00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IQB Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8564
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Monique Gabriella Angelo da-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9262-6507pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6683701278112547pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Nunes, Ábner Magalhães-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0002-4909-9713pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9427266659647690pt_BR
dc.contributor.referee1Malta, Valéria Rodrigues dos Santos-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9000-9839pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4963825852843234pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Francyelle Moura de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8677739496868550pt_BR
dc.creatorSilva, Ikaro Yann Vieira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2968653438215356pt_BR
dc.date.accessioned2022-02-22T20:55:05Z-
dc.date.available2022-02-22-
dc.date.available2022-02-22T20:55:05Z-
dc.date.issued2018-11-26-
dc.identifier.citationSilva, Ikaro Yann Vieira. Fatores que influenciam no perfil dos alunos que ingressam no curso de química licenciatura da Universidade Federal de Alagoas. 2022. 36 f. Monografia (Trabalho de conclusão de curso em Química : Licenciatura) - Instituto de Química e Biotecnologia, Curso de Graduação em Química, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8564-
dc.description.abstractThis work presents an analysis of the profile of new students in the Licentiate Chemistry course at the Federal University of Alagoas in order to evaluate the importance of a standard high school and graduation for their stimulation and commitment. Most of students who completed high school in public schools suffered from some type of difficulty related to the quality of teaching, either due to the lack of school infrastructure, absence of teachers or even a lack of an alternative methodology that may improve the understanding like through the use of didactic games or with a greater assistance from the teacher Based on this, a research was carried out with students recently enrolled in the undergraduate chemistry course through the application of a questionnaire, in order to verify the reason for joining the course, their perspectives with undergraduate course, experience and interests during high school, besides analyzing some social, economic and geography factors. From the obtained results we can conclude that it is important to follow the students' performance during graduation, especially at the beginning of the academic career, besides encouraging them to continue with the course, showing the importance of teaching practice.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectGraduaçãopt_BR
dc.subjectTeacherpt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectUndergraduate studentspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.titleFatores que influenciam no perfil dos alunos que ingressam no curso de química licenciatura da Universidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.title.alternativeFactors that influence the profile of students who enter the undergraduate chemistry course at the Federal University of Alagoaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma análise do perfil dos estudantes que ingressam no curso de Química Licenciatura na Universidade Federal de Alagoas, visando verificar a importância de um ensino médio e de um início de graduação de qualidade, para que o estudante se sinta estimulado e empenhado para atingir seus objetivos. A maioria dos alunos que realizaram o ensino médio em escola pública sofreu com algum tipo de dificuldade quanto à qualidade do ensino, seja por falta de infraestrutura, por falta de professores ou até mesmo de uma metodologia que fizesse com que compreendesse os conteúdos de uma maneira mais clara, podendo ser com a utilização de jogos didáticos ou com uma maior assistência por parte do docente. Com base nisso, foi realizada uma pesquisa com estudantes recém-ingressos no curso de química licenciatura através da aplicação de um questionário, a fim de verificar o motivo de ingressar no curso, suas perspectivas com a graduação, experiências e interesses durante o ensino médio, além de analisar alguns fatores sociais, econômicos e geográficos. A partir dos resultados obtidos podemos concluir que é importante acompanhar os desempenhos dos alunos durante a graduação, principalmente no início da carreira acadêmica, além de incentivá-los a prosseguir com o curso, mostrando a importância da prática docente.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.