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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8711
Tipo: | Dissertação |
Título: | Interprofissionalidade na formação: a percepção dos discentes da saúde em uma unidade de acidente vascular cerebral |
Título(s) alternativo(s): | Interprofessionality in training: the perception of health students in a brain vascular accident unit |
Autor(es): | Martins, Graziela Cavalcante |
Primeiro Orientador: | Tavares, Carlos Henrique Falcão |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Tomaz, Jerzui Mendes Torres |
metadata.dc.contributor.referee1: | Sampaio, Josineide Francisco |
metadata.dc.contributor.referee2: | Peixoto, Ana Lydia Vasco de Albuquerque |
Resumo: | O presente estudo compõe Trabalho Acadêmico de Conclusão de Curso (TACC) do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde (MEPS) da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) constituído por um artigo científico e um produto educacional, ambos decorrentes da pesquisa: “Interprofissionalidade na formação: A percepção dos discentes da saúde em uma Unidade de Acidente Vascular Cerebral”. Trata-se de um estudo exploratório, de abordagem qualitativa, que utilizou, em seu percurso metodológico, a técnica de grupo focal, para coleta de dados. A interprofissionalidade foi abordada a partir do conhecimento de 11 discentes que estagiaram na Unidade de Acidente Vascular Cerebral (U-AVC), de faculdades distintas, públicas e privadas. Foi realizado um grupo focal no mês de outubro de 2019. As gravações de áudio foram transcritas na íntegra e submetidas à análise de conteúdo de Bardin, o que possibilitou propor seis categorias: 1) Concepção dos discentes sobre interprofissionalidade; 2) Práticas interprofissionais na U-AVC; 3) Educação Interprofissional na U-AVC; 4) Fatores que facilitam/possibilitam o exercício da interprofissionalidade desde a formação; 5) Fatores que dificultam a interprofissionalidade na U-AVC e durante a formação acadêmica dos discentes da saúde; 6) Sugestões para melhoria das práticas interprofissionais dentro da U-AVC. Os resultados apontam para uma fragilidade conceitual, dos discentes, profissionais dos serviços de saúde e preceptores, sobre interprofissionalidade e identifica algumas barreiras para sua implementação. Diante do exposto, foi produzido um vídeo educacional: “Caminhos para Interprofissionalidade”. Espera-se que o vídeo possa ser utilizado como ferramenta nos espaços de Educação Permanente em Saúde. Do mesmo modo, que esta pesquisa possa contribuir para ratificar a importância da interprofissionalidade nos serviços de saúde e para formação em saúde. |
Abstract: | This study is part of the Academic Work of Course Completion (TACC) of the Professional Master's Degree in Health Education (MEPS) of the Medical School of the Federal University of Alagoas (Ufal). It consists of a scientific article and an educational product, both resulting from following research: "Interprofessionality in training: the perception of healthcare students in a Stroke Unit". An exploratory study of qualitative approach that used in its methodological approach the focus group technique for data collection. Interprofessionality was addressed based on the knowledge of 11 internship students at the Stroke Unit (U-AVC) from diferente public and private faculties. A focus group was held in October 2019. The audio recordings were transcribed in full and submitted to Bardin's content analysis, which made it possible to propose six categories: 1) Students' conceptions of interprofessionalism; 2) Interprofessional practices in U-AVC; 3) Interprofessional Education in U-AVC; 4) Factors that facilitate/enable the exercise of interprofessionalism starting from academic training; 5) Factors that hinder interprofessionality in U-AVC and during the academic training of healthcare students; 6) Suggestions for improvement of interprofessional practices within the U-AVC. The results point to a conceptual fragility about the meaning of interprofessionalism and identify some barriers to its implementation. Given the above, an educational video was produced: “Caminhos para Interprofissionalidade” (“Pathways to Interprofessionality”) It is hoped that the video can be used as a tool in spaces of continuing education in healthcare. Likewise, this research may contribute to ratify the importance of interprofessionality in healthcare services and in healthcare training. |
Palavras-chave: | Educação interprofissional Práticas interdisciplinares Capacitação de recursos humanos em saúde Interprofessional Education Interdisciplinary Practices Professional Training in Health |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino na Saúde |
Citação: | MARTINS, Graziela Cavalcante. Interprofissionalidade na formação: a percepção dos discentes da saúde em uma unidade de acidente vascular cerebral. 2022. 75 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Saúde) – Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino na Saúde, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8711 |
Data do documento: | 16-ago-2021 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED |
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