00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IF - INSTITUTO DE FÍSICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IF
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8737
Tipo: Dissertação
Título: Uma sequência didática para o ensino de física numa perspectiva da aprendizagem significativa que utiliza mapas conceituais para alunos da modalidade de educação de jovens e adultos
Título(s) alternativo(s): A didactic sequence for the teaching of physics in a perspective of meaningful learning that uses conceptual maps for students of the modality of education of young people, adults and the elderly
Autor(es): Santos, Paulo de Oliveira
Primeiro Orientador: Farias, Antonio Jose Ornellas
metadata.dc.contributor.referee1: Araujo, Maria Tereza de
metadata.dc.contributor.referee2: Bastos Filho, Jenner Barretto
metadata.dc.contributor.referee3: Farias, Antonio Jose Ornellas
Resumo: A sequência didática proposta, nesta pesquisa, está em consonância com as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s). Destina-se aos alunos das turmas A e B, do 2° período do Ensino Médio, em modalidade de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), da Escola Estadual Pedro Joaquim de Jesus, do município de Teotônio Vilela, estado de Alagoas (AL). Na revisão da literatura que efetuamos nos trabalhos divulgados por esse programa, a modalidade EJAI não possui trabalhos ou produtos didáticos para o Ensino de Física, utilizando o tema estruturador ‘Uma Sequência Didática’, em uma perspectiva da aprendizagem significativa, à qual se utiliza de mapas conceituais para alunos desta modalidade, em que se procurou abordar, conceitos relativos às Leis do Movimento de Newton, e de sua validade para sistemas de referenciais inerciais, a relação do conceito massa com as propriedades inerciais da matéria, o envolvimento com sistemas de referências não-inerciais na concepção da força centrípeta como uma força real. A aplicação desse produto foi realizada conforme a estrutura metodológica organizada para cada aula, quais sejam: a problematização inicial para que os alunos atribuíssem razões, a abordagem do conteúdo, objetivando a construção de significados e, por fim, a verificação da aprendizagem através de questões e do uso de mapas conceituais. Apesar das dificuldades encontradas por vivenciarmos a pandemia do Covid-19, os métodos utilizados nesse trabalho, por um constructo de uma pesquisa qualitativa, de um estudo de caso diagnóstico. Os resultados obtidos no acompanhamento dos alunos e na coleta de dados através de questionário, mostraram indícios que, a sequência didática organizada como produto educacional, pode contribuir no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de física, promovendo evolução da estrutura cognitiva dos alunos frente ao conteúdo trabalhado. Por sua vez, o uso de mapas conceituais, mostrou favorecer uma aprendizagem com atribuição de significados. Dessa forma, pela visão sistêmica com a qual foi elaborado e aplicado esse produto à modalidade EJAI, os resultados obtidos mostraram indícios de um favorecimento ao ensino-aprendizagem desses dois grupos acompanhados.
Abstract: The proposed didactic sequence in this research is in accordance to the recommendations of the National Curricular Parameters (PCN's). It is addressed to the students of classes A and B, from the 2nd period of High School, in the Young, Adult and Elderly Education modality (EJAI), from the State School Pedro Joaquim de Jesus, in Teotônio Vilela city, state of Alagoas (AL). In the literature review that we did on the works published by this program, the EJAI modality does not have any didactic works or products for Physics Teaching, using the structuring theme 'A Didactic Sequence', in a meaningful learning perspective, in which concept maps are used for students of this modality, in which it aimed to address concepts related to Newton's Laws of Motion and their validity for inertial reference systems, the relationship of the mass concept with the inertial properties of matter, the involvement with non-inertial reference systems in the conception of centripetal force as a real force. The application of this product was carried out according to the methodological structure organized for each class, which are: the initial problematization for the students to attribute reasons, the content approach, seeking the construction of meanings and, finally, the learning verification through questions and the use of concept maps. In spite of the difficulties encountered due to experiencing the Covid-19 pandemic, the methods used in this work, by a construct of a qualitative research, of a diagnostic case study. The results obtained in the monitoring of students and in data collection through a questionnaire, showed indications that the didactic sequence organized as an educational product, may contribute to the teaching-learning process in physics classes, promoting the evolution of the students' cognitive structure facing the content worked. In its turn, the use of concept maps showed to promote a learning with attribution of meanings. Therefore, by the systemic vision through which this product was elaborated and applied to the EJAI modality, the obtained results showed indications of a favoring to the teaching-learning of these two followed groups.
Palavras-chave: Sequência didática
Esquema conceitual
Aprendizagem significativa
Leis de Newton
Sistema de referencial inercial
Sistemas de referencial não-inercial
Didactic Sequence
Concept Map
Meaningful Learning
Newton Laws
Inertial and Non-Intertial Reference Systems
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional
Citação: SANTOS, Paulo de Oliveira. Uma sequência didática para o ensino de física numa perspectiva da aprendizagem significativa que utiliza mapas conceituais para alunos da modalidade de educação de jovens e adultos. 2022. 130 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto de Física, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8737
Data do documento: 19-set-2021
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IF



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.