06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8606
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Mônica Regina Nascimento dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4479385817803155pt_BR
dc.contributor.referee1Libardi, Suzana Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5814597460334566pt_BR
dc.contributor.referee2Almeida, Ricardo Santos de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5955679764505968pt_BR
dc.creatorSantos, Carolaine da Silva dos-
dc.creatorSantos, Tiago Pereira dos-
dc.date.accessioned2022-03-03T14:33:07Z-
dc.date.available2022-03-03-
dc.date.available2022-03-03T14:33:07Z-
dc.date.issued2022-02-04-
dc.identifier.citationSANTOS, Carolaine da Silva dos; SANTOS, Tiago Pereira dos. O papel da representatividade na literatura infantil afro-brasileira num quilombo aguabranquense. 2022. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8606-
dc.description.abstractThe present work aimed to understand the current situation of representation in the scenario of Afro-Brazilian children's literature of a school located in the quilombola community Sítio Queimadas, seeking ways to raise awareness of the importance of this literary medium in the practices developed in the classroom as a facilitating mechanism in the construction of the subjectivity of children in the Quilombola territory. Thus, bibliographic research was used for this work through scientific articles and books, taken as theoretical basis Gouvêa (2005), Gomes (2002), Feitoza (2012), Santos (2014), and others. The research is of a qualitative nature, whose data collection technique was based on semi-structured interviews with the professor of that institution. Among the results achieved, it is verified that the representation in children's literature faces significant challenges for its real effectiveness, a factor present even in the researched quilombola community. The theme presents a significant contribution to the construction of reflections about the formation of subjects.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura infantil afro-brasileirapt_BR
dc.subjectComunidades quilombolaspt_BR
dc.subjectRepresentatividadept_BR
dc.subjectIdentidade quilombolapt_BR
dc.subjectIndentidadept_BR
dc.subjectÁgua Branca – Alagoaspt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectQuilombola Communitiespt_BR
dc.subjectCulturept_BR
dc.subjectChildren's Literaturept_BR
dc.subjectIdentitypt_BR
dc.subjectRepresentationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.titleO papel da representatividade na literatura infantil afro-brasileira num quilombo aguabranquensept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo compreender a atual conjuntura da representação negra/quilombola no cenário da literatura infantil afro-brasileira de uma escola localizada na comunidade quilombola Sítio Queimadas, do munícipio de Água Branca - AL, buscando meios de conscientizar a importância da literatura nas práticas desenvolvidas na sala de aula como mecanismo facilitador na (re)construção da subjetividade das crianças de território Quilombola. Desse modo, utilizou-se para este trabalho revisão bibliográfica através de artigos científicos e livros, tendo como embasamento teórico Gouvêa (2005), Gomes (2002), Feitoza (2012), Santos (2014), e entre outros. A pesquisa é de cunho qualitativo, cuja técnica de coleta de dados em campo se deu a partir de entrevistas semiestruturadas com o professor da referida instituição, que ocorreu em janeiro de 2022. Entre os resultados alcançados verifica-se que a representatividade na literatura infantil enfrenta significativos desafios para a sua real efetivação, um fator presente inclusive na comunidade quilombola pesquisada. A abordagem dessa temática apresenta uma significativa contribuição para a construção de reflexões acerca da formação dos sujeitos quilombolas.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O papel da representatividade na literatura infantil afro-brasileira num quilombo aguabranquense.pdf1.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.