00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICBS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICBS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8260
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Sensibilização de estudantes de uma escola pública quanto as doenças veiculadas pela água
Autor(es): Silva, Beatriz Bibiane da
Primeiro Orientador: Calheiros, Cláudia Maria Lins
metadata.dc.contributor.referee1: Andrade, Müller Ribeiro
metadata.dc.contributor.referee2: Porto, Wagnner José Nascimento
Resumo: Sendo a água o recurso natural primordial para a existência da sobrevivência de todos os seres no planeta Terra e por sua vez, sua qualidade esta relacionada diretamente com aspectos de saúde pública. O presente trabalho objetivou promover a sensibilização de estudantes de uma escola pública quanto às doenças de veiculação hídrica, através de instrumentos como questionários, palestras, recursos audiovisuais e ações práticas como a confecção de cartazes, com a finalidade de contribuir para a conscientização do uso adequado desse recurso e tentar minimizar a ocorrência de doenças relacionadas à água na comunidade em geral. O trabalho foi realizado na Escola Estadual no município de Maceió, no estado de Alagoas, com a participação de 109 alunos nos questionários pré-intervenção e o total de 113 estudantes, nos questionários realizados pós-intervenção. Após a analise de todos os resultados obtidos, observou-se um acréscimo significativo nos conhecimentos dos estudantes na temática proposta, visto nas alternativas referentes aos nomes de doenças o número subiu consideravelmente, a exemplo de giardíase que o número subiu de 14 para 80, em amebíase de apenas 3 para 89, cólera de 22, para 87 etc. E desta forma, Portanto, esse Projeto possibilitou a conscientização dos participantes.
Palavras-chave: Água
Sensibilização
Saúde pública
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Ciências Biológicas
Citação: SILVA, Beatriz Bibiane da. Sensibilização de estudantes de uma escola pública quanto as doenças veiculadas pela água. 2020. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8260
Data do documento: 21-fev-2020
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sensibilização de estudantes de uma escola pública quanto as doenças veiculadas pela água.pdf1.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.