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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8644
Tipo: | Dissertação |
Título: | Concepções dos professores de educação infantil sobre o ensino de ciências naturais |
Título(s) alternativo(s): | Conceptions of early childhood teachers about the teaching of natural sciences |
Autor(es): | Santos, Laure Monique Silva |
Primeiro Orientador: | Souza, Silvana Paulina de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Messeder Neto, Hélio da Silva |
metadata.dc.contributor.referee2: | Gama, Carolina Nozella |
Resumo: | Esse estudo teve como objetivo geral analisar de que forma as concepções dos professores de Educação Infantil sobre o Ensino de Ciências Naturais podem promover a reflexão e a organização de ações pedagógicas significativas nessa primeira etapa da Educação Básica. Assim como, discutir ações intencionalmente organizadas pelo professor nas suas ações de Ensino a fim de que a criança interaja com o meio, o entenda e participe das suas transformações, possibilitando a construção dos conhecimentos desde as etapas iniciais da educação formal sem perder o foco, pensando em um processo de aprendizagem desenvolvente. Quando nos referimos ao Ensino de Ciências na Educação Infantil ressaltamos a possibilidade de a criança desenvolver as suas potencialidades para compreensão do que está ao seu redor, reconhecendo-se como sujeito de direitos, construindo a própria autonomia por meio de ações pedagógicas intencionadas e organizadas, numa perspectiva distante do ensino engessado, que entende a criança como uma tabula rasa. Como referencial teórico, utilizamos os autores: Saviani (2006), Marsiglia (2011), Arce; Silva e Varotto (2011), dentre outros. Esse estudo consiste em uma reflexão sobre a importância do Ensino de Ciências para o desenvolvimento integral da criança, tendo como relevância, mostrar que todas as crianças são detentoras de potencialidades, são sujeitos pensantes que constroem hipóteses desde muito cedo. Para alcançar os objetivos propostos, aplicamos questionários com professores da Educação Infantil do município de Maceió, Alagoas. Foram analisadas as respostas de 12 professores. Foi possível fazer uma análise de conteúdo das respostas dos docentes e aprofundar o assunto pensando em novas possibilidades e estratégias para o Ensino de Ciências na Educação Infantil sob a perspectiva da pedagogia histórico-crítica. |
Abstract: | This study aimed to analyze how the conceptions of Kindergarten teachers about the Teaching of Natural Sciences can promote reflection and the organization of significant pedagogical actions in this first stage of Basic Education. As well as discussing actions intentionally organized by the teacher in their Teaching actions so that the child interacts with the environment, understands it and participates in its transformations, enabling the construction of knowledge from the initial stages of formal education without losing focus, thinking about a developmental learning process. When we refer to Science Teaching in Early Childhood Education, we emphasize the possibility of children developing their potential to understand what is around them, recognizing themselves as a subject of rights, building their own autonomy through intentional and organized pedagogical actions, in a perspective distant from the plastered teaching, which understands the child as a tabula rasa. As a theoretical framework, we use the following authors: Saviani (2006), Marsiglia (2011), Arce; Silva and Varotto (2011), among others. This study consists of a reflection on the importance of Science Teaching for the integral development of children, with the relevance of showing that all children have potential, are thinking subjects who build hypotheses from an early age. In order to reach the proposed objectives, we applied questionnaires with Kindergarten teachers in the city of Maceió, Alagoas. The responses of 12 teachers were analyzed. It was possible to make a content analysis of the teachers' answers and deepen the subject thinking about new possibilities and strategies for Science Teaching in Early Childhood Education from the perspective of historical-critical pedagogy. |
Palavras-chave: | Educação Infantil Pedagogia Histórico-Crítica Ensino de Ciências Early Childhood Education Historical-Critical Pedagogy Science teaching |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
Citação: | SANTOS, Laure Monique Silva. Concepções dos professores de educação infantil sobre o ensino de ciências naturais. 2022. 102 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8644 |
Data do documento: | 28-mai-2021 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
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