00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IQB Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8553
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise das contribuições dos jogos como metodologias pedagógicas para o ensino da química
Título(s) alternativo(s): Analysis of the contributions of the game as pedagogical methodologies for the teaching of chemistry
Autor(es): Freitas, Denize Silva de
Primeiro Orientador: Miranda, Edma Carvalho de
metadata.dc.contributor.referee1: Paula, Francine Santos de
metadata.dc.contributor.referee2: Malta, Valéria Rodrigues dos Santos
Resumo: Na atualidade, na prática escolar, o emprego de recursos pedagógicos no ensino nas salas de aulas como, o uso de novas metodologias mais dinâmicas, entre elas a aplicação de jogos didáticos no ensino da disciplina de química pelos docentes, torna-se extremamente importante para uma melhor construção do processo de ensino-aprendizagem. Este trabalho teve como objetivo apresentar um panorama sobre a importância do desenvolvimento de jogos didáticos no ensino da química, nas salas de aulas. A metodologia adotada para a realização da pesquisa foi análise de publicações presente em bancos de dados eletrônicos, do período de: 2008 a 2020, nos idiomas: português e espanhol. Os principais trabalhos encontrados sobre o tema, foram analisados e discutidos ao longo do estudo, por meio da elaboração de fichamentos. Os jogos educacionais são considerados por diversos pesquisadores um meio bastante eficaz para trabalhar diversos pontos no âmbito educacional, pois essa metodologia ativa, além de ser dinâmica, estimula os discentes utilizarem o conhecimento adquirido ao longo dos anos. A análise dos estudos presente na literatura científica demostram que, apesar dos grandes avanços, o estudo da química ainda é realizado de maneira simples para a fixação dos conceitos, sendo a utilização de jogos e atividades lúdicas uma ferramenta auxiliar para a fixação dos conteúdos Diante do levantamento bibliográfico realizado, acredita-se que haja a necessidade de uma maior divulgação dos jogos disponíveis entre a categoria docentes de química bem como novos estudos sobre o impacto da implementação dos jogos educacionais nas escolas brasileiras.
Abstract: Nowadays in school practice, the use of current pedagogical resources in teaching in classrooms such as: the use of new more dynamic methodologies, among them: the application of didactic games in the teaching of the chemistry discipline by teachers, becomes extremely importante for a better construction of the teaching-learning process of students. This work aims to present an overview of the importance of the development of didactic games in the teaching of chemistry in the classrooms. The methodology adopted for the research was the analysis of publications presente in electronic databases, from the period of: 2008 to 2020, in the following languages Portuguese and Spanish. The main studies found on the subject were analyzed and discussed throughout the study, through the preparation of records. Educational games are considered by several researchers a very effctive means to work several points in the educational field, because this active methodology is not only dynamic, it encourages students to use the knowledge acquired over the years. The analysis of studies present in the scientific literature shows that despite the great advances, the study of chemistry is still carried out in a simple way for the fixation of concepts. Therefore, it is importante to develop new studies on the impact of the implementation of educational games in Brazilian schools.
Palavras-chave: Jogos didáticos
Ensino de química
Metodologias ativas de ensino
New methodologies
Gaming
Teach in chemistry
Teaching-learning processes
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Química
Citação: Freitas, Denize Silva de. Análise das contribuições dos jogos como metodologias pedagógicas para o ensino da química. 2022. 66 f. Monografia (Trabalho de conclusão de curso de Química : Licenciatura) - Instituto de Química e Biotecnologia, Curso de Graduação em Química, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8553
Data do documento: 20-jan-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Analise das contribuicoes dos jogos como metodologias pedagogicas para o ensino da quimica.pdf1.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.