00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8503
Tipo: Tese
Título: Aquisição do onset complexo em crianças com desenvolvimento fonológico típico e atípico de Maceió-AL
Título(s) alternativo(s): Acquisition of complex onset by children with typical and atypical phonological development, living in Maceió-AL
Autor(es): Soares, Maraísa Espíndola de Castro
Primeiro Orientador: Oliveira Junior, Miguel
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Payão, Luzia Miscow da Cruz
metadata.dc.contributor.referee1: Keske-Soares, Marcia
metadata.dc.contributor.referee2: Cavalcante, Marianne Carvalho Bezerra
metadata.dc.contributor.referee3: Costa, Januacele Francisca da
metadata.dc.contributor.referee4: Sedrins, Adeilson Pinheiro
Resumo: Durante o percurso de aquisição fonológica, a última estrutura silábica a alcançar estabilidade dentro do sistema fonológico da criança no Português Brasileiro (PB) é a constituída pelo onset complexo, por volta dos 5 anos de idade (MOTA, 1996; SCHEUER, BEFI-LOPES, WERTZNER, 2003; PAYÃO, 2004; RIBAS, 2006; CASTRO, 2015; CERON et al., 2017). Nessa trajetória de aquisição a criança realiza os processos fonológicos, a fim de atingir as palavras-alvo do adulto (LAMPRECHT, 2004), tanto no desenvolvimento fonológico típico como atípico. Porém, no desenvolvimento atípico é constatado um atraso na estabilidade de todos os elementos do sistema fonológico e a persistência dos processos fonológicos (RIBAS, 2006). Este estudo tem como objetivo a descrição e a análise da aquisição do onset complexo por crianças com desenvolvimento fonológico típico entre 3;0 e 8;11 anos de idade e desenvolvimento fonológico atípico entre 5;0 e 8;11 anos, residentes em Maceió-AL. Foram analisados os ambientes influenciadores e os processos fonológicos realizados por 36 crianças com desenvolvimento fonológico típico e 26 crianças com desenvolvimento atípico, estudantes de escolas municipais públicas dessa cidade, sem comprometimentos auditivos, motores, miofuncionais orais que afetassem a produção dos sons da fala. A coleta dos dados de fala das crianças foi realizada por meio das avaliações com o Teste de Linguagem Infantil – ABFW (WERTZNER, 2004) e o Instrumento de Avaliação Fonológica - INFONO (CERON, 2015). Em seguida, os dados foram analisados por meio de análise descritiva, fundamentada na teoria da Geometria de Traços (CLEMENTS, HUME, 1995), Teoria Métrica (LIBERMAN, PRICE, 1977) e na Teoria da Sílaba (SELKIRK, 1984). Foi observada, no desenvolvimento fonológico típico, uma maior quantidade de produções corretas, à medida que aumentava a faixa etária; ao contrário das crianças com desenvolvimento fonológico atípico, cujos percentuais permaneceram baixos nas crianças maiores. Observou-se que alguns contextos como tipo da líquida, o modo e ponto da obstruinte e a vogal pertencente à estrutura silábica CCV influenciam diretamente na aquisição do onset complexo pelas crianças típicas e atípicas. Esses ambientes fonológicos fornecem indícios relevantes de que a aquisição desta estrutura silábica é guiada pelo segmento – aquisição bottom-up. Também foi observada uma influência da sílaba tônica, sendo favorável à aquisição do onset complexo. Em relação aos processos fonológicos, constatou-se uma maior ocorrência do processo fonológico de simplificação para C1V. Foi observada uma ocorrência significativa dos processos de substituição da líquida e metátese, principalmente nas crianças atípicas. O presente estudo traz importantes contribuições para o entendimento da aquisição dessa estrutura silábica mais complexa e de aquisição tardia. Os dois instrumentos de avaliação utilizados possibilitaram análises complementares e refinadas quanto à aquisição do onset complexo, subsidiando, assim, a abordagem fonoaudiológica para a seleção de palavras-alvos na avaliação e também no tratamento das alterações de fala de natureza fonológica.
Abstract: During the phonological acquisition path, the last syllabic structure to achieve stability within the child's phonological system in Brazilian Portuguese (BP) is the complex onset, around 5 years of age (MOTA, 1996; SCHEUER, BEFI-LOPES, WERTZNER, 2003; PAYÃO, 2004; RIBAS, 2006; CASTRO, 2015; CERON et al., 2017). In this course of acquisition, the child performs the phonological processes in order to achieve the target words of the adult (LAMPRECHT, 2004), both in typical and atypical phonological development. However, in atypical development, there is a delay in the stability of all elements of the phonological system and the persistence of phonological processes (RIBAS, 2006). This study aims to describe and analyze the acquisition of complex onset by children with typical phonological development between 3;0 and 8;11 years of age and atypical phonological development between 5;0 and 8;11, living in Maceió-AL. It was analyzed the influencing environments and phonological processes performed by 36 children with typical phonological development and 26 children with atypical development, students from public municipal schools in this city, without hearing, motor, and oral myofunctional impairments that would affect the production of speech sounds. The collection of speech data of children was performed through evaluations with the Child Language Test - ABFW (WERTZNER, 2004) and the Phonological Evaluation Instrument - INFONO (CERON, 2015). Then, the data were tabulated and analyzed through descriptive analysis, based on the Features Geometry Theory (CLEMENTS, HUME, 1995), Metric Theory (LIBERMAN, PRICE, 1977) and the Syllable Theory (SELKIRK, 1984). In typical phonological development, a greater amount of correct productions was observed as the age group increased; unlike children with atypical phonological development, whose percentages remained low in older children. It was observed that some contexts such as type of liquid, mode and point of obstruent and vowel belonging to the CCV syllabic structure directly influence the acquisition of complex onset by typical and atypical children. These phonological environments provide relevant evidence that the acquisition of this syllabic structure is guided by the segment - bottom-up acquisition. A tonic syllable influence was also observed, being favorable to the acquisition of the complex onset. With regard to phonological processes, the phonological process of simplification for C1V was more frequent. A significant occurrence of the processes of substitution of the liquid andmetathesis was observed, especially in atypical children. This study brings importante contributions to the understanding of the acquisition of this more complex syllabic structure with late acquisition. The two evaluation instruments provided complementary and refined analyses regarding the acquisition of complex onset, thus supporting the speech therapy approach for the selection of target words in the evaluation and also in the treatment of speech disorders of phonological nature.
Palavras-chave: Distúrbios da fala - criança
Linguagem
Transtornos da articulação
Speech
Child
Language
Articulation disorders
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura
Citação: SOARES, Maraísa Espíndola de Castro. Aquisição do onset complexo em crianças com desenvolvimento fonológico típico e atípico de Maceió-AL. 2022. 137 f. Tese (Doutorado em Linguística e Literatura) - Faculdade de Letras, Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8503
Data do documento: 2-dez-2019
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