00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) - CEDU Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA COM USO DAS TIC - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8542
Tipo: Especialização
Título: Os professores diante do uso das TIC no contexto escolar
Título(s) alternativo(s): The teacher's facing the use of the TIC in the school context
Autor(es): Alves, Ednéa Mônica Acioli
Primeiro Orientador: Massetto, Débora Cristina
metadata.dc.contributor.referee1: Mercado, Elisagela Leal de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Givanildo da
Resumo: O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na educação ainda é um dilema nas instituições de ensino. Em especial, quando os docentes – juntamente com a gestão e comunidade escolar –, encaram os recursos digitais como ferramentas distantes do mundo da educação. Outro fator que impede a utilização das TIC está concentrado na formação docente, uma vez que o assunto deve ser discutido de forma aprofundada. A partir desse cenário, a presente pesquisa teve como objetivo analisar o uso das TIC no contexto escolar a partir das perspectivas dos docentes, investigando se esses fazem a utilização das tecnologias em suas aulas, assim como os desafios e as possibilidades A metodologia concentrou-se em uma pesquisa qualitativa e os dados foram coletados por meio de questionário enviado aos professores atuantes na Educação Básica. A partir das análises, compreendeu-se que os docentes apresentavam habilidades para o uso das TIC em sala de aula, entretanto, o não uso estaria relacionado à falta de estrutura e à formação docente. Em linhas gerais, a pesquisa foi importante na medida que buscou compreender o cenário e a perspectiva dos professores frente ao uso das tecnologias no âmbito educacional.
Abstract: The use of Information and Communication Technologies (ICT) in education is still a dilemma in educational institutions. In particular when teachers – together with management and the school community –, regard the use of digital resources as something far from the education world. Another factor that prevents the use of ICT is concentrated in teacher training, since the subject must be discussed in depth. Based on this scenario, the present research aimed to analyze the use of ICT in the school context from the perspectives of the teachers, investigating whether they make use of technologies in their classes, as well as the challenges and possibilities. in a qualitative research and data were collected through a questionnaire sent to teachers working in Basic Education. From the analysis, it was understood that teachers had skills for using ICT in the classroom, however, non-use would be related to the lack of structure and teacher training. In general, the research was important as it sought to understand the scenario and the perspective of teachers regarding the use of technologies in the educational field.
Palavras-chave: Tecnologia da Informação e Comunicação
Formação docente
Professores
Information and communication technology
Teacher training
Teachers
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Especialização em Estratégias Didáticas para Educação Básica com uso das TIC
Citação: ALVES, Ednéa Mônica Acioli. Os professores diante do uso das TIC no contexto escolar. 2022. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Estratégias Didáticas com uso das Tecnologias ) – Centro de educação, Curso de Especialização “Lato Sensu” em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8542
Data do documento: 21-mar-2020
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA COM USO DAS TIC - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Os professores diante do uso das TICno contexto escolar.pdf946.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.