00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8695
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Soares, Francisco José Passos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8180329372493397pt_BR
dc.contributor.referee1Austrilino, Lenilda-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9553677267671214pt_BR
dc.contributor.referee2Galindo Neto, Nelson Miguel-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0593074026473891pt_BR
dc.creatorSantos, Lígia Fernanda Passos Bezerra-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3069777036891523pt_BR
dc.date.accessioned2022-03-17T19:38:40Z-
dc.date.available2022-03-17-
dc.date.available2022-03-17T19:38:40Z-
dc.date.issued2021-08-18-
dc.identifier.citationSANTOS, Lígia Fernanda Passos Bezerra. Formação para o cuidado à diversidade cultural na atenção primária em um curso de Enfermagem. 2022. 118 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8695-
dc.description.abstractThis Academic Work of Course Completion (TACC) is composed of the following sections: presentation; dissertation, the result of research carried out during the master's degree; and four related educational products. At the end, the general considerations of the TACC are outlined and the appendices and annexes are made available. In the presentation, the personal motivations that led to the research are explained, as well as a brief background on the studied topic. The dissertation comes from the research "training for the care of cultural diversity in primary care in a nursing course", carried out with a qualitative approach, through documentary research, analyzing the Pedagogical Course Project (PPC) of nursing of a private institution in Maceió-AL. Observing gaps in the training processes of professionals and graduates, which made it difficult to put into practice the care for cultural diversity, actio ns were designed and implemented that could collaborate in health education for cultural diversity, capable of causing changes in care practices. As a result of these actions, the educational products were: an original article, a model for adapting the curriculum of the Supervised Internship curriculum, the elaboration of a systematic review article, aimed at the scientific community and a video aimed at researchers, showing the importance of theory Leininger in the practice scenario and the possibilities of its use as a pedagogical tool, presented during the II Iberoamerican Teachers Congress in July of this year. The general conclusion, arising from the research and the interventions and related products, is that the proposed objectives were achieved, revealing insufficiencies in the analyzed PPC text for a training compatible with a professional profile capable of understanding and offering adequate attention to the current current cultural diversity. in Alagoas society. In addition, there was important learning for the researcher and her interlocutors in this academic trajectory, producing improvements for professionals, graduates, users and for the institution where the actions were developed.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino na Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDiversidade culturalpt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectAssistência em saúdept_BR
dc.subjectAtenção primária à saúdept_BR
dc.subjectCultural diversitypt_BR
dc.subjectHealth educationpt_BR
dc.subjectNursing carept_BR
dc.subjectPrimary health carept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINApt_BR
dc.titleFormação para o cuidado à diversidade cultural na atenção primária em um curso de Enfermagempt_BR
dc.title.alternativeTraining to care cultural diversity in primary care in a nursing coursept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEste Trabalho Acadêmico de Conclusão de Curso (TACC) é composto pelas seguintes seções: apresentação; dissertação, fruto da pesquisa realizada durante o mestrado; e quatro produtos educacionais a ela relacionados. Ao final, são traçadas as considerações gerais do TACC e disponibilizados os apêndices e anexos. Na apresentação são explicitadas as motivações pessoais que levaram à pesquisa, assim como um breve histórico sobre o tema estudado. A dissertação é oriunda da pesquisa “formação para o cuidado à diversidade cultural na atenção primária em um curso de enfermagem”, realizada com abordagem qualitativa, por meio de pesquisa documental, analisando-se o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de enfermagem de uma instituição particular de Maceió-AL. Observadas lacunas nos processos formativos dos profissionais e egressos, que dificultavam colocar em prática o cuidado para à diversidade cultural, foram pensadas e executadas ações que pudessem colaborar na formação em saúde para a diversidade cultural, capazes de provocar mudanças nas práticas assistenciais. Frutos dessas ações, os produtos educacionais foram: um artigo original, um modelo para adequação da ementa do Estágio Supervisionado curricular, a elaboração de um artigo de revisão sistemática, voltado para comunidade científica e um vídeo direcionado para os pesquisadores, mostrando a importância da teoria de Leininger no cenário de prática e as possibilidades da utilização como ferramenta pedagógica, apresentado durante o II Congresso Iberoamericano de Docentes em julho deste ano. A conclusão geral, advinda da pesquisa e das intervenções e produtos relacionados, é de que os objetivos propostos foram alcançados, desvelando insuficiências no texto do PPC analisado para uma formação compatível com um perfil profissional capaz de compreender e oferecer atenção adequada à diversidade cultural atual presente na sociedade alagoana. Além disso, houve importante aprendizado para a pesquisadora e para seus interlocutores nessa trajetória acadêmica, produzindo melhorias para os profissionais egressos, usuários e para a instituição onde foram desenvolvidas as ações.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Formação para o cuidade à diversidade cultural na atenção primária em um curso de Enfermagem.pdf900.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.