Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8322
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Barbalho, José Ivamilson Silva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5624008859123566 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Voss, Lilian Kelly de Almeida Figueiredo | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9971525425067763 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Bastos, Ana Paula Solino | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3715942503605367 | pt_BR |
dc.creator | Correia, Maria do Rosário Carvalho | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-13T17:05:05Z | - |
dc.date.available | 2022-01-13 | - |
dc.date.available | 2022-01-13T17:05:05Z | - |
dc.date.issued | 2021-09-21 | - |
dc.identifier.citation | CORREIA, Maria do Rosário Carvalho. Realidade da educação do campo na zona rural de Pariconha - AL: educação do campo ou educação rural?. 2022. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8322 | - |
dc.description.abstract | The education needs to meet the multiplicity of human achievements, valuing each one individuality, in this case, important training systems emerge that seek to value specific cultural identities, and it is in this context that rural education emerges as an important space for school training, but that considers the cultural richness of the local community. Rural education has improved access to schools for rural people, but many schools are only rural, they are located in the Rural Zone of the cities, but the education system is the same as in the Urban Zone. This is the conflict that provokes this work, a study about the reality of the rural school, specifically in the Alto Sertão de Alagoas, in a school in the city of Pariconha. This work seeks to develop the need for an awareness of the local community about the importance of a rural school in the development of social life in its various dimensions: in culture, in improving work, and, consequently, in the economy. This challenge first involves awakening the need for community identification, until reaching the implementation of teaching that is specific to the reality of rural people.As a transversal objective of the research, we seek to analyze the guidelines and perspectives of rural education, the methodology adopted is of a qualitative nature. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Educação no campo | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Zona rural | pt_BR |
dc.subject | Povo campesino | pt_BR |
dc.subject | Pariconha - Alagoas | pt_BR |
dc.subject | Rural education | pt_BR |
dc.subject | Cultural Identity | pt_BR |
dc.subject | Peasant people | pt_BR |
dc.subject | Teaching | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.title | Realidade da educação do campo na zona rural de Pariconha - AL: educação do campo ou educação rural? | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | A educação precisa estar atenda à multiplicidades de realizações humanas, valorizando cada individualidade, neste caso, surgem importantes sistemas de formação que buscam valorização de identidades culturais específicas, é, nesse contexto, que surge a educação do campo como importante espaço de formação escolar, mas que considere a riqueza cultural da comunidade local. A educação no campo melhorou o acesso aos estudos para os povos campesinos, porém muitas escolas são apenas rurais, situadas na Zona Rural, mas o sistema de ensino é igual ao ensino na Zona Urbana. É esse o embate que provoca nosso trabalho: trazer uma pesquisa sobre a realidade da escola do campo, de forma específica no Alto Sertão de Alagoas, em uma escola do Município de Pariconha. Este trabalho busca desenvolver a necessidade de uma consciência da comunidade local sobre a importância de uma educação do campo no desenvolvimento da vida social em suas várias dimensões, na cultura, no aprimoramento do trabalho, consequentemente na economia. O desafio passa, primeiramente, pelo despertar da necessidade de identificação comunitária, até chegar a implementação de um ensino que seja próprio da realidade do povo do campo. Como objetivo transversal da pesquisa buscamos analisar as diretrizes e perspectivas da educação do campo, metodologia adotada é de caráter qualitativa. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Realidade da educação do campo na zona rural de Pariconha - AL educação do campo ou educação rural.pdf | 537.36 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.