00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CTEC - CENTRO DE TECNOLOGIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CTEC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENGENHARIA CIVIL - CTEC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8716
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise estrutural do comportamento de modelos de pórticos espaciais para o dimensionamento de edifícios com painéis pré-moldados de concreto considerando a influência das ligações entre os elementos.
Título(s) alternativo(s): Structural analysis of the behavior of spatial porticos of buildings built with precast concrete panels considering the influence of the connections between the elements.
Autor(es): Kotovicz, Pedro Victor Pereira Leite
Primeiro Orientador: Barboza, Aline da Silva Ramos
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Flávio Barboza de
metadata.dc.contributor.referee2: Almeida, Hevânio Duarte de
Resumo: Atualmente, existe um forte crescimento do setor industrial na construção civil. Em todo o mundo, especialmente em países em desenvolvimento, há uma grande necessidade por construções habitacionais, principalmente pela elevada taxa de crescimento populacional nesses locais e por uma tendência cada vez maior de migração da população de zonas rurais para os centros urbanos. Além disso, há nos dias de hoje uma alta demanda de obras sustentáveis, a qual vem exigindo que novos métodos construtivos viabilizem uma construção mais limpa e com menos desperdício. Para isso, estruturas com elementos pré-moldados vem se mostrando uma excelente opção, associando rapidez na execução com rígido controle na qualidade, além de apresentar um alto nível organizacional da produção e gerar menos resíduos para o meio ambiente. Nesse tipo de estrutura, a necessidade de realizar ligações entre os elementos é um dos principais fatores apresentados e, em geral, são as partes mais importantes no projeto. Portanto, este trabalho visou estudar e avaliar o comportamento estrutural de edificações com painéis e lajes de concreto pré-moldado, analisando edifícios de múltiplos pavimentos e considerando a influência das ligações entre os painéis, utilizando modelos de pórticos espaciais. Concluiu-se que o aumento da rigidez das ligações, resulta em valores menores de momento fletor na base e de deslocamentos horizontais no topo dos edifícios analisados. Por outro lado, o aumento dessa rigidez causou um acréscimo nos esforços axiais ao longo dos painéis. Ademais, foi possível inferir que o sistema de painéis pré-moldados apresenta naturalmente uma alta rigidez.
Palavras-chave: Concreto pré-moldado
Pórticos espaciais - Ligação entre os elementos
Precast concrete
Spatial porticos - Connection between the elements
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::ESTRUTURAS::ESTRUTURAS DE CONCRETO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Engenharia Civil
Citação: KOTOVICZ, Pedro Victor Pereira Leite. Análise estrutural do comportamento de modelos de pórticos espaciais para o dimensionamento de edifícios com painéis pré-moldados de concreto considerando a influência das ligações entre os elementos. 2022. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8716
Data do documento: 25-ago-2020
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENGENHARIA CIVIL - CTEC



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.