00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IQB Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8605
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Revisão da literatura sobre o uso de softwares no ensino de química
Título(s) alternativo(s): Literature review on the use of software in chemistry teaching
Autor(es): Calheiros, Lucas Fernandes Santana
Primeiro Orientador: Silva, Monique Gabriella Angelo da
metadata.dc.contributor.referee1: Paula, Francine Santos de
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Mônica Araújo da
Resumo: O processo de ensino-aprendizagem de química é muitas vezes considerado complexo devido a dificuldade que os alunos possuem em assimilar os conteúdos trabalhados em sala de aula, assim como, a dificuldade que os professores possuem em desenvolver os assuntos e conteúdos de maneira didática e compreensível, visto que a química é pautada em muita explicação abstrata que exige do aluno uma disposição de imaginação. Para suprir essa necessidade de percepção dos alunos durante a explicação dos conteúdos, surgem os recursos digitais que muitas vezes trazem simulações de fenômenos químicos que podem ser utilizados nas sequencias didáticas em sala de aula junto aos alunos para que os assuntos sejam mais compreendidos. Dentro deste contexto, este trabalho apresenta uma breve revisão bibliográfica do uso de softwares que são utilizados no ensino de química e do papel do professor em sala de aula diante de uma evolução tecnológica e de um desenvolvimento acelerado da capacidade de interação dos alunos.
Abstract: The teaching-learning process of chemistry is often considered complex due to the difficulty that students have in assimilating the contents worked in the classroom, as well as the difficulty that teachers have in developing the subjects and contents in a didactic and understandable way , since chemistry is based on a lot of abstract explanation that requires a student's imagination. To supply this need for students' perception during the explanation of the contents, digital resources emerge that often bring simulations of chemical phenomena that can be used in the didactic sequences in the classroom with the students so that the subjects are better understood. Within this context, this work presents a brief bibliographic review of the use of software that is used in the teaching of chemistry and the role of the teacher in the classroom in the face of a technological evolution and an accelerated development of the students' ability to interact.
Palavras-chave: Química - Estudo e ensino
Software educativo
Internet
Chemistry teaching
Educational software
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Química
Citação: Calheiros, Lucas Fernandes Santana. Revisão da literatura sobre o uso de softwares no ensino de química. 2022. 37 f. Monografia (Trabalho de conclusão de curso em Química : Licenciatura) - Instituto de Química e Biotecnologia, Curso de Graduação em Química, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8605
Data do documento: 1-jun-2021
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Revisao da literatura sobre o uso de softwares no ensino de quimica.pdf1.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.