Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8290
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Silva, Márcio Ferreira da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8066260188610480 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Fábia Pereira da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4258846779795319 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Pavezi, Marilza | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0029682565822157 | pt_BR |
dc.creator | Guerra, Maria Vanderleia Lima | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-05T18:22:29Z | - |
dc.date.available | 2022-01-05 | - |
dc.date.available | 2022-01-05T18:22:29Z | - |
dc.date.issued | 2021-02-19 | - |
dc.identifier.citation | GUERRA, Maria Vanderleia Lima. A literatura infanto-juvenil e as aulas de língua portuguesa: formando leitores. 2022. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8290 | - |
dc.description.abstract | This research aims to analyze the presence of children's literature in Portuguese language classes. It is bibliographic in nature. We propose a discussion on the various fans that involve this theme, such as the formation of readers, for example, in which it is seen in the didactic-pedagogical construction from the consolidation of Reading practices in the school space, whose didactic resource must be developed in and for reading the literary text. This paper discusses the origin and characteristics of children's and youth literature, addressing aspects of official legislation on the subject and the way this reading is presented in elementary school, as well as building the idea that literary reading in classrooms Portuguese language classes form the student's command of reading and writing. The results are established in the ratification of the reading of literary texts and the approximation of children's and youth literature for the school, for the student, and for the entire school community. To support this research, the studies of Aguiar & Bordini (1993), Coelho (2000, 2015a, 2015b), Ferreira (2017), Lajolo (2017) and Zilberman (1988) were sought. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Letras(Português) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Literatura infanto-juvenil | pt_BR |
dc.subject | Leitura e escrita | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Formação de leitor | pt_BR |
dc.subject | Teaching | pt_BR |
dc.subject | Children and Youth Literature | pt_BR |
dc.subject | Teaching Practices | pt_BR |
dc.subject | Portuguese language | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA | pt_BR |
dc.title | A literatura infanto-juvenil e as aulas de língua portuguesa: formando leitores | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa, de cunho bibliográfico, tem o objetivo de analisar a presença da literatura infanto-juvenil nas aulas de língua portuguesa. Propondo-se uma discussão sobre os vários leques que envolve esse tema, como a formação de leitores, por exemplo, em que é vista na construção didático-pedagógica a partir da consolidação das práticas de leitura no espaço escolar, cujo recurso didático deve ser desenvolvido na e para a leitura do texto literário. Este trabalho faz uma discussão sobre a origem e as características da literatura infanto-juvenil, abordando aspectos da legislação oficial sobre o tema e a forma como essa leitura se apresenta no Ensino Fundamental, bem como se constrói a ideia de que a leitura literária nas salas de aula de língua portuguesa forma no aluno o domínio da leitura e da escrita. Os resultados estão estabelecidos na ratificação da leitura dos textos literários e aproximação da literatura infanto-juvenil para a escola, para o aluno, e para toda a comunidade escolar. Para fundamentar esta pesquisa, buscou-se os estudos de Aguiar & Bordini (1993), Coelho (2000, 2015a, 2015b), Ferreira (2017), Lajolo (2017) e Zilberman (1988). | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A literatura infanto-juvenil e as aulas de língua portuguesa; formando leitores.pdf | 351.73 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.