00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) 02 EDUFAL - EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CIÊNCIAS HUMANAS Livros de Educação - EDUFAL
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8549
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Elton Malta (org.)-
dc.creatorAbio, Gonzalo (org.)-
dc.creatorLima, Regina Maria Ferreira da Silva (org.)-
dc.creatorSantos, Vera Lúcia Pontes dos (org.)-
dc.date.accessioned2022-02-20T23:53:38Z-
dc.date.available2022-
dc.date.available2022-02-20T23:53:38Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Elton Malta; ABIO, Gonzalo; LIMA, Regina Maria Ferreira da Silva; SANTOS, Vera Lúcia Pontes dos. UFAL conectada: formação e transformação digital em tempos de covid-19. Maceió, AL: EDUFAL, 2021. E-book (223 p.). ISBN: 978-65-5624-029-9.pt_BR
dc.identifier.isbn978-65-5624-029-9pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8549-
dc.descriptionAs pesquisas apresentadas nesta obra foram entregues e submetidas, no ano de 2020, ao Edital Nº 01 2020 da Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal) como partes do Programa de Publicação de Conteúdos Digitais — Seleção de Propostas para Publicação de E-books relacionados à pandemia da Covid-19.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherEditora da Universidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsEDUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCovid-19pt_BR
dc.subjectTecnologia digitalpt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectDistanciamento socialpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleUFAL conectada: formação e transformação digital em tempos de covid-19pt_BR
dc.typeE-bookpt_BR
dc.description.resumoVivemos um momento ímpar na história da humanidade, em que uma pandemia nos coloca em uma condição de distanciamento social e em um nível de isolamento domiciliar acentuados. Não obstante haja registros de outros momentos da história em que pandemias nos colocaram em situações similares, sua singularidade deve-se ao fato de que, pela primeira vez, as tecnologias digitais disponíveis possibilitaram a atenuação deste afastamento, permitindo a manutenção da proximidade afetiva e relacional a despeito do distanciamento físico, e o prosseguimento da atividade laboral e acadêmica, embora sob outra perspectiva. O uso de tecnologias digitais como mediadora do processo educativo começa a ser estudado na Ufal no início da década de 90, com a criação do Núcleo de Informática na Educação Superior (NIES), que se tornou um núcleo de referência no Brasil na pesquisa e no desenvolvimento de metodologias educacionais mediadas pelo computador. Ainda nesta mesma década assistimos ao início da educação a distância na Ufal com a implantação do curso de graduação em Pedagogia a Distância do Centro de Educação, através do Programa dos Municípios Alagoanos (PROMUAL), que ainda não utilizava o recurso da internet. Nos anos que se sucederam, a utilização de tecnologias digitais na mediação dos processos educativos avança de maneira irreversível na Universidade Federal de Alagoas, saindo da restrição dos cursos ditos a distância e se espraiando pelos cursos presenciais. Em janeiro de 2020 uma nova gestão assume o comando da universidade, tendo como uma de suas prioridades o apoio e a ampliação às atividades educacionais mediadas pelas tecnologias digitais, com o compromisso de oferecer suporte irrestrito às ações da Cied e à Educação a Distância na Ufal. O mês de março, no entanto, surpreende a todos com uma pandemia, resultando na suspensão das atividades presenciais logo no primeiro dia do retorno às aulas para o início do período letivo denominado 2020.1. As atividades via internet logo se tornam a única opção possível para a continuidade dos trabalhos nos diversos setores da instituição. Instala-se uma forte discussão nos espaços de gestão sobre como tornar viável a continuidade das atividades acadêmicas, em particular as aulas, com a utilização das inúmeras ferramentas disponíveis para a educação à distância ou para o ensino remoto. Encontraremos nas páginas seguintes deste e-book as narrativas, análises e perspectivas decorrentes desta experiência que estamos vivendo, iluminadas pelas vivências pretéritas e norteadas pelos sonhos, projetos, prospecções e expectativas do futuro. Esperamos que, como os autores desta produção, o leitor possa fazer uma viagem pelo fascinante mundo acadêmico que se descortina com o uso das tecnologias digitais na mediação das atividades educativas.pt_BR
Aparece nas coleções:Livros de Educação - EDUFAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ufal conectada.pdf16.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.