Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8268
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Barros, Amauri da Silva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2316330818429673 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Melo, Vanio Fragoso de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9682146246826453 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Nascimento, Arlyson Alves do | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9395417554768580 | pt_BR |
dc.creator | Silva, Vitor Rafael Morais e | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2481245723692292 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-12-28T04:47:01Z | - |
dc.date.available | 2021-12-23 | - |
dc.date.available | 2021-12-28T04:47:01Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-09 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Vitor Rafael Morais e. Circuitzles : lógica proposicional na educação básica. 2021. 50 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8268 | - |
dc.description.abstract | This work proposes the creation of a playful model of teaching propositional logic in basic education, more specifically in elementary education. The game was created thinking about how to bring these teachings in a very simple and natural way. With that, the use of difficulty levels was considered. Circuitzles is a set of puzzles made from logic circuits, which is a direct application of propositional logic. It has 4 different modes of difficulty control, they are: color, quantity, complexity and knowledge. Through studies, it can be said that both logic and playfulness are tools that improve children’s academic, social and, in the future, professional capacity. With Circuitzles, the company will develop its concentration, capacity for association, compartmentalization of tasks and planning, in addition to the basis for argumentation, set theory and electronics. The continued use of the game, progressively raising the levels according to the development of each one, will bring these benefits so naturally that the child will not even realize that it has been taught. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Álgebra booleana | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject | Raciocínio computacional | pt_BR |
dc.subject | Circuitos lógico | pt_BR |
dc.subject | Boolean logic | pt_BR |
dc.subject | Playfulness | pt_BR |
dc.subject | Computational reasoning | pt_BR |
dc.subject | Logic circuits | pt_BR |
dc.subject | Logic gates | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.title | Circuitzles: lógica proposicional na educação básica | pt_BR |
dc.title.alternative | Circuitzles: propositional logic in basic education | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo deste trabalho é propor a criação de um modelo lúdico capaz de ensinar lógica proposicional às crianças do ensino fundamental I e II de uma forma bem simples e natural. Para isso foi desenvolvido um jogo baseado em circuitos lógicos, que é uma aplicação direta da lógica proposicional, que utiliza 4 modos distintos de controle de dificuldade. Através dos estudos realizados, pode-se afirmar que tanto a lógica quanto a ludicidade são ferramentas que melhoram a capacidade acadêmica, social e, futuramente, profissional das crianças. Isso porque a criança irá desenvolver sua concentração, raciocínio, compartimentalização de tarefas e planejamento, além da base para argumentação, teoria dos conjuntos e eletrônica. O trabalho evidenciou que o jogo proposto é capaz de trazer os benefícios almejados. Devido a proposta de ampla faixa de aplicação do jogo (por volta de 9 a 10 anos de duração) e a situação pandêmica vigente, não foi possível fazer todos os testes necessários. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Circuitzles - lógica proposicional na educação básica.pdf | 1.77 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.