06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8438
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: “Aqueles dois” em leitura queer: “ainda mais alto e mais altivos”
Autor(es): Santos, Ataniel da Silva
Primeiro Orientador: Santos Filho, Ismar Inácio dos
metadata.dc.contributor.referee1: Massmann, Débora Raquel Hettwer
metadata.dc.contributor.referee2: Sales, Cristian Souza de
Resumo: Neste estudo, entendemos que a língua(gem) não tem a capacidade de representar ou descrever a realidade do mundo, ao contrário, entendemo-la enquanto ação discursiva capaz de forjar uma realidade posterior, como resultado de uma força enunciativo-performativa, como bem explica-nos Butler (2017 [1990]) e Santos Filho (2020b). Dessa compreensão, passamos a lidar com o texto literário como um projeto discursivo que visa interpelar os sujeitos, convencer de que os sentidos e significados “sugeridos” nele podem (re)criar vidas/sujeitos, pois, segundo argumenta Santos Filho (2015a), nos textos, sejam literários ou não, há uma manifestação de vozes/citações de uma autoridade moral que quer autorizar ou desautorizar um modo de ser e de viver dentro da cultura, contemporaneamente uma cultura (cis)heteronormativa, na qual estamos situados. Nesse sentido, nesta pesquisa, tomamos o conto “Aqueles Dois”, de Caio Fernando Abreu (2016 [1982]) como corpus de estudo e objetivamos com ele investigar quais discursos/citações/vozes de (re)categorização dos corpos se fazem presentes, visando compreender o(s) projeto(s) de vida(s) que é/são (ou não) reiterado(s) e (des)autorizado(s), no tocante a gênero e a sexualidade, a se efetivar na narrativa, na sociedade da época em que o texto foi escrito e publicado e, ainda, na nossa atualidade. À vista, esta pesquisa filia-se ao campo da Linguística Queer, a qual, segundo Santos Filho (2015; 2017; 2019; 2020a; 2020b), é uma área indisciplinar/interdisciplinar que busca construir uma intersecção entre língua(gem), gênero e sex(o)ualidade para investigar como os sujeitos, sejam estes heterossexuais ou dissidentes, ao usar a língua(gem) (re)constroem, por meio de performances enunciativo-discursivas, sua(s) identidade(s) de gênero e sua(s) sexualidade(s). Logo, por apresentar uma perspectiva indisciplinar/interdisciplinar, dialogamos com a Literatura, em viés dialógico-sociológico, por se aproximar do pensamento sobre a linguagem desenvolvido por Mikhail Bakhtin e pelo “Círculo”, para os quais o enunciado é algo concreto e que possui vida, e dessa maneira ajuda-nos a compreender que o texto literário é uma atividade social que visa um diálogo entre um “eu” e um “outro” discursivo e que por isso é capaz de (re)construir saberes e a vida. Nessas configurações, tem-se como metodologia de análise uma leitura do ato performativo, em perspectiva enunciativo-discursiva da linguagem, justificando-se, por exemplo, por nos fazer compreender como quais “identidades” de gênero e sexuais são convidadas a se efetivar na narrativa, e na sociedade. Para tanto, buscamos fundamentação teórica em Borba (2015 [2006]), Butler (2003[1990]), Lívia e Hall (2010 [1997]), Medviédev (2012[1928]), Miotello (2020), Santos Filho (2015, 2017), entre outros/as. Após a análise, compreendemos que no conto há uma recorrência de citações/vozes social ligadas à esfera artística, a exemplo de títulos e trechos de músicas e de filmes, nomes/obras de artistas plásticos, a partir dos quais é sugerido para os corpos/vidas dos heróis protagonistas, Raul e Saul, um corpo homoafetivo. Contudo, a categorização de corpo, vida e sexualidade dos dois heróis só acontece no momento de sua nomeação, quando o sujeito-autor mobiliza para dentro do enunciado expressões que ressoam a voz social de sujeitos conservadores e preconceituosos, a exemplo de “relação anormal e ostensiva”, “desavergonhada aberração”. Dessa maneira, o sujeito-autor problematiza a heterossexualidade como a norma a ser seguida, enquanto a homossexualidade tornar-se-ia inviável. Nesses aspectos, o conto, então, pode ser lido como um ato ético-estético subversivo, bem como o seu autor pode ser visto como transgressivo.
Abstract: In this study, we understand that langua(ge) does not have the ability to represent or describe the reality of the world, on the contrary, we understand it as a discursive action capable of forging a later reality, as a result of an enunciative-performative force, as well. explains Butler (2017 [1990]) and Santos Filho (2020b). From this understanding, we started to deal with the literary text as a discursive project that aims to question the subjects, to convince that the senses and meanings “suggested” in it can (re)create lives/subjects, as, according to Santos Filho (2015a), in the texts, whether literary or not, there is a manifestation of voices/quotes from a moral authority that wants to authorize or disauthorize a way of being and living within the culture, contemporarily a (cis)heteronormative culture, in which we are located. In this sense, in this research, we take the short story “Aqueles Dois”, by Caio Fernando Abreu (2016 [1982]) as a corpus of study and aim with it to investigate which discourses/quotes/voices of (re)categorization of bodies are present, aiming to understand the life project(s) that is/are (or are not) reiterated and (dis)authorized, with regard to gender and sexuality, to be made effective in the narrative, in society at the time the text was written and published, and even today. In view, this research is affiliated with the field of Queer Linguistics, which, according to Santos Filho (2015; 2017; 2019; 2020a; 2020b), is an multidisciplinary/interdisciplinary area that seeks to build an intersection between langua(ge), gender and sexuality to investigate how subjects, whether heterosexual or dissident, when using langua(ge)(re)construct, through enunciative-discursive performances, their gender identity(es) and their (s) sexuality (s). Therefore, by presenting an undisciplinary/interdisciplinary perspective, we dialogue with Literature, in a dialogical-sociological bias, asit approaches the thinking about language developed by Mikhail Bakhtin and by the "Circle", for which the utterance is something concrete and has life, and in this way it helps us to understand that the literary text is a social activity that aims at a dialogue between an “I” and a discursive “other” and that, therefore, is capable of (re)constructing knowledge and life. In these configurations, the methodology of analysis is a reading of the performative act, in an enunciative-discursive perspective of language, justifying itself, for example, by making us understand how which gender and sexual “identities” are invited to take effect in the narrative, and in society. Therefore, we searched for theoretical foundation in Borba (2015 [2006]), Butler (2003[1990]), Lívia and Hall (2010 [1997]), Medviédev (2012[1928]), Miotello (2020), Santos Filho (2015, 2017), among others. After the analysis, we understand that in the short story there is a recurrence of quotes/social voices linked to the artistic sphere, such as titles and excerpts from songs and movies, names/works of plastic artists, from which it is suggested for bodies/ lives of protagonist heroes, Raul and Saul, a homo-affective body. However, the categorization of body, life and sexuality of the two heroes Only takes place at the time of their nomination, when the subject-author mobilizes expressions that resonate with the social voices of conservative and prejudiced subjects, such as “abnormal and prejudiced relationships” within the utterance. ostensible”, “shameless aberration”. In this way, the subject-author problematizes heterosexuality as the norm to be followed, while homosexuality would become unfeasible. In these aspects, the short story, then, can be read as a subversive ethical-aesthetic act, and its author can be seen as transgressive.
Palavras-chave: Literatura brasileira
Aqueles dois – Conto brasileiro
Linguística queer
Gênero e sexualidade
Abreu, Caio Fernando, 1948-1996.
Gênero e sexualidade
Literatura sociológica
Caio Fernando Abreu
Gender and sexuality
Sociological Literature
Queer Linguistics
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Letras(Português)
Citação: SANTOS, Ataniel da Silva. “Aqueles dois” em leitura queer: “ainda mais alto e mais altivos”. 2022. 112 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8438
Data do documento: 17-set-2021
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
“Aqueles dois” em leitura queer “ainda mais alto e mais altivos”.pdf1.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.