Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8421
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Chalita, Marco Antônio | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6303727971662797 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Farias, Francisco de Assis | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7218551006486542 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Moura, Eriberto José Lessa de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0327956071003874 | pt_BR |
dc.creator | Beirouti Filho, Wagner Sidney Silva | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6155172209965303 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-02-04T20:09:21Z | - |
dc.date.available | 2022-02-04 | - |
dc.date.available | 2022-02-04T20:09:21Z | - |
dc.date.issued | 2020-02-18 | - |
dc.identifier.citation | BEIROUTI FILHO, Wagner Sidney Silva. O esporte nas aulas de educação física escolar: a visão de alunos do ensino médio. 2022. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Instituto de Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8421 | - |
dc.description.abstract | The following study originated from the inquiry of how high school students viewed the content of sports in Physical Education classes. The objective of this study was to identify the vision of public high school students about the content of sports and whether their teaching is permeated by a relationship between theory and practice, and can have an influence on human behavior and their habits of life. The research in question followed the qualitative line, where the groups chosen for this study were students from a public school, aged between 15 and 20. The technique used for the data collection was the semi-structured interview. For the analysis of the data it was used the interpretative analysis that seeks to describe the interpretation reporting that it will never be the last word about the studied object, because the sense of a message or of a reality is always open in several directions and that it should go beyond the interviewees and surprise them. In view of the answers presented, it was proven that there is a relationship between theory and practice about the content of sports in Physical Education classes, and that the way the teacher performs helps in the way students create their visions about sports and in some cases transform them for changes in habits and lifestyles. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Educação Física | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Esportes escolares | pt_BR |
dc.subject | Hábitos de saúde | pt_BR |
dc.subject | Educação física - Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Sport | pt_BR |
dc.subject | School | pt_BR |
dc.subject | Life habits | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | pt_BR |
dc.title | O esporte nas aulas de Educação Física escolar: a visão dos alunos do Ensino Médio | pt_BR |
dc.title.alternative | Sport in physical education classes: the view of high school students | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O estudo a seguir se originou a partir da indagação de como era a visão de alunos do ensino médio sobre o conteúdo de esportes nas aulas de Educação Física. O objetivo deste estudo foi o de identificar a visão de alunos do ensino médio de rede pública sobre o conteúdo de esportes e se o ensino do mesmo é permeado por uma relação da teoria com a prática, podendo exercer influência no comportamento humano e em seus hábitos de vida. A pesquisa em questão seguiu a linha qualitativa, onde os grupos escolhidos para esse estudo foram estudantes de uma escola pública, com a idade entre 15 e 20 anos. A técnica utilizada para a coleta dos dados foi a da entrevista semiestruturada. Para análise dos dados foi utilizada a análise interpretativa que busca descrever a respeito da interpretação relatando que nunca será a última palavra sobre o objeto estudado, pois o sentido de uma mensagem ou de uma realidade está sempre aberto em várias direções e que a mesma deve ir além dos entrevistados e surpreendê-los. Diante das respostas apresentadas, comprovou-se que existe uma relação da teoria com a prática sobre o conteúdo de esportes nas aulas de Educação Física, e que a forma como o professor executa auxilia na maneira como os alunos criam suas visões sobre o esporte e em alguns casos os transformam para mudanças de hábitos e estilos de vida. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O esporte nas aulas de educação física escolar - a visão de alunos do ensino médio.pdf | 1.11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.