06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - GEOGRAFIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8289
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lima, Lucas Gama-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3038677444493039pt_BR
dc.contributor.referee1Libardi, Suzana Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5814597460334566pt_BR
dc.contributor.referee2Peixoto, José Adelson Lopes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0073629440988196pt_BR
dc.creatorLima, Érica Franciele da Silva-
dc.date.accessioned2022-01-05T18:06:34Z-
dc.date.available2022-01-05-
dc.date.available2022-01-05T18:06:34Z-
dc.date.issued2021-12-22-
dc.identifier.citationLIMA, Érica Franciele da Silva. Educação escolar indígena: os desafios enfrentados pelo povo Jeripankó por uma educação diferenciada e de qualidade. 2022. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8289-
dc.description.abstractIndigenous school education in the country faces several problems, considering that a school system that meets all the educational needs of the various indigenous peoples existing in the country has not yet been structured. Indigenous school education is extremely important for the social, political and economic formation of indigenous peoples, and that is why it is one of the main characteristics of the indigenous movement. This research is relevant to reflect on the process of indigenous school education, from the context of indigenous education of the Jeripankó ethnic group, which inhabits the rural área of the municipality of Pariconha, in the Mesoregion of Sertão de Alagoas, a town approximately 370 km from Maceió , capital of Alagoas. To carry out an investigation, the work was based on a bibliographical review, where several authors were used, namely: Prado Júnior (1976), Almeida (2010), Moraes (2011) among others. In addition, it has some contributions attributed to functions assigned in loco, in which an indigenous teacher and the director of the José Carapina School were interviewed. There were also consultations carried out in the History and Geography textbooks used at the José Carapina Indigenous State School. It is noteworthy that the information related to the discoveries and consultations to textbooks served to assist the literature review.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Geografiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeografia humanapt_BR
dc.subjectEducação indígenapt_BR
dc.subjectPovo Jeripankópt_BR
dc.subjectPovo indígenapt_BR
dc.subjectPariconha - Alagoaspt_BR
dc.subjectIndigenous educationpt_BR
dc.subjectIndigenous movementpt_BR
dc.subjectJeripanko peoplept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA::GEOGRAFIA DA POPULACAOpt_BR
dc.titleEducação escolar indígena: os desafios enfrentados pelo povo Jeripankó por uma educação diferenciada e de qualidadept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA educação escolar indígena no país enfrenta várias problemáticas, considerando que ainda não foi estruturado um sistema escolar que atenda todas as necessidades educacionais dos diversos povos indígenas existentes no país. A educação escolar indígena é de extrema importância para a formação social, política e econômica dos povos originários, e por isso é uma das principais reivindicações do movimento indígena. A presente pesquisa tem por finalidade refletir sobre o processo de educação escolar indígena, a partir do contexto da educação indígena da etnia Jeripankó, o povo habita a zona rural do município de Pariconha, na Mesorregião do Sertão de Alagoas, aproximadamente a 370 km de Maceió, capital alagoana. Para realizar a investigação, o trabalho baseou-se em uma revisão bibliográfica, onde foi feito uso de variados autores, a saber: Prado Júnior (1976), Almeida (2010), Moraes (2011) entre outros. Além disso, conta com alguns aportes decorrentes de entrevistas realizadas in loco, no qual foram entrevistados um professor indígena e o diretor da Escola José Carapina. Também ocorreram consultas realizadas nos livros didáticos de História e Geografia utilizados na Escola Estadual Indígena José Carapina. Ressalta-se que as informações obtidas nas entrevistas e nas consultas aos livros didáticos serviram para auxiliar a revisão bibliográfica.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - GEOGRAFIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.