06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - HISTÓRIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Trajetória de professoras negras em Delmiro Gouveia/AL: memórias e identidades
Autor(es): Silva, Lizandra Noia da
Primeiro Orientador: Silva, Maria Aparecida da
metadata.dc.contributor.referee1: Figueiredo, Carla Taciane
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Ana Cristina Conceição
Resumo: O presente trabalho, intitulado Trajetória de professoras negras em Delmiro Gouveia/AL: memórias e identidades, têm como principal objetivo analisar o processo de formação identitária das professoras a partir de suas experiências enquanto mulheres negras e educadoras. Busca-se compreender como o reconhecimento étnico-racial das professoras pode afetar o desenvolvimento dos alunos na construção da identidade étnico-racial. Nesse contexto, expõe-se uma discussão acerca do significado de identidade abordado por autores(as) como Munanga (2020) e Gomes (2005) em relação com a identidade negra. Diante disto, faz-se apontamentos sobre a condição da mulher negra na sociedade brasileira, apresentando o feminismo negro na luta contra pensamentos machistas e sexistas, tendo como referência autoras como Carneiro (2003) e Ribeiro (2017). Seguindo essa linha de pensamento, é fomentada a discussão sobre a inserção de negros/as no espaço escolar, uma vez que os sujeitos dessa pesquisa são professoras negras. Nesse sentido, explana-se a respeito de figuras importantes e movimentos que foram fundamentais nesse processo no qual o negro luta e resiste perante uma sociedade segregacionista. Nesse percurso de lutas e resistências, a lei 10.639/03, que torna obrigatório os estudos sobre a cultura africana e afro-brasileira, é considerada uma grande conquista do movimento negro. A referida pesquisa busca identificar a efetivação da lei 10.639/03, demostrando os prós e os contras que interferem na sua aplicabilidade. A partir das entrevistas, compreende-se que a construção da identidade étnico-racial depende de vários fatores. A família torna-se fundamental nesse processo, além do conhecimento e da valorização da estética negra. A professora que se autodeclara negra pode influenciar os alunos no processo de construção da identidade negra. O racismo é algo que ainda se encontra arraigado na sociedade, presente no cotidiano, muitas vezes de forma velada e outras de modo totalmente explícito. A pesquisa tem fundamentação teórica em autores que discutem identidade negra, feminismo negro, educação e relações de gênero. A pesquisa é qualitativa e tem como recurso metodológico a história oral, ou seja, utiliza-se de entrevistas semiestruturadas como coleta de dados.
Abstract: The present work, entitled Trajectory of black female teachers in Delmiro Gouveia/AL: memories and identities, has as main objective to analyze the process of identity formation of female teachers based on their experiences as black women and educators. It seeks to understand how the ethnic-racial recognition of teachers can affect the development of students in the construction of ethnic-racial identity. In this context, a discussion about the meaning of identity is discussed by authors such as Munanga (2020) and Gomes (2005) in relation to black identity. Given this, notes are made on the condition of black women in Brazilian society, presenting black feminism in the fight against sexist and sexist thoughts, having as reference authors such as Carneiro (2003) and Ribeiro (2017). Following this line of thought, the discussion about the insertion of black people in the school space is encouraged, since the subjects of this research are black teachers. In this sense, it explains about important figures and movements that were fundamental in this process in which black people fight and resist a segregationist society. In this path of struggles and resistance, the law 10.639/03, which makes studies on African and Afro-Brazilian culture mandatory, is considered a great achievement of the black movement. This research seeks to identify the effectiveness of law 10.639/03, demonstrating the pros and cons that interfere with its applicability. Based on the interviews, it is understood that the construction of ethnic-racial identity depends on several factors. The Family becomes fundamental in this process, in addition to the knowledge and appreciation of black aesthetics. The self-declared black teacher can influence students in the process of building a black identity. Racism is something that is still ingrained in society, present in everyday life, often in a veiled way and others in a totally explicit way. The research is theoretically based on authors who discuss black identity, black feminism, education and gender relations. The research is qualitative and has oral history as a methodological resource, that is, it uses semi-structured interviews as data collection.
Palavras-chave: História
Delmiro Gouveia - Alagoas
Professoras negras
Identidade
Memória
Black Women
Black Teachers
Identities
Memories
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de História
Citação: SILVA, Lizandra Noia da. Trajetória de professoras negras em Delmiro Gouveia/AL: memórias e identidades. 2022. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8466
Data do documento: 30-set-2021
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