a partir desses, prováveis caminhos metodológicos pedagógicos que possibilitem a diminuição dos impactos levantados no ato letivo no componente curricular História da Arte no Ensino Médio. Fundamenta-se a partir de estudos, experiências e pesquisas discente. Sendo os estudos em componentes curriculares no curso de Teatro Licenciatura da Universidade Federal de Alagoas (UFAL); experiências autorais no ensino básico, no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID-UFAL 2017-2018) assim como vivência no Componente Curricular Estágio Não Remunerado da referida graduação; e, em pesquisa realizada no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC-UFAL 2019-2020). Propondo, com bases nesses fundamentos, a Troca, uma proposta metodológica com a finalidade de englobar e considerar interações dialógicas que estão além do contato frontal (relação direta professora-aluna) em sala de aula; e a Fotocena, dinâmica coparticipativa que engloba o Teatro na sala de aula viabilizando uma experiência prática teatral frente à incidência predominante do estudo estrito das Artes Visuais, artes pictóricas no componente curricular História da Arte; tendo por fim, reflexões conclusivas sobre os diagnósticos apresentados e as propostas denotadas, vislumbrando, a partir destes, vias de melhoras no cenário pedagógico maceioense, alagoano e brasileiro. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - TEATRO - ICHCA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A Troca e Fotocena no ensino da História da Arte: proposições e reflexões para implementação no contexto da sala de aula em escolas de rede básica de ensino.pdf | 970.06 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.