00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8333
Tipo: Dissertação
Título: Direções e perspectivas do ensino de geometria utilizando analogia
Título(s) alternativo(s): Directions and perspectives for teaching geometry using analogy
Autor(es): Melo, Magali Santos de
Primeiro Orientador: Costa, Fábio Paraguaçu Duarte da
metadata.dc.contributor.referee1: Hernandez Dominguez, Arturo
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Carloney Alves de
Resumo: Esta dissertação traz uma revisão sistemática sobre o ensino de geometria por analogia apoiado na tecnologia. Com o intuito de entender o desenho desse método de ensino nessa área, buscamos as concepções nos modelos analógicos das publicações, descrevendo seus tipos e aplicações. Nesse sentido, tem como objetivo principal mapear as publicações encontradas, discutindo as formas como são estruturadas, permitindo sistematizar e descrever os artigos encontrados. Dentre os objetivos específicos destacamos: i- Elaborar uma catalogação dos principais trabalhos de pesquisa no ensino por analogias em ciências, no período de 2014 a 2019; ii- Identificar as principais características do ensino por analogias, no contexto do ensino de geometria, nas publicações encontradas; iii- Propor conexões entre o ensino de geometria, por analogias, com o auxílio das tecnologias da informação. A problematização que este trabalho propõe é a investigação sobre a forma como a analogia é descrita no ensino de geometria e o quanto ela pode ser aliada de outras metodologias nas publicações atuais. A metodologia utilizada foi “revisão sistemática”, com a utilização de string definidas por operadores booleanos de acordo com os bancos de dados selecionados, sendo estes: Periódicos da Capes, Google Acadêmico, Scielo, revistas de educação da área, ENEM (Encontro Nacional de Educação Matemática) e Mathematical of America. Os resultados mostram presença das analogias no ensino de geometria, mas também leva à reflexão sobre a falta de pesquisa acerca do método, que é muito usado para tornar o ensino eficaz e atrativo.
Abstract: This dissertation presents a systematic review on the teaching of geometry by analogy supported by technology. To understand the design of this teaching method in this area, we searched for the conceptions in the analogical models of publications, describing their types and applications. In this sense, its main objective is to map the publications found, discussing the ways in which they are structured, allowing to systematize and describe the articles found. Among the specific objectives we highlight: i- Develop a catalog of the main research papers in teaching by analogy in science, in the period from 2014 to 2019; ii- Identify the main characteristics of teaching by analogies, in the context of teaching geometry, in the publications found; iii- Provides between the teaching of geometry, by analogy, with the help of information technologies. The problematization that this work proposes is an investigation on how analogy is produced in geometry teaching and how much it can be combined with other methodologies in current publications. The methodology used was "systematic review", using strings defined by Boolean operators according to the selected databases, namely: Capes Periodicals, Academic Google, Scielo, education journals in the area, ENEM (National Meeting of Mathematics Education) and Mathematics of America. The results show the presence of analogies in the teaching of geometry, but also lead to reflection on the lack of research about the method, which is widely used to make teaching effective and attractive.
Palavras-chave: Analogia
Ensino
Tecnologia
Geometria
Analogy
Teaching
Technology
Geometry
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: MELO, Magali Santos de. Direções e perspectivas do ensino de geometria utilizando analogia. 2022. 118 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. [Acompanha 1 Produto Educacional].
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8333
Data do documento: 27-jan-2021
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Direções e perspectivas do ensino de geometria utilizando analogia.pdf2.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.