Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8658
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Silva, Guilmer Brito | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4067835371993636 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Cunha, Sandney Farias da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1225680037523648 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Alex Vieira da | - |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0002-8084-9148 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7597072336480313 | pt_BR |
dc.creator | Cardoso, Isis Nalba Albuquerque | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7439146402018117 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-03-09T21:58:08Z | - |
dc.date.available | 2022-03-09 | - |
dc.date.available | 2022-03-09T21:58:08Z | - |
dc.date.issued | 2020-03-21 | - |
dc.identifier.citation | CARDOSO, Isis Nalba Albuquerque. Educação híbrida e aprendizagem ubíqua: os dispositivos móveis como recursos de mediação. 2022. 16 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação ) – Centro de Educação, Curso de Especialização “Lato Sensu” em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação , Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8658 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Especialização em Estratégias Didáticas para Educação Básica com uso das TIC | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação híbrida | pt_BR |
dc.subject | Dispositivos móveis | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem ubíqua | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.title | Educação híbrida e aprendizagem ubíqua: os dispositivos móveis como recursos de mediação | pt_BR |
dc.title.alternative | Blended education and ubiquitous learning: mobile devices as mediation resources | pt_BR |
dc.type | Especialização | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo objetiva discutir a utilização dos dispositivos móveis para a potencialização da aprendizagem ubíqua, ressaltando, nesse viés, o contexto da educação híbrida. O estudo foi desenvolvido limitando à área social da ciência, utilizando como forma o método hipotético-dedutivo, de natureza qualitativa. Esta pesquisa se desenvolveu por meio de uma revisão de literatura baseada em referenciais teóricos que abordam a educação híbrida, a aprendizagem ubíqua e sua intersecção com os dispositivos móveis. As fontes para a pesquisa foram estruturadas a partir da análise de estudiosos sobre o tema. A pesquisa teve como base o seguinte questionamento: como os dispositivos móveis podem potencializar a aprendizagem ubíqua num contexto de educação híbrida? Mediante pesquisas em diversos estudos de autores e pesquisadores da área, publicados em bases como o Scielo, Google Scholar e Periódicos Capes, concluiu-se que a intersecção entre educação híbrida e aprendizagem ubíqua, ambas mediadas pelos dispositivos móveis se configura como uma possibilidade para a construção do conhecimento, todavia o professor deve ser mediador nessa relação, pois a utilização dos dispositivos móveis apesar de ser realidade no cotidiano dos sujeitos inseridos na sociedade contemporânea, ainda necessita ser pautada para contextos educativos, portanto o professor exerce papel fundamental nesse cenário. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA COM USO DAS TIC - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Educação híbrida e aprendizagem ubíqua - os dispositivos móveis como recursos de mediação.pdf | 275.34 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.