00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) 02 EDUFAL - EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CIÊNCIAS HUMANAS Livros de Educação - EDUFAL
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dc.creatorFumes, Neiza de Lourdes Frederico (org.)-
dc.creatorCarmo, Bruno Cleiton Macedo do (org.)-
dc.date.accessioned2022-02-14T14:39:36Z-
dc.date.available2022-02-14-
dc.date.available2022-02-14T14:39:36Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationFUMES, Neiza de Lourdes Frederico; CARMO, Bruno Cleiton Macedo do. (org). Deficiência, educação e pandemia: a desigualdade revelada. Maceió: EDUFAL, 2021. E-book (86 p.). ISBN 978-65-5624-045-9.pt_BR
dc.identifier.isbn978-65-5624-045-9pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8497-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherEditora da Universidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsEDUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCovid-19pt_BR
dc.subjectPessoas com deficiênciapt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleDeficiência, educação e pandemia: a desigualdade reveladapt_BR
dc.typeE-bookpt_BR
dc.description.resumoA Covid-19, até o início de junho de 2021, acometeu mais de 173 milhões de indivíduos em todos os países e regiões do globo, causando a morte de aproximadamente 3,73 milhões pessoas. No Brasil, a doença avançou rapidamente, tornando o país o segundo no mundo com maior número de casos e mortes: mais de 16,9 milhões de casos confirmados e mais de 473 mil mortes. Enquanto não há tratamento eficaz para combater a doença, e diante da ausência de propostas globais de políticas públicas de vacinação da população para evitar a infecção pelo vírus, as autoridades de saúde orientam que a adoção de medidas de higiene e de afastamento social é a melhor maneira de prevenir a contaminação e o adoecimento das pessoas. Assim, medidas de distanciamento social foram adotadas por diversos governos, o que acabou por afetar vários setores da sociedade, como comércios, indústrias, turismo e educação. Nas instituições particulares, a educação à distância e as aulas de ensino remoto foram ampla e rapidamente adotadas. Contudo, na rede. pública de ensino, as dificuldades para a implementação das mesmas estratégias mostraram-se potencializadas, visto a dificuldade de acesso a tecnologias pela população e, até mesmo, a exclusão digital daqueles mais pobres. Sem dúvidas, a crise educacional causada pela pandemia da Covid-19 exacerbou a exclusão vivenciada pelas pessoas com deficiência, as quais já enfrentam inúmeras barreiras para o exercício do direito à educação. Assim, esse livro busca analisar a complexidade do cenário educacional em tempos de pandemia e seus impactos na inclusão educacional de alunos com deficiência no Brasil. Para isso, foram convidados vários profissionais com experiência na área da Educação e, principalmente, da pessoa com deficiência, a fim de tratar sobre esta problemática. Desse modo, trazemos nove capítulos abordando os temas: Pessoa com Deficiência, Educação e Pandemia da Covid-19.pt_BR
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