06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8290
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Márcio Ferreira da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8066260188610480pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Fábia Pereira da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4258846779795319pt_BR
dc.contributor.referee2Pavezi, Marilza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0029682565822157pt_BR
dc.creatorGuerra, Maria Vanderleia Lima-
dc.date.accessioned2022-01-05T18:22:29Z-
dc.date.available2022-01-05-
dc.date.available2022-01-05T18:22:29Z-
dc.date.issued2021-02-19-
dc.identifier.citationGUERRA, Maria Vanderleia Lima. A literatura infanto-juvenil e as aulas de língua portuguesa: formando leitores. 2022. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8290-
dc.description.abstractThis research aims to analyze the presence of children's literature in Portuguese language classes. It is bibliographic in nature. We propose a discussion on the various fans that involve this theme, such as the formation of readers, for example, in which it is seen in the didactic-pedagogical construction from the consolidation of Reading practices in the school space, whose didactic resource must be developed in and for reading the literary text. This paper discusses the origin and characteristics of children's and youth literature, addressing aspects of official legislation on the subject and the way this reading is presented in elementary school, as well as building the idea that literary reading in classrooms Portuguese language classes form the student's command of reading and writing. The results are established in the ratification of the reading of literary texts and the approximation of children's and youth literature for the school, for the student, and for the entire school community. To support this research, the studies of Aguiar & Bordini (1993), Coelho (2000, 2015a, 2015b), Ferreira (2017), Lajolo (2017) and Zilberman (1988) were sought.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Português)pt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectLiteratura infanto-juvenilpt_BR
dc.subjectLeitura e escritapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectFormação de leitorpt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectChildren and Youth Literaturept_BR
dc.subjectTeaching Practicespt_BR
dc.subjectPortuguese languagept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRApt_BR
dc.titleA literatura infanto-juvenil e as aulas de língua portuguesa: formando leitorespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa, de cunho bibliográfico, tem o objetivo de analisar a presença da literatura infanto-juvenil nas aulas de língua portuguesa. Propondo-se uma discussão sobre os vários leques que envolve esse tema, como a formação de leitores, por exemplo, em que é vista na construção didático-pedagógica a partir da consolidação das práticas de leitura no espaço escolar, cujo recurso didático deve ser desenvolvido na e para a leitura do texto literário. Este trabalho faz uma discussão sobre a origem e as características da literatura infanto-juvenil, abordando aspectos da legislação oficial sobre o tema e a forma como essa leitura se apresenta no Ensino Fundamental, bem como se constrói a ideia de que a leitura literária nas salas de aula de língua portuguesa forma no aluno o domínio da leitura e da escrita. Os resultados estão estabelecidos na ratificação da leitura dos textos literários e aproximação da literatura infanto-juvenil para a escola, para o aluno, e para toda a comunidade escolar. Para fundamentar esta pesquisa, buscou-se os estudos de Aguiar & Bordini (1993), Coelho (2000, 2015a, 2015b), Ferreira (2017), Lajolo (2017) e Zilberman (1988).pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A literatura infanto-juvenil e as aulas de língua portuguesa; formando leitores.pdf351.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.