06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8322
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Barbalho, José Ivamilson Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5624008859123566pt_BR
dc.contributor.referee1Voss, Lilian Kelly de Almeida Figueiredo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9971525425067763pt_BR
dc.contributor.referee2Bastos, Ana Paula Solino-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3715942503605367pt_BR
dc.creatorCorreia, Maria do Rosário Carvalho-
dc.date.accessioned2022-01-13T17:05:05Z-
dc.date.available2022-01-13-
dc.date.available2022-01-13T17:05:05Z-
dc.date.issued2021-09-21-
dc.identifier.citationCORREIA, Maria do Rosário Carvalho. Realidade da educação do campo na zona rural de Pariconha - AL: educação do campo ou educação rural?. 2022. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8322-
dc.description.abstractThe education needs to meet the multiplicity of human achievements, valuing each one individuality, in this case, important training systems emerge that seek to value specific cultural identities, and it is in this context that rural education emerges as an important space for school training, but that considers the cultural richness of the local community. Rural education has improved access to schools for rural people, but many schools are only rural, they are located in the Rural Zone of the cities, but the education system is the same as in the Urban Zone. This is the conflict that provokes this work, a study about the reality of the rural school, specifically in the Alto Sertão de Alagoas, in a school in the city of Pariconha. This work seeks to develop the need for an awareness of the local community about the importance of a rural school in the development of social life in its various dimensions: in culture, in improving work, and, consequently, in the economy. This challenge first involves awakening the need for community identification, until reaching the implementation of teaching that is specific to the reality of rural people.As a transversal objective of the research, we seek to analyze the guidelines and perspectives of rural education, the methodology adopted is of a qualitative nature.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação no campopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectZona ruralpt_BR
dc.subjectPovo campesinopt_BR
dc.subjectPariconha - Alagoaspt_BR
dc.subjectRural educationpt_BR
dc.subjectCultural Identitypt_BR
dc.subjectPeasant peoplept_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleRealidade da educação do campo na zona rural de Pariconha - AL: educação do campo ou educação rural?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA educação precisa estar atenda à multiplicidades de realizações humanas, valorizando cada individualidade, neste caso, surgem importantes sistemas de formação que buscam valorização de identidades culturais específicas, é, nesse contexto, que surge a educação do campo como importante espaço de formação escolar, mas que considere a riqueza cultural da comunidade local. A educação no campo melhorou o acesso aos estudos para os povos campesinos, porém muitas escolas são apenas rurais, situadas na Zona Rural, mas o sistema de ensino é igual ao ensino na Zona Urbana. É esse o embate que provoca nosso trabalho: trazer uma pesquisa sobre a realidade da escola do campo, de forma específica no Alto Sertão de Alagoas, em uma escola do Município de Pariconha. Este trabalho busca desenvolver a necessidade de uma consciência da comunidade local sobre a importância de uma educação do campo no desenvolvimento da vida social em suas várias dimensões, na cultura, no aprimoramento do trabalho, consequentemente na economia. O desafio passa, primeiramente, pelo despertar da necessidade de identificação comunitária, até chegar a implementação de um ensino que seja próprio da realidade do povo do campo. Como objetivo transversal da pesquisa buscamos analisar as diretrizes e perspectivas da educação do campo, metodologia adotada é de caráter qualitativa.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Realidade da educação do campo na zona rural de Pariconha - AL educação do campo ou educação rural.pdf537.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.