Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8544
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A abordagem do equilíbrio de oxirredução através da aplicação de jogo didático |
Título(s) alternativo(s): | The oxidation-reduction equilibrium approach through the application of a didactic game |
Autor(es): | Correia Júnior, Cláudio |
Primeiro Orientador: | Anunciação, Daniela Santos |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Lira, Fabricio Lúcio Cansanção |
metadata.dc.contributor.referee1: | Barros, Maria Ester de Sá Barreto |
metadata.dc.contributor.referee2: | Paula, Francine Santos de |
Resumo: | Uma série de ferramentas didáticas podem ser empregadas para auxiliar o processo de ensino e aprendizagem de forma que se torne mais significativo e atraente para os alunos. Uma alternativa de sucesso é a utilização de jogos didáticos e atividades lúdicas em sala de aula. O presente trabalho aborda o desenvolvimento, aplicação e a avaliação de um jogo didático relacionado ao equilíbrio oxirredução para uma turma de Química Analítica 1 do curso de Química da Universidade Federal de Alagoas. A construção do jogo envolveu a elaboração de cartas codificadas e um tabuleiro; e uso de dados e marcadores para auxiliar os jogadores. Foram aplicados questionários desde antes das aulas do conteúdo ao dia de aplicação do jogo com os estudantes presentes em sala de aula. Os resultados foram analisados por meio das respostas aos questionários bem como avaliação dos estudantes jogadores e equipe idealizadora. De acordo com os resultados, pode-se inferir que o jogo auxiliou o processo de ensino e aprendizagem do equilíbrio de oxirredução, promovendo maior diálogo e interação entre os alunos, além de ter sido empregado como instrumento avaliativo de forma dinâmica e agradável aos estudantes. |
Abstract: | A lot of didactic tools can be employed to help the teaching-learning process in order to become more significant and attractive for pupils. A successful alternative is the use of didactic games and ludic activities in classroom. The present work involves the development, application and evaluation of a didactic game related to redox equilibrium for a group of students of Analytical Chemistry 1 from Chemistry course of Federal University of Alagoas. The game building involved elaboration of codified cards and a board; use of dice and markers to help players. They were applied quizzes since before classes of content to the day of game application with students present in classroom. Results were analyzed through the answers of quizzes and through student-players and creative team evaluation. According to the results, the game improved the teaching-learning process of redox equilibrium, promoted more dialogue and interaction between students. Besides, students employed it as evaluative as a dynamic and pleasant way of teaching. |
Palavras-chave: | Jogo Ensino de Química Equilíbio redox Game Teaching of chemistry Redox equilibrium |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Química |
Citação: | Correia, Cláudio. A abordagem do equilíbrio de oxirredução através da aplicação de jogo didático. 2022. 61 f. Monografia (Trabalho de conclusão de curso em Química : Licenciatura) - Instituto de Química e Biotecnologia, Curso de Graduação em Química, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8544 |
Data do documento: | 11-fev-2019 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A abordagem do equilibrio de oxirreducao atraves da aplicacao de jogo didatico.pdf | 1.84 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.