00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8342
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lopes, Adna de Almeida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4061859895008214pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Fabiana Pincho de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5480057780463997pt_BR
dc.contributor.referee2Cavalcante, Maria Auxiliadora da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6495492068805035pt_BR
dc.creatorReis, Priscila Alencar-
dc.date.accessioned2022-01-26T17:28:59Z-
dc.date.available2021-10-13-
dc.date.available2022-01-26T17:28:59Z-
dc.date.issued2021-04-26-
dc.identifier.citationREIS, Priscila Alencar. Reescrita de texto: considerações sobre o tema e o gênero em versões produzidas por alunos do 7º ano. 2021. 41 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Português) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8342-
dc.description.abstractThis research aims to analyze the text versions of elementary school students, reflect on the structural and discursive changes regarding the theme and gender as a result of interventions, and also, to present proposals based on guidelines given by teachers. The data collection for this research was composed of 6 texts. First, 3 texts from different students were chosen, and each had 1 essay (final version) and an initial version. Thus, totaling 6 texts. The data were the result of workshops in the classroom, in order to produce texts. It is taken as a basis to analyze versions of texts, the studies of textual linguistics and its most prominent contributors, such as Antunes (2003-2006), Leal and Brandão (2007), Ruiz (2018), and Geraldi (1997). In this perspective, guiding questions of the research arose, involving the way that a work of rewriting texts in the classroom is developed, observing which changes / alterations students present in their texts, after indications suggested by the teacher, and which of them are related to theme and textual genre. As expected, the research obtained enlightening and positive results, since, in the whole analysis, what made positive changes possible was the rewriting, guided by the intervention. Changes in being able to adapt to the genre, and to produce his text according to the theme, were possible from the rewriting.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Português)pt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProdução de textospt_BR
dc.subjectReescritapt_BR
dc.subjectIntervenção pedagógicapt_BR
dc.subjectText productionpt_BR
dc.subjectRewritingpt_BR
dc.subjectPedagogical interventionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleReescrita de texto: considerações sobre o tema e o gênero em versões produzidas por alunos do 7º anopt_BR
dc.title.alternativeText rewriting: considerations on the theme and gender in versions produced by 7th grade studentspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo analisar as versões de textos de alunos do ensino fundamental, refletir sobre as mudanças estruturais e discursivas quanto ao tema e ao gênero em decorrência de intervenções e apresentar propostas a partir de orientações dadas pelos professores. A coleta de dados para esta pesquisa foi composta de 6 textos: 3 textos de alunos diferentes, cada um com duas versões (inicial e final), totalizando, assim, seis textos com a abordagem temática: “Trote não tem graça, tem consequência”, produzidos a partir da realização de oficinas do "Projeto Samu nas Escolas". Toma-se como base para analisar versões de textos, os estudos da linguística textual e seus mais destacados colaboradores, como Antunes (2003-2006), Leal e Brandão (2007), Ruiz (2018), e Geraldi (1997). Nessa perspectiva, surgiram questionamentos norteadores da pesquisa, envolvendo a maneira que se desenvolve um trabalho de reescrita de textos em sala de aula, observando quais mudanças/alterações os alunos apresentam em seus textos, após indicações sugeridas pelo professor, e quais delas estão relacionadas à temática tratada e ao gênero textual. Como esperado, a pesquisa obteve resultados esclarecedores e positivos, uma vez que, em toda a análise realizada, o que possibilitou as mudanças positivas foi a prática de revisão e reescrita necessárias à produção textual em sala de aula. Mudanças como as de adequação ao gênero textual e de alinhamento ao tema proposto foram possíveis a partir da reescrita e da intervenção didática.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Reescrita de texto: considerações sobre o tema e o gênero em versões produzidas por alunos do 7º ano10.96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.