06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - GEOGRAFIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8436
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A importância do ensino de cartografia nos anos iniciais do ensino fundamental: uma abordagem a partir da Escola Wellington Pinto Fontes
Autor(es): Pereira, Adysson Maykson Barros
Primeiro Orientador: Fechine, José Alegnoberto Leite
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Suana Medeiros
metadata.dc.contributor.referee2: Vieira, Rogéria de Souza
Resumo: Essa pesquisa foi pensada e posta em prática mediante a curiosidade de conhecer a realidade do ensino de Geografia e da Cartografia no ensino fundamental, tendo como campo de pesquisa uma escola da rede pública do Município de São José da Tapera, estado de Alagoas. Neste sentido, esta pesquisa se dividiu em três capítulos, os quais buscaram entender o histórico desta disciplina e seu processo de inserção na escola, a base legal que envolveu e envolve as práticas de ensino da mesma, sobretudo, enfatizando a Base Nacional Comum Curricular que é o texto mais recente a respeito da regulamentação do ensino no Brasil, e ainda trouxe uma análise do perfil do professor, alunos e da realidade da escola Wellington Pinto Fontes. O método de pesquisa escolhido foi o qualitativo e o instrumento foi o questionário. Por meio deste, pode-se concluir que o processo de ensino carece de recursos didáticos e pedagógicos, bem como, da valorização e formação continuada do professor, já que é comum nesta etapa do ensino, a formação em Pedagogia por estes profissionais, que não apresentam propriedade para um ensino mais específico no que concerne à Geografia.
Abstract: This research was designed and put into practice through the curiosity to know the reality of teaching Geography and Cartography in elementary school, having as a research field a public school in the city of São José da Tapera, state of Alagoas. In this sense, this research was divided into three chapters, which sought to understand the history of this discipline and its process of insertion in the school, the legal basis that involved and involves its teaching practices, above all, emphasizing the Common National Basis Curriculum which is the most recent text on the regulation of education in Brazil, and also brought an analysis of the profile of the teacher, students and the reality of the Wellington Pinto Fontes school. The chosen research method was qualitative and the instrument was the questionnaire. Through this, it can be concluded that the teaching process lacks didactic and pedagogical resources, as well as the appreciation and continuing education of the teacher, since it is common at this stage of teaching, training in Pedagogy by these professionals, who do not present property for a more specific teaching with regard to Geography.
Palavras-chave: Geografia
Cartografia
Educação
Ensino e aprendizagem
Ensino fundamental
Cartography
Education
Teaching
Geography
Society
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA REGIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Geografia
Citação: PEREIRA, Adysson Maykson Barros. A importância do ensino de cartografia nos anos iniciais do ensino fundamental: uma abordagem a partir da Escola Wellington Pinto Fontes. 2022. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8436
Data do documento: 19-nov-2021
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - GEOGRAFIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.