Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8394
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Cavalcanti, Ildney de Fátima Souza | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5481619568292015 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Tavares, Roseanne Rocha | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4961168921977877 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Dietschi, Irene Maria | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2253986018563031 | pt_BR |
dc.creator | Cavalcanti, Elinne Fernanda Correia | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-01T16:26:53Z | - |
dc.date.available | 2022-01-11 | - |
dc.date.available | 2022-02-01T16:26:53Z | - |
dc.date.issued | 2019-09-05 | - |
dc.identifier.citation | CAVALCANTI, Elinne Fernanda Correia. Explorando o musical moulin rouge no ensino e aprendizagem de língua inglesa. 2022. 35 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Inglês) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8394 | - |
dc.description.abstract | This paper aims to propose, make use, analyze and reflect on a methodological approach to literature, more specifically exploring the musical genre, as na auxiliary resource in the English as foreign language classroom, based on studies in the areas of applied linguistics to foreign language teaching and literary and cultural studies. For doing so, a four-part path is traced, starting with a theoretical review of contextual explanatory questions about PCNs and about the interfaces between literature, language teaching and culture, based on studies by Brandão (1999); Collie and Slater (1987); Lazar (1993) and Ramalho and Nascimento (2015). I also approach studies on critical literacies based on Janks (2013), and transculturality through studies about Kramsh (2000) and Tavares (2006); notions underlying this proposal. Then, I analyze the selected musical, Moulin Rouge (2001), based on the profile definition of the group of learners in which the proposal was applied - a group of five students who likes to talk about various topics, but which presents difficulty in identifying and producing different types of texts – to describe the preparation and use, through recorded observation, of a didactic activity based on the focused interface. In conclusion, I reflect critically on the experience, which resulted in a very rich and surprising lesson, and I point some topics to future practice and research. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Letras(Inglês) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Língua inglesa -Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Estudos literários e culturais | pt_BR |
dc.subject | English language -study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Literature | pt_BR |
dc.subject | Literary and cultural studies | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.title | Explorando o musical moulin rouge no ensino e aprendizagem de língua inglesa | pt_BR |
dc.title.alternative | Exploring the musical moulin rouge in english language teaching and learning | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Esse trabalho objetiva propor, utilizar, analisar e refletir sobre uma abordagem metodológica para a literatura, mais especificamente explorando o gênero musical, como recurso auxiliador na sala de aula de inglês como LE, com base em estudos nas áreas da linguística aplicada ao ensino de língua estrangeira e dos estudos literários e culturais. Para tal, é traçado um percurso em quatro partes, iniciando com uma revisão teórica para explicitar questões contextuais sobre os PCN‟s e sobre as interfaces entre literatura, ensino de línguas e cultura, com base em estudos de Brandão (1999); Collie & Slater (1987); Lazar(1993) e Ramalho e Nascimento (2015). Abordo também estudos sobr e letramentos críticos baseados na teoria de Janks (2013), e transculturalidade por meio de estudos em Kramsch (2000) e Tavares (2006); noções subjacentes à presente proposta. Em seguida, analiso o musical selecionado, Moulin Rouge (2001), para, então, a partir da definição do perfil das/dos aprendizes do grupo no qual a proposta foi aplicada – um grupo de cinco estudantes que gosta de conversar sobre temas diversos, mas que apresenta dificuldade na identificação e produção de diferentes tipos de textos –, descrever a elaboração e utilização, com registro na observação, de uma atividade didática com base na interface enfocada. Em conclusão, reflito criticamente sobre a experiência, que resultou numa aula muito rica e surpreendente, e indico pontos para futuras práticas e pesquisas. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (INGLÊS) - FALE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Explorando o musical moulin rouge no ensino e aprendizagem de língua inglesa | 1.1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.