00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) - CEDU Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA COM USO DAS TIC - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8658
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Guilmer Brito-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4067835371993636pt_BR
dc.contributor.referee1Cunha, Sandney Farias da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1225680037523648pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Alex Vieira da-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-8084-9148pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7597072336480313pt_BR
dc.creatorCardoso, Isis Nalba Albuquerque-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7439146402018117pt_BR
dc.date.accessioned2022-03-09T21:58:08Z-
dc.date.available2022-03-09-
dc.date.available2022-03-09T21:58:08Z-
dc.date.issued2020-03-21-
dc.identifier.citationCARDOSO, Isis Nalba Albuquerque. Educação híbrida e aprendizagem ubíqua: os dispositivos móveis como recursos de mediação. 2022. 16 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação ) – Centro de Educação, Curso de Especialização “Lato Sensu” em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação , Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8658-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Especialização em Estratégias Didáticas para Educação Básica com uso das TICpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação híbridapt_BR
dc.subjectDispositivos móveispt_BR
dc.subjectAprendizagem ubíquapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleEducação híbrida e aprendizagem ubíqua: os dispositivos móveis como recursos de mediaçãopt_BR
dc.title.alternativeBlended education and ubiquitous learning: mobile devices as mediation resourcespt_BR
dc.typeEspecializaçãopt_BR
dc.description.resumoEste estudo objetiva discutir a utilização dos dispositivos móveis para a potencialização da aprendizagem ubíqua, ressaltando, nesse viés, o contexto da educação híbrida. O estudo foi desenvolvido limitando à área social da ciência, utilizando como forma o método hipotético-dedutivo, de natureza qualitativa. Esta pesquisa se desenvolveu por meio de uma revisão de literatura baseada em referenciais teóricos que abordam a educação híbrida, a aprendizagem ubíqua e sua intersecção com os dispositivos móveis. As fontes para a pesquisa foram estruturadas a partir da análise de estudiosos sobre o tema. A pesquisa teve como base o seguinte questionamento: como os dispositivos móveis podem potencializar a aprendizagem ubíqua num contexto de educação híbrida? Mediante pesquisas em diversos estudos de autores e pesquisadores da área, publicados em bases como o Scielo, Google Scholar e Periódicos Capes, concluiu-se que a intersecção entre educação híbrida e aprendizagem ubíqua, ambas mediadas pelos dispositivos móveis se configura como uma possibilidade para a construção do conhecimento, todavia o professor deve ser mediador nessa relação, pois a utilização dos dispositivos móveis apesar de ser realidade no cotidiano dos sujeitos inseridos na sociedade contemporânea, ainda necessita ser pautada para contextos educativos, portanto o professor exerce papel fundamental nesse cenário.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA COM USO DAS TIC - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educação híbrida e aprendizagem ubíqua - os dispositivos móveis como recursos de mediação.pdf275.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.