00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Dissertação
Título: Concepções dos professores de educação infantil sobre o ensino de ciências naturais
Título(s) alternativo(s): Conceptions of early childhood teachers about the teaching of natural sciences
Autor(es): Santos, Laure Monique Silva
Primeiro Orientador: Souza, Silvana Paulina de
metadata.dc.contributor.referee1: Messeder Neto, Hélio da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Gama, Carolina Nozella
Resumo: Esse estudo teve como objetivo geral analisar de que forma as concepções dos professores de Educação Infantil sobre o Ensino de Ciências Naturais podem promover a reflexão e a organização de ações pedagógicas significativas nessa primeira etapa da Educação Básica. Assim como, discutir ações intencionalmente organizadas pelo professor nas suas ações de Ensino a fim de que a criança interaja com o meio, o entenda e participe das suas transformações, possibilitando a construção dos conhecimentos desde as etapas iniciais da educação formal sem perder o foco, pensando em um processo de aprendizagem desenvolvente. Quando nos referimos ao Ensino de Ciências na Educação Infantil ressaltamos a possibilidade de a criança desenvolver as suas potencialidades para compreensão do que está ao seu redor, reconhecendo-se como sujeito de direitos, construindo a própria autonomia por meio de ações pedagógicas intencionadas e organizadas, numa perspectiva distante do ensino engessado, que entende a criança como uma tabula rasa. Como referencial teórico, utilizamos os autores: Saviani (2006), Marsiglia (2011), Arce; Silva e Varotto (2011), dentre outros. Esse estudo consiste em uma reflexão sobre a importância do Ensino de Ciências para o desenvolvimento integral da criança, tendo como relevância, mostrar que todas as crianças são detentoras de potencialidades, são sujeitos pensantes que constroem hipóteses desde muito cedo. Para alcançar os objetivos propostos, aplicamos questionários com professores da Educação Infantil do município de Maceió, Alagoas. Foram analisadas as respostas de 12 professores. Foi possível fazer uma análise de conteúdo das respostas dos docentes e aprofundar o assunto pensando em novas possibilidades e estratégias para o Ensino de Ciências na Educação Infantil sob a perspectiva da pedagogia histórico-crítica.
Abstract: This study aimed to analyze how the conceptions of Kindergarten teachers about the Teaching of Natural Sciences can promote reflection and the organization of significant pedagogical actions in this first stage of Basic Education. As well as discussing actions intentionally organized by the teacher in their Teaching actions so that the child interacts with the environment, understands it and participates in its transformations, enabling the construction of knowledge from the initial stages of formal education without losing focus, thinking about a developmental learning process. When we refer to Science Teaching in Early Childhood Education, we emphasize the possibility of children developing their potential to understand what is around them, recognizing themselves as a subject of rights, building their own autonomy through intentional and organized pedagogical actions, in a perspective distant from the plastered teaching, which understands the child as a tabula rasa. As a theoretical framework, we use the following authors: Saviani (2006), Marsiglia (2011), Arce; Silva and Varotto (2011), among others. This study consists of a reflection on the importance of Science Teaching for the integral development of children, with the relevance of showing that all children have potential, are thinking subjects who build hypotheses from an early age. In order to reach the proposed objectives, we applied questionnaires with Kindergarten teachers in the city of Maceió, Alagoas. The responses of 12 teachers were analyzed. It was possible to make a content analysis of the teachers' answers and deepen the subject thinking about new possibilities and strategies for Science Teaching in Early Childhood Education from the perspective of historical-critical pedagogy.
Palavras-chave: Educação Infantil
Pedagogia Histórico-Crítica
Ensino de Ciências
Early Childhood Education
Historical-Critical Pedagogy
Science teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: SANTOS, Laure Monique Silva. Concepções dos professores de educação infantil sobre o ensino de ciências naturais. 2022. 102 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8644
Data do documento: 28-mai-2021
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