00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8673
Tipo: Dissertação
Título: Formação continuada de professores: o ensino de ciências e os mapas conceituais
Autor(es): Cosme, José Erasmo da Silva
Primeiro Orientador: Souza, Silvana Paulina de
metadata.dc.contributor.referee1: Messeder Neto, Hélio da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Fireman, Elton Casado
Resumo: Este trabalho é resultado da pesquisa suscitada pela inquietação do pesquisador, a partir de sua vivência no Ensino de Ciências, como professor e diretor nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A experiência pessoal o percebe ministrado de forma tradicional e sem significado devido à falta de domínio do saber por parte dos professores. Diante disso, o objetivo foi propor a apropriação da ferramenta Mapas Conceituais em uma formação continuada que proporcionasse a reflexão sobre os conceitos na área de Ciências Naturais. investigar como os Mapas Conceituais podem contribuir para a melhoria do Ensino e Aprendizagem de Ciências nos Anos Iniciais. Com esse propósito, fundamentamos nossa pesquisa nos estudos de Vigotski, nos Mapas Conceituais de Joseph Novak e o Ensino de Ciências na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica. O trabalho classifica-se como sendo pesquisa qualitativa, tendo como colaboradores participantes 15 professoras do 1o ao 5o ano de uma Escola Pública da Rede Municipal de Ensino de Teotônio Vilela – AL. Por meio de uma ação oficina de mapas conceituais, foi proporcionado uma alternativa pedagógica que contribui para a atuação baseada na ação das professoras para a apropriação dos conhecimentos da área de Ciências Naturais. Assim, a questão que norteou a busca foi: Os Mapas Conceituais podem contribuir como uma ferramenta didático-pedagógica na formação de professores? Para a coleta e geração de dados utilizamos registros em diários de bordo, aplicação e análise de questionários e oferta de uma oficina. Compreendemos que os mapas conceituais influenciaram, de forma significativa, a aprendizagem dos conteúdos de Ciências apresentados pelas professoras, em cada um dos seis momentos organizados intencionalmente para coletas e geração de dados na formação ofertada. Os Mapas Conceituais, sendo uma ferramenta que oferece perspectivas de avanços significativos nas práticas de sala de aula, essa serve de subsídio para o avanço das investigações dos processos de ensino e aprendizagem. Como Produto Educacional elaboramos uma Oficina de mapas conceituais: O uso do software Cmap Tools no Ensino e Aprendizagem.
Abstract: This study is the result of research raised by the researcher's concern, based on his experience in Science Teaching, as a teacher and director in the Early Years of Elementary School. Personal experience perceives it taught in a traditional and meaningless way due to the lack of knowledge on the part of teachers. Therefore, the objective was to propose the appropriation of the Concept Maps tool in a continuing education that would provide a reflection on the concepts in the area of Natural Sciences. Investigate how Concept Maps can contribute to the improvement of Science Teaching and Learning in Early Years. With this purpose, we base our research on the studies of Vigotski, on the Conceptual Maps of Joseph Novak and on Science Teaching from the perspective of Historical-Critical Pedagogy. The work is classified as a qualitative research, having as collaborators 15 teachers from the 1st to the 5th year of a Public School of the Municipal Education Network of Teotônio Vilela–AL. Through a concept map workshop action, a pedagogical alternative was provided that contributes to the action based on the action of teachers for the appropriation of knowledge in the area of Natural Sciences. Thus, the question that guided the search was: Can Concept Maps contribute as a didactic-pedagogic al tool in teacher education? For the collection and generation of data we use logbook records, application and analysis of questionnaires and offer a workshop. We understand that the concept maps significantly influenced the learning of Science content presented by the teachers, in each of the six moments intentionally organized for data collection and generation in the training offered. Concept Maps, as a tool that offers perspectives for significant advances in classroom practices, serves as a subsidy for the advancement of investigations into the teaching and learning processes. As an Educational Product, we created a workshop on concept maps: The use of Cmap Tools software in Teaching and Learning.
Palavras-chave: Formação de Professores
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Ensino e Aprendizagem
Ensino de Ciências
Mapas Conceituais
Teacher Education
Early Years of Elementary School
Concept Maps
Science Teaching
Teaching and Learning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: COSME, José Erasmo da Silva. Formação continuada de professores: o ensino de ciências e os mapas conceituais. 2022. 145 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. Acompanha Produto Educacional.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8673
Data do documento: 16-jun-2021
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.