Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8417
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Sobral, Denson André Pereira da Silva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4667210048163644 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Bastos, Ana Paula Solino | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3715942503605367 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Santos, Márcio dos | - |
dc.creator | Silva, Aldeniz Moreno da | - |
dc.creator | Silva, Geovana Ribeiro da | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-04T17:48:21Z | - |
dc.date.available | 2022-02-04 | - |
dc.date.available | 2022-02-04T17:48:21Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-22 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Aldeniz Moreno da; SILVA, Geovana Ribeiro da. Contribuições da literatura infantil para emergência da leitura na primeira etapa da educação básica. 2022. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8417 | - |
dc.description.abstract | This research aims to analyze the contributions of Children's Literature to the emotional, cognitive, social and learning development of students at a kindergarten school in the city of Delmiro Gouveia – AL. The research has a narrative approach, developed from the supervised internship II experience in early childhood education and presented through an experience report. In the course of this study, we sought to understand how Children's Literature can be favorable to teaching, its main characteristics and attributes. Through the supervised internship, the researchers were able to experience in practice how Children's Literature can be na instrument rich in knowledge and necessary in Early Childhood Education. In this way, investigating the contributions of children's literature makes us understand that it is importante to include literature in education and in the teaching and learning process of early childhood education, as children's literature is one of the basic supports for the creative process, which offers a baggage of knowledge and information, capable of proving a creative action through fantasies and imagination, forming a link between the real and the imaginary. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantil | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Early Childhood Education | pt_BR |
dc.subject | Children's Literature | pt_BR |
dc.subject | Contributions | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.title | Contribuições da literatura infantil para emergência da leitura na primeira etapa da educação básica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem como objetivo analisar as contribuições da Literatura Infantil para o desenvolvimento emocional, cognitivo, social e de aprendizagem dos alunos de uma escola de Educação Infantil na cidade de Delmiro Gouveia – AL. A pesquisa é de abordagem narrativa, desenvolvida a partir da experiência de estágio supervisionado II na educação infantil e apresentada através de relato de experiência. No percurso deste estudo buscou-se compreender como a Literatura Infantil pode ser favorável ao ensino, suas principais características e atributos. Através do estágio supervisionado as pesquisadoras puderam vivenciar, na prática como a Literatura Infantil pode ser um instrumento rico em conhecimento e necessário na Educação Infantil. Dessa forma, investigar as contribuições da literatura infantil faz nos entender que é importante a inserção da literatura na educação e no processo de ensino e aprendizagem da Educação Infantil, pois, ela é um dos suportes básicos para o processo criativo, que oferece uma bagagem de conhecimentos e informações, capaz de provar uma ação criadora através de fantasias e da imaginação, formando um elo entre o real e o imaginário. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Contribuições da literatura infantil para emergência da leitura na primeira etapa da educação básica.pdf | 1.32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.