00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IQB Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8589
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Paula, Francine Santos de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-5482-4684pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4433476345682386pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lira, Fabrício Lúcio Cansanção-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1322651753080618pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Monique Gabriella Angelo da-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9262-6507pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6683701278112547pt_BR
dc.contributor.referee2Malta, Valéria Rodrigues dos Santos-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-9000-9839pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4963825852843234pt_BR
dc.creatorSantos, Larissa Emenuelle Rodrigues dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8285858004986159pt_BR
dc.date.accessioned2022-03-01T19:52:05Z-
dc.date.available2022-03-01-
dc.date.available2022-03-01T19:52:05Z-
dc.date.issued2018-07-24-
dc.identifier.citationSantos, Larissa Emenuelle Rodrigues dos. A percepção dos alunos de licenciatura em química da UFAL sobre o papel das disciplinas pedagógicas na sua formação. 2022. 45 f. Monografia (Trabalho de conclusão de curso em Química : Licenciatura) - Instituto de Química e Biotecnologia, Curso de Graduação em Química, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8589-
dc.description.abstractIn the last few years, the initial formation of teachers, has gained space in national and international debates, mainly in tangent to the quality of these courses. The changes in the curriculum and the teaching practice of the teachers gain strength, given the reflections promoted on the theme. Another very important situation when we evaluating teacher education is the articulation between undergraduate courses and the reality of basic education. Considering the relevance of the thematic, this work aims analyze the perception and understanding of the students of the course of Degree in Chemistry of the Universidade Federal de Alagoas on the obligatory pedagogical disciplines. Methodologically, we used the qualitative and quantitative approaches, by means of the application of a questionnaire to the students of the seventh and eighth period. During the work it was observed that the students complain about the distance between the pedagogical disciplines and the specific ones of the course of chemistry, where it was obtained notes about the lack of a joint of the chemical knowledge with the pedagogical one, that would be a great contribution for the training of the chemistry teacher, who often fail to insert the chemical content within a given school context, with methodologies that facilitate the learning of chemistry. Taking into account everything that has been reported, it was verified the importance of the pedagogical disciplines in the initial formation of these students, as well as the need to insert methodological proposals aimed at teaching chemistry, articulating chemical and pedagogical knowledge.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDisciplinas pedagógicaspt_BR
dc.subjectFormação inicialpt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subjectPedagogical disciplinespt_BR
dc.subjectInitial formationpt_BR
dc.subjectChemistrypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.titleA percepção dos alunos de licenciatura em química da UFAL sobre o papel das disciplinas pedagógicas na sua formaçãopt_BR
dc.title.alternativeThe perception of students in UFAL's chemistry in chemistry on the role of pedagogical disciplines in their trainingpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoNas últimas décadas, a formação inicial de professores, vem ganhado espaço nos debates nacionais e internacionais, principalmente no tangente a qualidade desses cursos. As mudanças na grade curricular e a prática docente dos formadores ganham força, diante das reflexões promovidas sobre o tema. Outra situação que é de suma importância, quando avaliamos a formação de professores é a articulação entre os cursos de licenciatura e a realidade da educação básica. Considerando a relevância da temática, este trabalho tem o objetivo de analisar a percepção e compreensão dos discentes do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Alagoas sobre as disciplinas pedagógicas obrigatórias. Metodologicamente, utilizamos as abordagens qualitativa e quantitativa, por meio da aplicação de questionário juntos aos discentes do sétimo e oitavo período. Durante o trabalho foi observado que os alunos se queixam sobre o distanciamento entre as disciplinas pedagógicas e as específicas do curso de química, onde obteve-se apontamentos sobre a falta de uma articulação do conhecimento químico com o pedagógico, que seria uma grande contribuição para a formação do professor de química, que, muitas vezes, não conseguem inserir o conteúdo químico dentro de um determinado contexto escolar, com metodologias que facilitem a aprendizagem da química. Tendo em vista tudo que foi relatado, verificou-se a importância das disciplinas pedagógicas na formação inicial desses alunos, como também a necessidade de inserir propostas metodológicas voltadas para o ensino de química, articulando os saberes químicos com os pedagógicos.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.