00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) - CEDU Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA COM USO DAS TIC - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8330
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Massetto, Débora Cristina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3331023967028359pt_BR
dc.contributor.referee1Mercado, Elisângela Leal de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2713240004237441pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Givanildo da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3702199251733170pt_BR
dc.creatorNobre, Amonny Ramos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4073035790239358pt_BR
dc.date.accessioned2022-01-18T21:54:17Z-
dc.date.available2022-01-18-
dc.date.available2022-01-18T21:54:17Z-
dc.date.issued2020-03-21-
dc.identifier.citationNOBRE, Amonny Ramos. O processo de ensino e aprendizagem com o uso das TIC: whatsapp em foco. 2022. 17 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação ) – Centro de Educação, Curso de Especialização “Lato Sensu” em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação , Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8330-
dc.description.abstractThe educational context has been urged to rethink its teaching strategies in order to integrate digital technologies, which brings different possibilities and challenges for teachers. In this sense, this article aims to examine the possible contributions of the WhatsApp application as an educational tool, since it has been widely used by children and young people in other contexts, in addition to the classroom. Specifically, it proposes to investigate the academic productions that present the theme of that application in pedagogical practice and to present what contributions the studies of the theme observe for the educational environment. The research had a qualitative approach and involved a bibliographic review. We sought, through the investigation of current scientific articles (period 2018-2019), studies that could present how the application in question has been incorporated into education. The analyzes showed that education has evolved, even if, in most cases, late, compared to the evolution of technologies. In addition, the results showed that the application has been contributing to the learning process, due to the speed at which information reaches students, allowing interaction between students, as they, anywhere, have easy access to this technology, being significant and profitable this interaction.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Especialização em Estratégias Didáticas para Educação Básica com uso das TICpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologias da informação e comunicação(TIC)pt_BR
dc.subjectWhatsapppt_BR
dc.subjectTecnologias na educaçãopt_BR
dc.subjectInformation and communication technologies.pt_BR
dc.subjectTechnologies in educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.titleO processo de ensino e aprendizagem com o uso das TIC: whatsapp em focopt_BR
dc.title.alternativeThe teaching and learning process using ICT: whatsapp in focuspt_BR
dc.typeEspecializaçãopt_BR
dc.description.resumoO contexto educacional vem sendo instigado a repensar suas estratégias didáticas, a fim de integrar as tecnologias digitais, o que traz diferentes possibilidades e desafios para os professores. Neste sentido, o presente artigo tem como objetivo examinar as possíveis contribuições do aplicativo WhatsApp como ferramenta educacional, uma vez que vem sendo muito utilizado por crianças e jovens, em outros contextos, para além da sala de aula. De forma específica, propõe-se a investigar as produções acadêmicas que apresentam a temática do referido aplicativo na prática pedagógica e apresentar quais contribuições os estudos do tema observam para o meio educacional. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa e envolveu revisão bibliográfica. Procurou-se, por meio da investigação de artigos científicos atuais (período de 2018-2019), estudos que pudessem apresentar como o aplicativo em questão vem sendo incorporado na educação. As análises mostraram que a educação tem evoluído, mesmo que, na maioria das vezes, tardiamente, se comparada à evolução das tecnologias. Além disso, os resultados demonstraram que o aplicativo vem contribuindo no processo de aprendizagem, devido à rapidez que as informações chegam até os alunos, permitindo a interação entre os estudantes, pois eles, em qualquer lugar, têm fácil acesso a essa tecnologia, sendo significativa e proveitosa essa interação.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA COM USO DAS TIC - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O processo de ensino e aprendizagem com o uso das TIC - whatsapp em foco.pdf1.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.