00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Construções identitárias em a última tragédia, de Abdulai Sila
Título(s) alternativo(s): Identity constructions in the last tragedy, by Abdulai Sila
Autor(es): Souza, Ivan dos Santos
Primeiro Orientador: Costa, Maria Gabriela Cardoso Fernandes da
metadata.dc.contributor.referee1: Matias, Marcus Vinícius
metadata.dc.contributor.referee2: Queiroz, Amarino Oliveira de
Resumo: Após mais de quatro décadas de independência, a República da Guiné-Bissau, pequeno país localizado na costa ocidental da África, ainda permanece envolta em um ambiente de incertezas em que a instabilidade política faz com que a nação viva constantes golpes políticos que derrubam seus governantes, e onde a maior parte da população vive abaixo da linha da pobreza e com uma das menores expectativas de vida do mundo. A Guiné-Bissau possui um quadro literário escrito em língua portuguesa mais recente, se comparada às demais ex-colônias portuguesas, agravado pela falta de um movimento cultural-literário que formentasse essa produção no país, que agora, no entanto, permanece em significativo avanço paralelo com as criações na oralidade balanta, mandjaco, papel e etc, e na língua guineense de base portuguesa: kriol, manifestações que existiam antes do advento da literatura escrita em português. O presente trabalho propõe o estudo das representações identitárias na obra A Última Tragédia (1995) do escritor Abdulai Sila, buscando evidenciar o entrelaçamento entre tradição e modernidade na construção de um novo ser identitário alicerçado no conceito de guineensidade. Para levar a cabo o trabalho aqui proposto, partimos da análise de três personagens da obra em pauta, a saber: Ndani, a menina negra que sai do ambiente rural em que vivia para a cidade, em busca de melhores condições de vida, no mundo dos brancos, e se vê mergulhada em um processo de assimilação monitorado pela sua patroa; o Régulo de Quinhamel, que ao ter a sua autoridade desafiada pelo Chefe de Posto, representante do governo colonial, decide reagir e lutar com as mesmas armas que simbolizavam esse poder, a construção de uma escola, por exemplo, ao mesmo tempo em que planeja o processo de descolonização, com vistas à liberdade de seu povo; o Professor, culturalmente assimilado porque educado dentro do sistema colonial, mas que no contato com Ndani e o Régulo se apercebe das falhas e das injustiças daquele sistema. Injustamente preso, luta por sua nova identidade, livre da opressão do colonialismo. Para análise dessas personagens e para chegarmos ao objetivo aqui proposto, utilizamos como embasamento teórico as ideias de AUGEL (2007) e SEMEDO (2018), necessárias para uma compreensão da literatura guineense; de HALL (2006) sobre as questões inerentes à identidade; de NASCIMENTO ALVES (2018) e VALANDRO (2011) como suporte para a análise da obra em estudo, entre outros estudiosos, que serão citados ao longo deste trabalho.
Abstract: RESUMEN- Después de más de cuatro décadas de independencia, la República de Guinea-Bissau, el pequeño país ubicado en la costa occidental de África, aún permanece envuelta en un entorno de incertidumbre en el que la inestabilidad política hace que la nación experimente constantes golpes políticos que derrocan a sus gobernantes y donde la mayoría de la población vive por debajo del umbral de pobreza y con una de las expectativas de vida más bajas del mundo. Guinea-Bissau tiene un cuadro literario más reciente escrito en portugués, en comparación con otras antiguas colonias portuguesas, agravado por la falta de un movimiento cultural- literario que configura esta producción en el país, que ahora, sin embargo, sigue en marcha paralela con las creaciones de oralidad balanta, mandjaco, papel, etc, y en el idioma guineano de base portuguesa: kriol, manifestaciones que existían antes del advenimiento de la literatura escrita en portugués. El presente trabajo propone el estudio de las representaciones identitárias en el libro La Ultima Tragedia (1995) del escritor Abdulai Sila, buscando resaltar el entrelazamiento entre tradición y modernidad en la construcción de una nueva identidade basada en la guineensidad. Para llevar a cabo el trabajo propuesto aquí partimos del análisis de tres personajes de la obra en cuestión, o sea: Ndani, la niña negra que abandona el médio rural en el que vivía por la ciudad, en busca de las mejores condiciones de vida, en el mundo de los blancos. , y se encuentra inmersa en un proceso de asimilación por parte de su empleador; el Régulo de Quinhamel, quien, habiendo cuestionado su autoridad por el Chefe de Posto, representante del gobierno colonial, decide reaccionar con las mismas armas que simbolizaron este poder, mientras planifica el proceso de descolonización, con miras a la libertad de su gente; el profesor, asimilado culturalmente porque educado dentro del sistema colonial, que en contacto con Ndani y Régulo se da cuenta de las fallas e injusticias de esse poder. Detenido, lucha por su nueva identidad libre de la opresión del colonialismo. Para analizar estos personajes y llegar al objetivo aquí propuesto, utilizamos las ideas de AUGEL (2007) y SEMEDO (2018) como base teórica necesaria para la comprensión de la literatura guineana; de HALL (2006) sobre cuestiones inherentes a la identidad; por NASCIMENTO ALVES (2018) y VALANDRO (2011) como soporte para el análisis del trabajo en estudio, entre otros teóricos que serán citados a lo largo de este trabajo.
Palavras-chave: Sila, Abdulai, 1958-
Literatura guineense
Tradição oral na literatura
Sila, Abdulai, 1958-. 2
Guinean Literature
Oral tradition in literature
Sila, Abdulai, 1958-. 2
Literatura guineana
Tradición oral en la literatura
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Letras(Português)
Citação: SOUZA, Ivan dos Santos. Construções identitárias em a última tragédia, de Abdulai Sila. 2021. 39 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Português) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8343
Data do documento: 14-abr-2021
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