00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IQB
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8387
Tipo: Dissertação
Título: Elaboração de modelo de negócios no setor de fitocosméticos capilares
Título(s) alternativo(s): Elaboration business model in the sector capillary phytocosmetics
Autor(es): Almeida, Cláudia Beatriz Lopes
Primeiro Orientador: Balliano, Tatiane Luciano
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Soletti, João Inácio
metadata.dc.contributor.referee1: Malta, Valéria Rodrigues dos Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Nascimento, Ticiano Gomes do
metadata.dc.contributor.referee3: Soletti, João Inácio
Resumo: A constante procura pela aceitação estética, foi responsável por uma das principais indústrias da atualidade, a cosmética. Seus produtos buscam limpar, manter ou alterar aparentemente o corpo humano, sem interferir em sua estrutura e funções, categorizados em três estados físicos, o sólido, os semissólidos e o líquido. Para atender a necessidade de um mercado mais exigente, os fitocosméticos se dedicam em encontrar soluções que utilizem dos princípios ativos vindo de plantas para trazer cuidados na higiene, estética, da correção e da manutenção do estado normal e sadio do corpo, no formato de extrato, de óleo ou óleo essencial. O cabelo humano é um dos principais adornos humano, possuindo funcionalidade protetora ao corpo humano, a fibra capilar é composta por três componentes, a cutícula, o córtex e a medula, sendo a primeira camada a reagir aos produtos cosméticos. O uso de óleos naturais demonstra-se ser eficaz ao longo do tempo por meio da hidratação, promover o brilho, combater o frizz e a proteger a coloração. De origem brasileira, o dipteryx alata vog é típico dos cerrados, suas sementes são ricas em proteínas, lipídios e carboidratos, sendo utilizado no setor alimentício, na madeireiro e na medicina, já a Moringa Oleifera Lam é originária do noroeste da Índia, possui diversas aplicações como alimento, no tratamento de água e no setor cosméticos. O modelo de negócios é considerado uma ferramenta que auxilia os gestores a visualizar como será a captura, a criação e promoção do valor de sua organização. A presente pesquisa teve como intuito elaborar um modelo de um negócio no setor cosmético que tem como base produtos cosméticos capilares naturais, com foco nos óleos de dipteryx alata vo e de Moringa Oleifera Lam, avaliando a reação da fibra capilar por meio do microscópio eletrônico de varredura. Para isto foram realizadas primeiramente analises dos fios submetidos aos óleos, analisando o comportamento das células cuticulares, verificou-se a eficácia do óleo de Moringa Oleifera Lam no aspecto das cutículas das duas amostras, confirmando o seu uso na confecção de uma linha de produtos. Após as analises, iniciou-se a pesquisa bibliográfica sobre modelos de negócios na área cosmética e a prospecção tecnológica de produtos fitocosméticos. Com os resultados dos estudos pode-se elaborar o modelo de negócios Canvas e posteriormente o plano de negócio. Por fim, verifica-se que existe um ambiente propício para a implementação de negócio na área de cosméticos naturais, mesmo com fortes concorrentes, manter canais diretos com os clientes oferecer produtos mais acessíveis e de qualidade pode ser um diferencial em relação as outras empresas.
Abstract: The constant search for aesthetic acceptance, was responsible for one of the main industries of today, the cosmetic. Its products seek to clean, maintain or apparently alter the human body, without interfering in its structure and functions, categorized into three physical states, the solid, the semi-solid and the liquid. To meet the need for a more demanding market, phytocosmetics are dedicated to finding solutions that use the active ingredients from plants to provide care in hygiene, aesthetics, correction and maintenance of the body's normal and healthy state, in the form of extract, oil or essential oil. Human hair is one of the main human adornments, having protective functionality to the human body, the hair fiber is composed of three components, the cuticle, the cortex and the medulla, being the first layer to react to cosmetic products. The use of natural oils has been shown to be effective over time through hydration, promoting shine, combating frizz and protecting color. Of Brazilian origin, dipteryx alata vog is typical of the cerrados, its seeds are rich in proteins, lipids and carbohydrates, being used in the food sector, in lumber and in medicine, whereas Moringa Oleifera Lam is originally from northwest India, has several applications such as food, water treatment and cosmetics. The business model is considered a tool that helps managers to visualize how they will capture, create and promote the value of their organization. This research aimed to elaborate a business model in the cosmetic sector that is based on natural capillary cosmetic products, focusing on aluminum dipteryx oils and Moringa Oleifera Lam, evaluating the reaction of the capillary fiber through the electron microscope of scan. For this purpose, first analysis of the threads submitted to the oils was carried out, analyzing the behavior of the cuticle cells, it was verified the effectiveness of Moringa Oleifera Lam oil in the aspect of the cuticles of the two samples, confirming its use in the making of a product line. After the analysis, bibliographic research on business models in the cosmetic area and technological prospecting of phytocosmetic products began. With the results of the studies, it is possible to elaborate the Canvas business model and later the business plan. Finally, it appears that there is a favorable environment for the implementation of business in the area of natural cosmetics, even with strong competitors, maintaining direct channels with customers offering more accessible and quality products can be a differential in relation to other companies.
Palavras-chave: Fitocosméticos
Modelos de Negócios
Inovação
Phytocosmetics
Business models
innovation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação - PROFNIT
Citação: Almeida, Cláudia Beatriz Lopes. Elaboração de modelo de negócios no setor de fitocosméticos capilares. 2022. 108 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação) – Instituto de Química e Biotecnologia, Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8387
Data do documento: 14-mai-2020
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IQB

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Elaboracao de modelo de negocios no setor de fitocosmeticos capilares.pdf4.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.