00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Mercado, Luís Paulo Leopoldo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5780536667755396pt_BR
dc.contributor.referee1Viana, Maria Aparecida Pereira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5842179916349442pt_BR
dc.contributor.referee2Araújo, Ronaldo Ferreira de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3328212638040851pt_BR
dc.creatorSilva, Júlio César Correia da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4239447147036109pt_BR
dc.date.accessioned2022-02-12T00:33:55Z-
dc.date.available2022-02-11-
dc.date.available2022-02-12T00:33:55Z-
dc.date.issued2021-08-27-
dc.identifier.citationSILVA, Júlio César Correia da. E-dialogicidade como perspectiva da comunicação científica aberta nos periódicos de educaçao. 2022. 182 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8488-
dc.description.abstractThis research investigates the dialogue in the national journals in the education, with emphasis on the regulatory elements that profile the opening od the datas and constitutes the Open Science in the interface periodized. The element that characterizes the dialogue in this ambience is the e-dialogicity that it defines by the ordinary dialogue mediatization through the usability of a digital devices. The aims os this study it is characterized the occurrence of the prevalent e-dialogic mechanisms on the educational journals, for that seeks to answer: which e-dialogicity elements are presents in the scientific disclosure on the brazilian education journals available on the portals Scielo Brazil and Educ@? This study it is a qualitative research under the approach the multiple cases about the existence of dialogicity on the brazilian education journals, in which it is highlighted the structure of national journals and the interfaces communicative profile, characterized the multidimensionality optics the collected datas e condensed by the analysis content. Data collection is a documentary and bibliographic collection, which precedes the constraints of e-dialogism present in periodized environments and in the curation of data in digital information and communication technologies (DICT), against the background of Open Science and its paradigm in Data Science that configures the type of e-dialogical element present in the interfaces of the investigated journals and profiles the and dialogicity that is to be achieved in this research. The result of the research demonstrates how e-dialogicity is present in educational journals and how it is structured, and can take place in environments of mediaization of academic data or in social networks that stimulate the sharing of scientific research and the feedback of non-specialized or non-computerized specialists and readers, promoting the opening of data from the perspective of democratic dialogue and serving as a potential tool for citizenship training.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectE-Dialogicidadept_BR
dc.subjectTDICpt_BR
dc.subjectPeriódicos Educacionaispt_BR
dc.subjectCiência dos Dadospt_BR
dc.subjectCiência Abertapt_BR
dc.subjectE-dialogicitypt_BR
dc.subjectDICTpt_BR
dc.subjectEducational Journalspt_BR
dc.subjectOpen Sciencept_BR
dc.subjectData Sciencept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.titleE-dialogicidade como perspectiva da comunicação científica aberta nos periódicos de educaçaopt_BR
dc.title.alternativeE-dialogicity as a perspective of open scientific communication in education journalspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa investiga as fontes de diálogo existentes nos periódicos nacionais da área da Educação, com ênfase nos elementos regulatórios que modelam a abertura de dados e constitui a Ciência Aberta nas interfaces periodizadas. O elemento que caracteriza o diálogo nesses ambientes é a e-dialogicidade que define-se pela midiatização do diálogo comum por meio da usabilidade de um dispositivo digital. O objetivo desse estudo é caracterizar a ocorrência de mecanismos e-dialógicos prevalecentes nos periódicos educacionais, para isso busca-se responder: quais elementos de e-dialogicidade estão presentes na divulgação científica nos periódicos brasileiros da educação disponibilizados nos portais Scielo Brasil e Educ@? A pesquisa tem caráter qualitativo sob a abordagem de estudo de múltiplos casos acerca da existência da e-dialogicidade nos periódicos brasileiros educacionais, no qual evidenciamos a estrutura dos periódicos nacionais e o perfil comunicativo das interfaces, caracterizados pela multidimensionalidade dos dados coletados e condensados via análise de conteúdo. A coleta de dados trata-se de um apanhado documental e bibliográfico, que precede as condicionantes do e-dialogismo presente em ambientes periodizados e na curadoria de dados em tecnologias digitais de informa e comunicação (TDIC), tendo como pano de fundo a Ciência Aberta e seu paradigma na Ciência dos Dados que configura o tipo de elemento e-dialógico presente nas interfaces dos periódicos investigados e perfiliza a e-dialogicidade que se quer alcançar nesta pesquisa. O resultado da pesquisa demonstra de que forma a e-dialogicidade está presente nos periódicos educacionais e como se estrutura, podendo se dar em ambientes de midiatização de dados acadêmicos ou em redes sociais que estimulam a partilha de pesquisas científicas e o feedback de especialistas e leitores não-especializados ou não-informatizados, promovendo a abertura de dados na perspectiva do diálogo democrático e servindo de ferramenta potencial para a formação em cidadania.pt_BR
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