00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8225
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pimentel, Fernando Silvio Cavalcante-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3181078095367990pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Walter Matias-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0941145152986197pt_BR
dc.contributor.referee2Marinho, Paulo Manuel Teixeira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7798626271064557pt_BR
dc.creatorLins, Ithayse Ramos Rocha-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2811554619523624pt_BR
dc.date.accessioned2021-12-16T20:32:27Z-
dc.date.available2021-12-16-
dc.date.available2021-12-16T20:32:27Z-
dc.date.issued2020-08-07-
dc.identifier.citationLINS, Ithayse Ramos Rocha. Práticas de avaliação para a aprendizagem na perspectiva da gamificação no ensino superior. 2021. 98 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8225-
dc.description.abstractThis research presents the empirical perspective of an investigation about gamification as a phenomenon that uses the elements of digital games, mechanics, dynamics and components in the educational context. This requires the recurrent need to adapt pedagogical practices in order to adapt the teaching-learning processes to the characteristics of the students and promote educational success. The research fits into higher education and has the guiding question: „how is the assessment of learning promoted from the perspective of gamification in higher education?‟. It aims to understand the assessment practices for learning in the development of gamification as a pedagogical strategy in the teaching and learning process in higher education and its implications for the initial training of teachers from activities developed during the gamified discipline Education and New Information Technologies and Communication with students in the first semester of the Pedagogy course, in person, at the Federal University of Alagoas. The investigation was carried out under the guidance and supervision of the professor of this discipline with a duration of 80 hours, during the academic semester of 2018.2. In the search for theoretical foundation on the assessment of learning, gamification and initial training of teachers with Digital Technologies of Information and Communication, we used the studies of Pimentel (2018), Bussarello (2018), Werbach and Hunter (2012), Kapp (2012), Zichermann and Cunningham (2011), Luckesi (2005; 2008) and other authors. The investigation was based on a qualitative approach, with an exploratory character, collecting data from direct observation of students participating in the research during the face-to-face and online moments of the discipline's classes and also from their productions in their respective blogs, converting them into a journal search. The relevance of this study was perceived by the adaptation of contents to new teaching methodologies to assessment processes consistent with the current technological reality, and also, this pedagogical practice incorporated into the educational process, considering its applicability, provided more intuitive, pleasant and effective teaching and learning.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONALpt_BR
dc.titlePráticas de avaliação para a aprendizagem na perspectiva da gamificação no ensino superiorpt_BR
dc.title.alternativeEvaluation practices for learning from the perspective of gamification in higher educationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa apresenta a perspectiva empírica de uma investigação sobre a gamificação como um fenômeno que se utiliza dos elementos dos jogos digitais, mecânicas, dinâmicas e componentes no contexto educativo. Esse exige a necessidade recorrente de adaptação das práticas pedagógicas de modo a adequar os processos de ensino-aprendizagem às características dos alunos e promover o sucesso educativo. A pesquisa se enquadra no ensino superior e tem como pergunta norteadora: „como é promovida a avaliação da aprendizagem na perspectiva da gamificação no ensino superior?‟. Tem como objetivo compreender as práticas de avaliação para aprendizagem no desenvolvimento da gamificação enquanto estratégia pedagógica no processo de ensino e aprendizagem no ensino superior e suas implicações para a formação inicial de professores a partir de atividades desenvolvidas durante a disciplina gamificada Educação e Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação com estudantes do primeiro semestre do curso de Pedagogia na modalidade presencial da Universidade Federal de Alagoas. A investigação foi realizada sob a orientação e supervisão do professor desta disciplina com a duração de 80 horas, durante o semestre letivo de 2018.2. Na busca de fundamentação teórica sobre avaliação da aprendizagem, gamificação e formação inicial de professores com Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação recorremos aos estudos de Pimentel (2018), Bussarello (2018), Werbach e Hunter (2012), Kapp (2012), Zichermann e Cunningham (2011), Luckesi (2005; 2008) e outros autores. A investigação foi fundamentada em abordagem qualitativa, de caráter exploratório, coletando dados a partir de observação direta dos estudantes participantes da pesquisa durante os momentos presenciais e online das aulas da disciplina e também de suas produções nos seus respectivos blogs convertendo-os em um diário de pesquisa. Percebeu-se a relevância deste estudo pela adequação de conteúdos a novas metodologias de ensino a processos de avaliação condizentes com a realidade tecnológica atual, e como também, essa prática pedagógica incorporada ao processo educacional, considerando suas aplicabilidades, proporcionou formas mais intuitivas, prazerosas e eficazes de ensinar e aprender.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Práticas de avaliação para a aprendizagem na perspectiva da gamificação no ensino superior.pdf3.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.