00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IQB Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8565
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Monigue Gabriella Angelo da-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9262-6507pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6683701278112547pt_BR
dc.contributor.referee1Paula, Francine Santos de-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-5482-4684pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4433476345682386pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Mônica Araújo da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1947067470970256pt_BR
dc.creatorSilva, Ingrid Alves da-
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-1996-8209pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5834410762901578pt_BR
dc.date.accessioned2022-02-22T21:36:21Z-
dc.date.available2022-02-22-
dc.date.available2022-02-22T21:36:21Z-
dc.date.issued2021-10-01-
dc.identifier.citationSilva, Ingrid Alves da. Role playing game - RPG como instrumento de ensino de química. 2022. 41. Monografia (Trabalho de conclusão de curso em Química : Licenciatura) - Instituto de Química e Biotecnologia, Curso de Graduação em Química, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8565-
dc.description.abstractThe use of teaching materials are allies of teachers in the classroom as a form of support. In this context, we can mention the use of didactic games as a support tool in the teaching-learning process. The present work sought to analyze how much this didactic resource has been used in recent years, especially the use of Role Playing Games in teaching Chemistry. An analysis was made of the number of scientific articles published on this topic between the years 2010 to 2020, so that we can trace a metric about its development over these eleven years. This survey was based on two of the best known platforms used by students and teachers in Brazil, namely Google Scholar and Portal de Periódicos da CAPES. Comparisons were also made with the amount of publications on RPG teaching in other areas of knowledge and in relation to the general amount of articles published on educational games globally.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRole playing game (RPG)pt_BR
dc.subjectJogo didáticopt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectEducational gamept_BR
dc.subjectChemistry teachingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.titleRole playing game - RPG como instrumento de ensino de químicapt_BR
dc.title.alternativeRole playing game - RPG as a chemistry teaching instrumentpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO uso de materiais didáticos são aliados dos professores em sala de aula como uma forma de apoio. Nesse contexto podemos citar o uso de jogos didáticos como ferramenta de apoio no processo de ensino-aprendizagem. O presente trabalho buscou analisar o quanto esse recurso didático vem sendo utilizado nos últimos anos, em especial o uso Role Playing Game no ensino de Química. Foi feita uma análise da quantidade de artigos científicos publicados nessa temática entre os anos de 2010 a 2020, para que possamos traçar uma métrica sobre seu desenvolvimento ao longo desses onze anos, onde apenas seis trabalhos foram encotrados. Esse levantamento ocorreu com base em duas das plataformas mais conhecidas e utilizadas por discentes e docentes no Brasil, sendo elas Google Scholar e o Portal de Periódicos da CAPES. Também foram feitas comparações com a quantidade de publicações sobre RPG no ensino em outras áreas do conhecimento e em relação à quantidade geral de artigos publicados sobre jogos didáticos de maneira global.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Role playing game - RPG como instrumento de ensino de quimica.pdf1.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.