00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) 02 EDUFAL - EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CIÊNCIAS HUMANAS Livros de Educação - EDUFAL
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Lúcia de Fátima (org.)-
dc.creatorMarques, Leônidas de Santana (org.)-
dc.date.accessioned2022-02-18T16:57:32Z-
dc.date.available2022-
dc.date.available2022-02-18T16:57:32Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationSANTOS, Lúcia de Fátima; MARQUES, Leônidas de Santana (org.). Universidade e escola: produção de saberes no cotidiano docente. Maceió: EDUFAL, 2021. E-book (125 p.). ISBN: 978-65-5624-095-4.pt_BR
dc.identifier.isbn978-65-5624-095-4pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8531-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherEditora da Universidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsEDUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)pt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectSaberes do docentept_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleUniversidade e escola: produção de saberes no cotidiano docentept_BR
dc.typeE-bookpt_BR
dc.description.resumoDentre os vários objetos de investigação que são apresentados nas publicações referentes à área de formação docente, um dos que mais têm chamado a atenção, na última década, é o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Essa política pública de formação de professores educacional, indubitavelmente, pode ser considerada como uma das principais ações do Estado brasileiro voltadas para diferentes dimensões do fazer pedagógico. Direta e indiretamente, o Pibid é um Programa que transforma, de modo visível, o cotidiano educacional em, pelo menos, três grandes recortes: a formação docente na universidade, as práticas de ensino e aprendizagem nas escolas, o vínculo entre o Ensino Superior e a Educação Básica. Criado em 2007, o Pibid vem, desde então, ressignificando o processo de formação docente, a partir de uma perspectiva pedagógica calcada na relação entre teoria e prática, constituindo uma práxis formativa sólida e cheia de capilaridades. Na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o Pibid é realizado desde a primeira edição, ainda que tenha aumentado seu porte quanti e qualitativamente ao longo dos anos. Desde 2013, este Programa, na Ufal, vem abarcando todas as licenciaturas, em suas mais diversas facetas: humanas, exatas, linguagens e naturais; presenciais ou à distância. Foram implementados subprojetos que estiveram à altura dessa diversidade, incluindo propostas disciplinares e interdisciplinares, envolvendo um ou mais municípios, contando, muitas vezes, com integrantes voluntários nos diferentes tipos de função que o Pibid prevê: coordenadores/as (docentes do Ensino Superior), supervisores/as (docentes da Educação Básica) e bolsistas ID (estudantes do Ensino Superior).pt_BR
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