00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) EENF - ESCOLA DE ENFERMAGEM TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - EENF Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENFERMAGEM - EENF
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Potencialidades do cuidado de enfermagem em equoterapia : um estudo de caso em criança com transtorno do espectro autista
Título(s) alternativo(s): Potentialities of nursing careiIn riding therapy: a case study in a child with Spectrum Disorder Autistic
Autor(es): Gomes, Thais Mendes de Lima
Primeiro Orientador: Bittencourt, Ivanise Gomes de Souza
metadata.dc.contributor.referee1: Nascimento, Yanna Cristina Moraes Lira
metadata.dc.contributor.referee2: Macedo, Clarice Maria Tavares
Resumo: Este estudo analisou as potencialidades do cuidado de enfermagem em equoterapia à criançacom Transtorno do Espectro Autista (TEA), evidenciando as possibilidades de atuação do profissional de enfermagem no contexto da equoterapia, utilizando-se do Processo de Enfermagem e da Social Stories nas intervenções. O estudo foi realizado com uma criança de 3 (três) anos de idade, do sexo feminino, com diagnóstico de TEA e que estava em acompanhamento na Associação de Equoterapia de Alagoas, localizada na cidade de Maceió-AL, nos anos de 2020 e 2021. A pesquisa contou com a sua mãe que foi convidada como colaboradora em virtude da disponibilidade de narrativa de vida da filha com TEA, com informações do nascimento até a atualidade que subsidiaram a etapa de Coleta de Dados (Histórico) do Processo de Enfermagem (PE), e, posteriormente, para uma entrevista semiestruturada para avaliação dos resultados e contribuições das intervenções de enfermagem. Este estudo é de natureza qualitativa, do tipo narrativa de vida, descritivo, com a utilização da ferramenta de aprendizagem social, a Social Stories. Os dados foram produzidos a partir de cinco etapas: 1) Entrevista narrativa com a mãe da criança selecionada para o estudo; 2) Observação do sujeito participante durante as sessões de equoterapia; 3) Elaboração dos diagnósticos de enfermagem da criança com TEA baseados na CIPE; 4) Planejamento e implementação de intervenções de enfermagem apoiadas na ferramenta Social Stories para o ensino de habilidades sociais e reforço da aprendizagem nas sessões de equoterapia; 5) Avaliação dos resultados através de uma entrevista semiestruturada com a mãe da criança do estudo para identificação dos resultados e contribuições das intervenções de enfermagem. A partir das intervenções realizadas, a criança com TEA apresentou melhoras significativas nos sintomas do TEA e nos comportamentos disruptivos. Também houve redução nos comportamentos de autoagressão e heteroagressão, além da promoção de benefícios à família. Somado a isso, foi possível constatar a eficácia do cuidado e do processo de enfermagem, apoiados na ferramenta Social Stories no contexto da equoterapia a criança com TEA. A contribuição desta pesquisa está na disseminação da prática da equoterapia como método terapêutico capaz de minimizar os sintomas causados pelo TEA ao indivíduo, bem como evidenciar que o profissional de enfermagem poderá atuar neste cenário, melhorando o prognóstico e promovendo a qualidade de vida à criança e familiares. Além de dar visibilidade a esse campo de atuação para o profissional de enfermagem, visto que o mesmo pode utilizar o cuidado e o processo de enfermagem neste cenário, contribuindo na inovação do cuidado na enfermagem, a intervenções terapêuticas convencionais já existentes para o TEA.
Abstract: This study analyzed the potential of nursing care in hippotherapy at child with Autism Spectrum Disorder (ASD), highlighting the possibilities of performance of the nursing professional in the context of hippotherapy, using the Nursing Process and Social Stories in interventions. The study was carried out with a 3 (three) year old female child diagnosed with ASD and who was being followed up at the Alagoas Riding Therapy Association, located in the city of Maceió-AL, in the years 2020 and 2021. The research counted on his mother Who was invited as a collaborator due to the availability of a life narrative of the daughter with ASD, with information from the birth to the present that subsidized the stage of Data Collection (History) of the Nursing Process (NP), and, later, for a semi-structured interview to evaluate the results and contributions of nursing interventions. This study is qualitative in nature, narrative type of life, descriptive, with the use of the learning tool social, the Social Stories. The data were produced from five steps: 1) Narrative interview with the mother of the child selected for the study; 2) Observation of participating child during hippotherapy sessions; 3) Preparation of diagnoses nursing care for children with ASD based on ICNP ; 4) Planning and implementation of interventions for nursing supported by the Social Stories tool for teaching social skills and reinforcing learning in hippotherapy sessions; 5) Evaluation of results through a semi-structured interview with the mother of the child in the study to identify the results and contributions of nursing interventions. From the interventions carried out, the child with ASD presented significant improvements in ASD symptoms and disruptive behaviors. There was also a reduction in self-aggression and hetero-aggression behaviors, in addition to the promotion of benefits to the family. Added to this, it was possible to verify the effectiveness of care and of the nursing process, supported by the Social Stories tool in the context of hippotherapy for children with ASD. The contribution of this research lies in the dissemination of the practice of hippotherapy as a therapeutic method capable of minimizing the symptoms caused by ASD to the individual, as well as showing that the nursing will be able to act in this scenario, improving the prognosis and promoting the quality of life for the child and family. In addition to giving visibility to this field of performance for the nursing professional, since he can use the care and the nursing process in this scenario, contributing to the innovation of care in the nursing, to conventional therapeutic interventions that already exist for ASD.
Palavras-chave: Transtorno do espectro autista
Criança
Terapia assistida com animais
Enfermagem
Cuidados de enfermagem
Terapia assistida por cavalos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Enfermagem
Citação: GOMES, Thais Mendes de Lima. Potencialidades do cuidado de enfermagem em equoterapia : um estudo de caso em criança com transtorno do espectro autista. 2022. 109 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem, Curso de Enfermagem, Universidade Federal de Alagoas, Maceió,2022.
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8724
Data do documento: 3-mar-2022
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