00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8493
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Menezes, Anderson de Alencar-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3996757440963288pt_BR
dc.contributor.referee1Chaves, José Afonso-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1258524189978551pt_BR
dc.contributor.referee2Lima, Walter Matias-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0941145152986197pt_BR
dc.creatorSilva, Vitor Gomes da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8950997228256765pt_BR
dc.date.accessioned2022-02-14T02:24:31Z-
dc.date.available2022-02-13-
dc.date.available2022-02-14T02:24:31Z-
dc.date.issued2022-06-06-
dc.identifier.citationSILVA, Vitor Gomes da. Invisibilidade e sofrimento: uma análise epistemológica dos jovens em situação de encarceramento e egressos do sistema socioeducativo em Alagoas. 2022. 96 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8493-
dc.description.abstractThis study aims to analyze the social reality of young people supported in the socio-educational system, and our focus is the recognition of the subject of law, whether internal or egress in the socio-educational system in Alagoas. For this, we will use as a theoretical basis the concept of the world of life, positioning Habermas (1989) when he lists, among other things, three structural components: culture, society and the person, which also correspond to three "functional aspects” of communicative action. That said, in this research, we seek to highlight the third component that is presented under the prism of socialization, which is related to the formation of individuals' personal identities. Likewise, we use other important social concepts, such as Invisibility and Suffering, focusing on the works of Honneth (2011), Herzog (2019) and Menezes (2014), who present this perspective in an egalitarian and resolute way for the end of social ghosts. In addition to the dialogue with these authors, we opted for the literature review method, which is considered a secondary data collection source based on cultural or scientific contributions made in the past on a given subject, in our case, the socio-educational system and theories regarding invisibility and suffering. Thus, we started from a narrative bibliographic review, seeking, with this, to establishing relationships with previous productions, identifying recurring themes and pointing out new perspectives. Furthermore, with this method, bibliographic productions in a given area are analyzed, providing the state of the art on a specific topic, highlighting new ideas, subthemes that have received greater or lesser emphasis in the selected literature. At the end of the research, we highlight the need for a greater discussion about the State ‘s responsibility in the social recognition of these young people, following not only the Habermasian premise, but also the Honethean and Herzogian vision.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHabermaspt_BR
dc.subjectSofrimentopt_BR
dc.subjectInvisibilidadept_BR
dc.subjectSocioeducandopt_BR
dc.subjectMundo da vidapt_BR
dc.subjectWorld of lifept_BR
dc.subjectSufferingpt_BR
dc.subjectInvisibilitypt_BR
dc.subjectSocioeducatingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAOpt_BR
dc.titleInvisibilidade e sofrimento: uma análise epistemológica dos jovens em situação de encarceramento e egressos do sistema socioeducativo em Alagoaspt_BR
dc.title.alternativeInvisibility and suffering on epistemological analysis of young people in a situation of incarceration on education in the socio-educational system in Alagoaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo analisar a realidade social dos jovens amparados no sistema socioeducativo, sendo nosso foco o reconhecimento do sujeito de direito, seja do interno ou do egresso no sistema socioeducativo alagoano. Para isso, utilizaremos como base teórica o conceito de mundo da vida, posicionamento de Habermas (1989) quando enumera, dentre entre outras coisas, três componentes estruturais: a cultura, a sociedade e a pessoa, às quais correspondem também a três “aspectos funcionais” do agir comunicativo. Posto Isto, nesta pesquisa, buscamos destacar o terceiro componente que se apresenta sob o prisma da socialização, o qual está relacionado à formação das identidades pessoais dos indivíduos. Da mesma forma, utilizamos outros conceitos sociais importantes, como Invisibilidade e Sofrimento, com foco nas obras de Honneth (2011), Herzog (2019) e Menezes (2014), os quais apresentam essa perspectiva de forma igualitária e resolutiva para o fim dos “fantasmas” sociais. Além do diálogo com esses autores, optamos pelo método de revisão bibliográfica, considerado uma fonte de coleta de dados secundária a partir de contribuições culturais ou científicas realizadas no passado sobre um determinado assunto, em nosso caso, o sistema socioeducativo e as teorias referentes à invisibilidade e o sofrimento. Assim, partimos de uma revisão bibliográfica narrativa, buscando, com isso, estabelecer relações com produções anteriores, identificando temáticas recorrentes e apontando novas perspectivas. Outrossim, com este método, são analisadas as produções bibliográficas em determinada área, fornecendo o estado da arte sobre um tópico específico, evidenciando novas ideias, subtemas que têm recebido maior ou menor ênfase na literatura selecionada. Ao fim da pesquisa, destacamos a necessidade de uma maior discussão acerca da responsabilidade do Estado no reconhecimento social desses jovens, seguindo não apenas a premissa habermasiana, mas também a visão honetheana e herzoguiano.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.