00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8339
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lima, Rita de Cássia Souto Maior-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1312070903160476pt_BR
dc.contributor.referee1Melo, Glenda Cristina Valim de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6215257502502767pt_BR
dc.contributor.referee2Zozzoli, Rita Maria Diniz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4434022240410006pt_BR
dc.creatorNogueira, Nedson Antônio Melo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7155261043138053pt_BR
dc.date.accessioned2022-01-25T19:19:39Z-
dc.date.available2021-09-23-
dc.date.available2022-01-25T19:19:39Z-
dc.date.issued2021-03-15-
dc.identifier.citationNOGUEIRA, Nedson Antônio Melo. Análise discursiva das constituições identitárias negras: afrovivências numa turma do ensino fundamental II. 2021. 153 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8339-
dc.description.abstractIn the present paper I conduct, with a qualitative methodological basis (FLICK, 2013; LÜDKE & ANDRÉ, 2004), in the seventh grade class of elementary school II at a public school in Maceió/AL. I aim to outline a theoretical-practical reflection about black identity constitution and its relevance in teaching and learning practices of the Portuguese language (GERALDI, 1997, 2010; SOUTO MAIOR, 2009), bringing to the fore discursive analysis of discursive-textual productions, obtained through applications of Afro-Brazilian literary workshops and ethnic-racial forms. Therefore, I adopt the dialogical conception of language / language (BAKHTIN & VOLOSHÍNOV, 2003; BAKHTIN, 1997), in interface with the postulates of cultural and identity studies (HALL, 2002; 2006; HALL, 2002; MOITA LOPES, 2002); ethnic-racial (MUNANGA, 2002; 2003); decolonial (FANON, 2008; OLIVEIRA, 2020) and Applied Linguistics (FABRÍCIO, 2006; MOITA LOPES, 2006; SOUTO MAIOR, 2018; 2019). Based on the analysis of the Surrounding Discourses (SOUTO MAIOR, 2009; 2018; 2019) and on the discursive-linguistic evidence observed, it is evident that, despite having elementary knowledge of the socio-historical, cultural and value aspects that engende the ethnic-racial identity constitution, specifically the black one many of these conceptionsare still rooted in old common sense ideological patterns, based on Eurocentric racial engaging discourses prevalent in the current society, as well as in the school space.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Linguística e Literaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNegros- Identidade étnicapt_BR
dc.subjectDiscurso do sujeito coletivopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectBlack identity constituitionpt_BR
dc.subjectEthnic-Racial Speechespt_BR
dc.subjectPortuguese Language Teaching and Learningpt_BR
dc.subjectEthnic-Racial Issuespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleAnálise discursiva das constituições identitárias negras: afrovivências numa turma do ensino fundamental IIpt_BR
dc.title.alternativeDiscursive analysis of black identity constitutions: afrovivencies in a group of fundamental education IIpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoNo presente trabalho realizo uma pesquisa de base metodológica qualitativa (FLICK, 2013; LÜDKE & ANDRÉ, 2004), em uma turma de sétimo ano do ensino fundamental II de uma escola da rede pública de Maceió/AL. Tenho como objetivo delinear uma reflexão teórico-prática acerca da constituição identitária negra e de sua relevância em práticas de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa (GERALDI, 1997, 2010; SOUTO MAIOR, 2009), trazendo à baila análise discursiva de produções discursivo-textuais, obtidas através de aplicações de oficinas literárias afro-brasileiras e de formulário étnico-racial. Para tanto, adoto a concepção dialógica da língua/linguagem (BAKHTIN & VOLOSHÍNOV, 2003; BAKHTIN, 1997), em interface com os postulados dos estudos culturais e identitários (HALL, 2002; 2006; MOITA LOPES, 2002); étnico-raciais (MUNANGA, 2002; 2003); decoloniais (FANON, 2008; OLIVEIRA, 2020) e da Linguística Aplicada (FABRÍCIO, 2006; MOITA LOPES, 2006; SOUTO MAIOR, 2018; 2019). Com base na análise dos Discursos Envolventes (SOUTO MAIOR, 2009; 2018; 2019) e nos indícios discursivo-linguísticos observados nas produções, evidencio que, apesar de os/as alunos/as possuírem conhecimento elementar dos aspectos sócio-históricos, culturais e valorativos que engendram a constituição identitária étnico-racial, especificamente a negra, ainda muitas dessas concepções estão arraigadas a antigos padrões ideológicos do senso comum, baseados em discursos envolventes raciais eurocêntricos predominantes na sociedade vigente, bem como no espaço escolar.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Análise discursiva das constituições identitárias negras: afrovivências numa turma do ensino fundamental II3.67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.