00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IEFE - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IEFE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8421
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Chalita, Marco Antônio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6303727971662797pt_BR
dc.contributor.referee1Farias, Francisco de Assis-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7218551006486542pt_BR
dc.contributor.referee2Moura, Eriberto José Lessa de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0327956071003874pt_BR
dc.creatorBeirouti Filho, Wagner Sidney Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6155172209965303pt_BR
dc.date.accessioned2022-02-04T20:09:21Z-
dc.date.available2022-02-04-
dc.date.available2022-02-04T20:09:21Z-
dc.date.issued2020-02-18-
dc.identifier.citationBEIROUTI FILHO, Wagner Sidney Silva. O esporte nas aulas de educação física escolar: a visão de alunos do ensino médio. 2022. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Instituto de Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8421-
dc.description.abstractThe following study originated from the inquiry of how high school students viewed the content of sports in Physical Education classes. The objective of this study was to identify the vision of public high school students about the content of sports and whether their teaching is permeated by a relationship between theory and practice, and can have an influence on human behavior and their habits of life. The research in question followed the qualitative line, where the groups chosen for this study were students from a public school, aged between 15 and 20. The technique used for the data collection was the semi-structured interview. For the analysis of the data it was used the interpretative analysis that seeks to describe the interpretation reporting that it will never be the last word about the studied object, because the sense of a message or of a reality is always open in several directions and that it should go beyond the interviewees and surprise them. In view of the answers presented, it was proven that there is a relationship between theory and practice about the content of sports in Physical Education classes, and that the way the teacher performs helps in the way students create their visions about sports and in some cases transform them for changes in habits and lifestyles.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Educação Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEsportes escolarespt_BR
dc.subjectHábitos de saúdept_BR
dc.subjectEducação física - Ensino médiopt_BR
dc.subjectSportpt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectLife habitspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.titleO esporte nas aulas de Educação Física escolar: a visão dos alunos do Ensino Médiopt_BR
dc.title.alternativeSport in physical education classes: the view of high school studentspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO estudo a seguir se originou a partir da indagação de como era a visão de alunos do ensino médio sobre o conteúdo de esportes nas aulas de Educação Física. O objetivo deste estudo foi o de identificar a visão de alunos do ensino médio de rede pública sobre o conteúdo de esportes e se o ensino do mesmo é permeado por uma relação da teoria com a prática, podendo exercer influência no comportamento humano e em seus hábitos de vida. A pesquisa em questão seguiu a linha qualitativa, onde os grupos escolhidos para esse estudo foram estudantes de uma escola pública, com a idade entre 15 e 20 anos. A técnica utilizada para a coleta dos dados foi a da entrevista semiestruturada. Para análise dos dados foi utilizada a análise interpretativa que busca descrever a respeito da interpretação relatando que nunca será a última palavra sobre o objeto estudado, pois o sentido de uma mensagem ou de uma realidade está sempre aberto em várias direções e que a mesma deve ir além dos entrevistados e surpreendê-los. Diante das respostas apresentadas, comprovou-se que existe uma relação da teoria com a prática sobre o conteúdo de esportes nas aulas de Educação Física, e que a forma como o professor executa auxilia na maneira como os alunos criam suas visões sobre o esporte e em alguns casos os transformam para mudanças de hábitos e estilos de vida.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O esporte nas aulas de educação física escolar - a visão de alunos do ensino médio.pdf1.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.