00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8268
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Barros, Amauri da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2316330818429673pt_BR
dc.contributor.referee1Melo, Vanio Fragoso de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9682146246826453pt_BR
dc.contributor.referee2Nascimento, Arlyson Alves do-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9395417554768580pt_BR
dc.creatorSilva, Vitor Rafael Morais e-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2481245723692292pt_BR
dc.date.accessioned2021-12-28T04:47:01Z-
dc.date.available2021-12-23-
dc.date.available2021-12-28T04:47:01Z-
dc.date.issued2020-12-09-
dc.identifier.citationSILVA, Vitor Rafael Morais e. Circuitzles : lógica proposicional na educação básica. 2021. 50 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8268-
dc.description.abstractThis work proposes the creation of a playful model of teaching propositional logic in basic education, more specifically in elementary education. The game was created thinking about how to bring these teachings in a very simple and natural way. With that, the use of difficulty levels was considered. Circuitzles is a set of puzzles made from logic circuits, which is a direct application of propositional logic. It has 4 different modes of difficulty control, they are: color, quantity, complexity and knowledge. Through studies, it can be said that both logic and playfulness are tools that improve children’s academic, social and, in the future, professional capacity. With Circuitzles, the company will develop its concentration, capacity for association, compartmentalization of tasks and planning, in addition to the basis for argumentation, set theory and electronics. The continued use of the game, progressively raising the levels according to the development of each one, will bring these benefits so naturally that the child will not even realize that it has been taught.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectÁlgebra booleanapt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectRaciocínio computacionalpt_BR
dc.subjectCircuitos lógicopt_BR
dc.subjectBoolean logicpt_BR
dc.subjectPlayfulnesspt_BR
dc.subjectComputational reasoningpt_BR
dc.subjectLogic circuitspt_BR
dc.subjectLogic gatespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleCircuitzles: lógica proposicional na educação básicapt_BR
dc.title.alternativeCircuitzles: propositional logic in basic educationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é propor a criação de um modelo lúdico capaz de ensinar lógica proposicional às crianças do ensino fundamental I e II de uma forma bem simples e natural. Para isso foi desenvolvido um jogo baseado em circuitos lógicos, que é uma aplicação direta da lógica proposicional, que utiliza 4 modos distintos de controle de dificuldade. Através dos estudos realizados, pode-se afirmar que tanto a lógica quanto a ludicidade são ferramentas que melhoram a capacidade acadêmica, social e, futuramente, profissional das crianças. Isso porque a criança irá desenvolver sua concentração, raciocínio, compartimentalização de tarefas e planejamento, além da base para argumentação, teoria dos conjuntos e eletrônica. O trabalho evidenciou que o jogo proposto é capaz de trazer os benefícios almejados. Devido a proposta de ampla faixa de aplicação do jogo (por volta de 9 a 10 anos de duração) e a situação pandêmica vigente, não foi possível fazer todos os testes necessários.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Circuitzles - lógica proposicional na educação básica.pdf1.77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.