00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IQB Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8538
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Malta, Valéria Rodrigues dos Santos-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9000-9839pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4963825852843234pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Matos, Karine Garcia-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1758509725841433pt_BR
dc.contributor.referee1Paula, Francine Santos de-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-5482-4684pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4433476345682386pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Monique Gabriella Angelo da-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-9262-6507pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6683701278112547pt_BR
dc.creatorOliveira, Beatriz do Nascimento-
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-4563-9436pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4519639337085957pt_BR
dc.date.accessioned2022-02-19T04:51:20Z-
dc.date.available2022-02-18-
dc.date.available2022-02-19T04:51:20Z-
dc.date.issued2021-01-25-
dc.identifier.citationOliveira, Beatriz do Nascimento. A química dos cosméticos como proposta metodológica aplicando o empreendedorismo. 2022. 47 f. Monografia (Trabalho de conclusão de curso em Química : Licenciatura) – Instituto de Química e Biotecnologia, Curso de Graduação em Química, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8538-
dc.description.abstractThe objective of this work is to present an interactive and innovative proposal on how to apply entrepreneurship in Chemistry classes taking into account the Chemistry of Cosmetics. With the reformulation of the new High School, the National Common Curricular Base (BNCC) is a record that describes the basic knowledge of teaching ordered in competences and skills, these changes according to the Mystery of Education (MEC) are important to reverse the context of stagnation, promoting an integral equity education aimed at a more inclusive, democratic and fair society. The structural organization is composed of four areas of knowledge, in which the discipline of Chemistry is inserted in Natural Sciences and its technologies. In this sense, we highlight entrepreneurial Science, including Entrepreneurship as one of the structuring axes of the training itineraries, being used for the first time within a national legal framework of education. The activity was carried out at a State School in the city of Maceió-AL, developing in students characteristics such as: creativity, innovation, planning and leadership. The data of this action research were collected through a questionnaire proving the learning of the contents under a new methodology. In this way, the project’s intruction and experimntation help to advance educational knowledge, demystifying the concept of entrepreneurship which does not refer exclusively to the business world.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricular (BNCC)pt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCosméticospt_BR
dc.subjectEntrepreneurshippt_BR
dc.subjectChemistry teachingpt_BR
dc.subjectCosmetics chemistrypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.titleA química dos cosméticos como proposta metodológica aplicando o empreendedorismopt_BR
dc.title.alternativeCosmetics chemistry as a methodological proposal apllying entrepreneurshippt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO objetivo do presente trabalho é apresentar uma proposta interativa e inovadora de como aplicar o empreendedorismo nas aulas de Química levando em consideração a Química dos Cosméticos. Com a reformulação do novo Ensino Médio, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um registro que descreve os conhecimentos básicos do ensino ordenados em competências e habilidades, essas mudanças segundo o Mistério da Educação (MEC) são importantes para reverter o contexto de estagnação, promovendo uma educação integral de equidade voltada para uma sociedade mais inclusiva, democrática e justa. A organização estrutural é composta por quatro áreas do conhecimento, na qual a disciplina de Química está inserida em Ciências da Natureza e suas tecnologias. Neste sentido, destacamos a Ciência empreendedora, incluindo o Empreendedorismo como um dos eixos estruturantes dos itinerários formativos, sendo utilizado pela primeira vez dentro de um marco legal nacional da educação. A atividade foi executada em uma Escola Estadual do município de Maceió-AL, desenvolvendo nos estudantes características como: criatividade, inovação, planejamento e liderança. Os dados desta pesquisa-ação foram coletados através de um questionário comprovando a aprendizagem dos conteúdos sob uma nova metodologia. Desse modo, a instrução e a experimentação do projeto auxiliam para o progresso de saberes educativos desmistificando o conceito de empreendedorismo o qual não se refere exclusivamente ao mundo empresarial.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A quimica dos cosmeticos como proposta metodologica aplicando o empreendedorismo.pdf1.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.