Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8549
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Nascimento, Elton Malta (org.) | - |
dc.creator | Abio, Gonzalo (org.) | - |
dc.creator | Lima, Regina Maria Ferreira da Silva (org.) | - |
dc.creator | Santos, Vera Lúcia Pontes dos (org.) | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-20T23:53:38Z | - |
dc.date.available | 2022 | - |
dc.date.available | 2022-02-20T23:53:38Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Elton Malta; ABIO, Gonzalo; LIMA, Regina Maria Ferreira da Silva; SANTOS, Vera Lúcia Pontes dos. UFAL conectada: formação e transformação digital em tempos de covid-19. Maceió, AL: EDUFAL, 2021. E-book (223 p.). ISBN: 978-65-5624-029-9. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-65-5624-029-9 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8549 | - |
dc.description | As pesquisas apresentadas nesta obra foram entregues e submetidas, no ano de 2020, ao Edital Nº 01 2020 da Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal) como partes do Programa de Publicação de Conteúdos Digitais — Seleção de Propostas para Publicação de E-books relacionados à pandemia da Covid-19. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Editora da Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | EDUFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Covid-19 | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia digital | pt_BR |
dc.subject | Pandemia | pt_BR |
dc.subject | Distanciamento social | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | UFAL conectada: formação e transformação digital em tempos de covid-19 | pt_BR |
dc.type | E-book | pt_BR |
dc.description.resumo | Vivemos um momento ímpar na história da humanidade, em que uma pandemia nos coloca em uma condição de distanciamento social e em um nível de isolamento domiciliar acentuados. Não obstante haja registros de outros momentos da história em que pandemias nos colocaram em situações similares, sua singularidade deve-se ao fato de que, pela primeira vez, as tecnologias digitais disponíveis possibilitaram a atenuação deste afastamento, permitindo a manutenção da proximidade afetiva e relacional a despeito do distanciamento físico, e o prosseguimento da atividade laboral e acadêmica, embora sob outra perspectiva. O uso de tecnologias digitais como mediadora do processo educativo começa a ser estudado na Ufal no início da década de 90, com a criação do Núcleo de Informática na Educação Superior (NIES), que se tornou um núcleo de referência no Brasil na pesquisa e no desenvolvimento de metodologias educacionais mediadas pelo computador. Ainda nesta mesma década assistimos ao início da educação a distância na Ufal com a implantação do curso de graduação em Pedagogia a Distância do Centro de Educação, através do Programa dos Municípios Alagoanos (PROMUAL), que ainda não utilizava o recurso da internet. Nos anos que se sucederam, a utilização de tecnologias digitais na mediação dos processos educativos avança de maneira irreversível na Universidade Federal de Alagoas, saindo da restrição dos cursos ditos a distância e se espraiando pelos cursos presenciais. Em janeiro de 2020 uma nova gestão assume o comando da universidade, tendo como uma de suas prioridades o apoio e a ampliação às atividades educacionais mediadas pelas tecnologias digitais, com o compromisso de oferecer suporte irrestrito às ações da Cied e à Educação a Distância na Ufal. O mês de março, no entanto, surpreende a todos com uma pandemia, resultando na suspensão das atividades presenciais logo no primeiro dia do retorno às aulas para o início do período letivo denominado 2020.1. As atividades via internet logo se tornam a única opção possível para a continuidade dos trabalhos nos diversos setores da instituição. Instala-se uma forte discussão nos espaços de gestão sobre como tornar viável a continuidade das atividades acadêmicas, em particular as aulas, com a utilização das inúmeras ferramentas disponíveis para a educação à distância ou para o ensino remoto. Encontraremos nas páginas seguintes deste e-book as narrativas, análises e perspectivas decorrentes desta experiência que estamos vivendo, iluminadas pelas vivências pretéritas e norteadas pelos sonhos, projetos, prospecções e expectativas do futuro. Esperamos que, como os autores desta produção, o leitor possa fazer uma viagem pelo fascinante mundo acadêmico que se descortina com o uso das tecnologias digitais na mediação das atividades educativas. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros de Educação - EDUFAL |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ufal conectada.pdf | 16.07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.