00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IM Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8647
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Aplicação de jogos para a aprendizagem de potenciação no 6º. ano do ensino fundamental de uma escola municipal, da cidade de Poço das Trincheiras-AL: um estudo de caso
Título(s) alternativo(s): Application of games for learning potential learning in the 6th year of fundamental education of a municipal school, from the city of Poço das Trincheiras- AL: a case of study
Autor(es): Silva, Fabiano de Carvalho
Primeiro Orientador: Mendonça, Fernando Antonio Cavalcante
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Elisa Fonseca Sena e
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Viviane de Oliveira
Resumo: O presente artigo consiste em um estudo de caso feito através de uma pesquisa realizada em uma turma do 6° ano do Ensino Fundamental II. O mesmo fundamenta-se no conteúdo de Potenciação e o uso de jogos, e mostra uma conexão entre jogos e ensino-aprendizagem no estudo das potências. É proposto o ensino de potenciação com a utilização de jogos didáticos como metodologia de ensino para melhorar o ambiente de sala de aula, deixando mais prazeroso o estudo de Matemática. A partir disso, esse trabalho aborda o lúdico e a utilização do Jogo da Memória de Potências e do Jogo Trilha de Potências como recurso metodológico para a resolução de problemas, e para um ensino-aprendizagem voltado para o cotidiano, de modo que os alunos compreendam facilmente seu conceito e sua aplicação na prática.
Abstract: The present paper consists of a case study done through a research carried out in a class of the 6th year of Elementary School II. It is based on the content of potentiation and the use of games, and shows a connection between games and teaching-learning in the study of powers. Empowerment teaching is proposed with the use of didactic games as a teaching methodology to improve the classroom environment, making the study of Mathematics more enjoyable. Based on this, this work addresses the playfulness and the use of the Memory of Powers Game and the Power Trails Game as a methodological resource for resolution of problems, and for a teaching-learning focused on everyday life, so that students easily understand their concept and its application in practice.
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Ensino fundamental - 6º. a 9º.
Jogos matemáticos
Potenciação
Mathematics
Math games
Potentiation
Teaching-learning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Matemática
Citação: SILVA, Fabiano de Carvalho. Aplicação de jogos para a aprendizagem de potenciação no 6º. ano do ensino fundamental de uma escola municipal, da cidade de Poço das Trincheiras-AL: um estudo de caso. 2022. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Santana do Ipanema, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8647
Data do documento: 16-jul-2020
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.