00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IEFE - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IEFE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8675
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Moura, Eriberto José Lessa de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0327956071003874pt_BR
dc.contributor.referee1Toscano, José Jean de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0705581281344307pt_BR
dc.contributor.referee2Chalita, Marcos Antônio-
dc.creatorSantos, José Robson dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0237267255606940pt_BR
dc.date.accessioned2022-03-16T18:55:13Z-
dc.date.available2022-03-16-
dc.date.available2022-03-16T18:55:13Z-
dc.date.issued2020-09-28-
dc.identifier.citationSANTOS, José Robson dos. Uma reflexão sobre a ação pedagógica do professor de educação física no universo do handebol escolar de uma escola pública estadual de Maceió. 2022. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Instituto de Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8675-
dc.description.abstractThe present work is a descriptive research with a qualitative approach that has as its general objective "To understand the pedagogical action of the Physical Education teacher within the universe of school handball". An investigation guided by the following problem situation: how is the teaching-learning-training process developed when working with handball at school? Participated in the study 4 male students practicing handball in the age group of 16 to 18 years old and 4 physical education teachers of both sexes in the age group of 35 to 55 years old (sample). The instruments used for data collection were semi-structured interviews and systematic observation. For data treatment, the content analysis technique was used. The results show that students underwent changes when they practiced handball at school and at sporting events, became more sociable, focused, healthy (body / mind) and winners in sport and in life. Thus, it appears that the pedagogical actions developed in school handball are works based on body culture and the critical-overcoming pedagogical approach, anchored in the global method, in affection and in body expression. Therefore, it is believed that practices of this magnitude enable improvements in the learning of students both in the sporting world and outside.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Educação Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAção pedagógicapt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectEsportes escolares - Alagoas (AL)pt_BR
dc.subjectHandebolpt_BR
dc.subjectEventos esportivospt_BR
dc.subjectPedagogical actionpt_BR
dc.subjectPhysical educationpt_BR
dc.subjectSchool sports - Alagoas (AL)pt_BR
dc.subjectSchool handballpt_BR
dc.subjectSports eventpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.titleUma reflexão sobre a ação pedagógica do professor de educação física no universo do handebol escolar de uma escola pública estadual de Maceió.pt_BR
dc.title.alternativeA reflection on the pedagogical action of the physical education teacher in the universe of school handebol in a Maceió state public school.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho é uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa que tem como objetivo geral “Compreender a ação pedagógica do professor de Educação Física dentro do universo do handebol escolar”. Uma investigação norteada pela seguinte situação-problema: como é desenvolvido o processo ensino-aprendizagem-treinamento ao se trabalhar com a modalidade handebol na escola? Participaram do estudo 4 escolares do sexo masculino praticantes de handebol na faixa etária de 16 a 18 anos e 4 professores de Educação Física de ambos os sexos na faixa etária de 35 a 55 anos (amostra). Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram a entrevista semiestruturada e a observação sistemática. Para o tratamento dos dados recorreu-se a técnica de análise de conteúdo. Os resultados evidenciam que os escolares sofreram transformações ao praticarem o handebol na escola e nos eventos esportivos, tornaram-se mais sociáveis, focados, saudáveis (corpo/mente) e vencedores no esporte e na vida. Constata-se assim, que as ações pedagógicas desenvolvidas no handebol escolar são trabalhos baseados na cultura corporal e na abordagem pedagógica crítico-superadora, ancorada no método global, na afetividade e na expressão corporal. Portanto, acredita-se que práticas dessa envergadura possibilitam melhorias no aprendizado dos escolares tanto no mundo esportivo quanto fora dele.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.