Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8385
Tipo: | Especialização |
Título: | Inserção dasTIC na prática pedagógica: reflexões sobre perspectivas e desafios |
Título(s) alternativo(s): | Insertion of ICT in pedagogical practice: reflections on perspectives and challenges |
Autor(es): | Santos, Lindiane dos |
Primeiro Orientador: | Massetto, Débora Cristina |
metadata.dc.contributor.referee1: | Mercado, Elisângela Leal de Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Givanildo da |
Resumo: | As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e a sua incorporação no ensino têm sido o tema abordado em diversos estudos educacionais e uma das razões para isso é o interesse em investigar se e de que maneira o conjunto de recursos que essas tecnologias oferecem estão sendo agregados às práticas pedagógicas. Diante disso, a presente pesquisa tem o objetivo geral de refletir sobre os possíveis impasses enfrentados por professores da Educação Básica no que se refere ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação em suas respectivas práticas. Pretende-se também, de forma mais específica, investigar a possibilidade de existência de barreiras que dificultem a inserção das TIC na Educação Básica; discutir sobre a maneira como os professores investigados têm correlacionado as TIC aos seus fazeres pedagógicos, além disso, contribuir para a discussão em torno das TIC enquanto fator desencadeador de mudança cultural na educação. Sobre os aspectos metodológicos da pesquisa, realizou-se uma revisão bibliográfica sobre tema e aplicou-se questionários – subsidiados na pesquisa de cunho qualitativo – para que professores pudessem manifestarem-se sobre as reais condições de trabalho nas quais estão inseridos. As análises indicam que os docentes têm interesse em usar as TIC em suas práticas. Entretanto, a descontinuidade na formação e indisponibilidade de algumas tecnologias nas escolas são as principais barreiras que eles enfrentam diariamente no exercício da profissão docente. |
Abstract: | Information and Communication Technologies (ICT) and their incorporation in teaching have been the topic addressed in several educational studies and one reason for this is the interest in investigating whether and in what way the set of resources that these technologies offer are being used. added to pedagogical practices. Given this, the present research has the general objective of reflecting on the possible impasses faced by teachers of Basic Education with regard to the use of Information and Communication Technologies in their respective practices. It is also intended, in a more specific way, to investigate the possibility of the existence of barriers that hinder the insertion of ICT in Basic Education; discuss the way in which the investigated teachers have correlated ICT with their pedagogical activities, in addition, contribute to the discussion around ICT as a trigger for cultural change in education. On the methodological aspects of the research, a bibliographic review on the topic was carried out and questionnaires were applied - subsidized in the qualitative research - so that teachers could express themselves about the real working conditions in which they are inserted. The analyzes indicate that teachers are interested in using ICT in their practices. However, the discontinuity in the training and unavailability of some technologies in schools are the main barriers they face daily in the exercise of the teaching profession. |
Palavras-chave: | Tecnologias da Informação e Comunicação Ensino Docência Information and Communication Technologies Teaching Teaching |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Especialização em Estratégias Didáticas para Educação Básica com uso das TIC |
Citação: | SANTOS, Lindiane dos. Inserção dasTIC na prática pedagógica: reflexões sobre perspectivas e desafios. 2022. 21 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação ) – Centro de Educação, Curso de Especialização “Lato Sensu” em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação , Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8385 |
Data do documento: | 21-fev-2020 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA COM USO DAS TIC - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Insersão das TIC na prática pedagógica - reflexões sobre perspectivas e desafios.pdf | 532.62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.